plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
CONCURSOS

Confira as dicas que o DOL separou para você não correr o risco de perder a prova do Enem

A primeira etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já está na porta e alguns fatores como nervosismo e a ansiedade acabam atrapalhando. Há poucos dias da prova, é importante manter a responsabilidade e organização. Alguns pequenos detalhes podem fa

A primeira etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já está na porta e alguns fatores como nervosismo e a ansiedade acabam atrapalhando. Há poucos dias da prova, é importante manter a responsabilidade e organização. Alguns pequenos detalhes podem fazer com que os candidatos acabem perdendo a tranquilidade e confiança no dia do exame.

Algo recorrente nos dias de provas são os relatos de candidatos que acabam perdendo a hora, esquecem documentos ou até mesmo materiais obrigatórios para a realização da prova. E uma coisa é certa, os estudantes precisam estar atentos às exigências do enem, evitando momentos de estresse que possam prejudicá-los durante a prova.

Pensando nisso, o DOL Concursos preparou um "checklist" para ajudar você, estudante, neste momento acadêmico tão importante. A prioridade é você deixar tudo o que for levar no dia da avaliação pelo menos um dia antes, e assim, evitar surpresas e atrasos.

CONFIRA AS DICAS:

Atenção à chegada do horário de verão

Neste ano, o horário de verão terá início às 00h (horário de Brasília) do dia 04 de novembro, coincidindo com a data do primeiro dia do exame. É necessário que os candidatos que moram nos estados que haverá essa mudança se atentem ao ajuste de 1 hora de antecedência dos relógios para que cheguem ao local de prova antes que os portões se fechem.

Cartão de Confirmação

É essencial checar o local da prova no cartão de confirmação da inscrição do Enem. É possível imprimir ou conferir no site do exame. Levá-lo não é obrigatório, porém é recomendável que o candidato leve para eventuais consultas.

Documento de Identificação

O candidato deverá comparecer ao exame com um documento de identificação oficial com foto. Os documentos aceitos são carteira de identidade (RG), de motorista (CNH), o passaporte e até mesmo a carteira de trabalho. O Cadastro de Pessoa Física (CPF), carteira de estudante, crachás e documentos ilegíveis não serão aceitos.

Leia mais:

Proibido o uso de lápis e borracha

O ENEM só permite o uso de canetas esferográficas de cor preta e material transparente, então para que você possa realizar o exame com tranquilidade, leve duas. Se uma falhar, você não enfrentará problemas.

Celular e outros itens tecnológicos não permitidos

O uso de celular é estritamente proibido durante a prova, assim como o de relógio, inclusive o analógico. Se você não puder deixá-los em casa, no local de prova, os fiscais do Enem entregarão sacos porta-objetos que deverão permanecer lacrados até o final do exame.

Saia cedo de casa

Faça o percurso da sua casa até o local da prova, pelo menos uma vez antes do dia oficial para calcular quanto tempo leva para chegar. No dia do exame, saia mais cedo de casa, com certa folga no horário, para o caso de ocorrer algum imprevisto. Se você sequer chegou a visitar o local de prova e não tem muita noção de quanto tempo leva até o lugar, tente estimar o percurso em algum aplicativo que traça rotas.

Alimente-se bem antes de sair de casa e ao retornar

As provas são longas e é fundamental que o candidato esteja preparado não só mentalmente, como fisicamente para o exame. Mas não se preocupe, também é possível levar alimentos para serem consumidos durante a prova.

(Com informações da assessoria)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Concursos

Leia mais notícias de Concursos. Clique aqui!

Últimas Notícias