Edição do dia

Edição do dia

Leia a edição completa grátis

Previsão do Tempo
27°
cotação atual R$

Concursos

Concursos

Aumente suas chances de obter uma vaga de emprego temporário

quarta-feira, 24/10/2018, 07:28 - Atualizado em 24/10/2018, 07:51 - Autor:


Sempre que o final do ano se aproxima, crescem as vagas de empregos temporários. Seguindo a tendência observada ano a ano, os setores do comércio, varejo, turismo e logística devem ser os que mais vão ofertar oportunidades. Para aproveitá-las, porém, é preciso se preparar com antecedência.


Consultora da Gestor Consultoria, Kamilla Titan explica que os empregos temporários são boas oportunidades para se acessar o mercado de trabalho. Mas, para isso, o candidato deve se informar sobre as competências que as empresas exigem e buscar se qualificar. “O ideal para quem está buscando é realmente se preparar. A pessoa precisa estar em movimento e esse é o diferencial para quem está interessado em uma vaga, principalmente as de trabalho temporário”.



Pensando nisso, vale participar de palestras, cursos gratuitos presenciais ou pela internet e até mesmo estágios voluntários. Kamilla lembra que, dependendo do preparo e do desempenho do candidato, há sempre a possibilidade do emprego temporário se tornar efetivo. “Se a pessoa se mostrar solícita, proativa, se ela fizer a diferença nesse período em que está no trabalho temporário, a probabilidade de ficar na vaga é muito grande, principalmente se a empresa tem disponibilidade de vagas”, considera.


“Ainda assim, às vezes a empresa nem tem essa disponibilidade de vagas, mas o funcionário temporário tem um desempenho tão bom que a empresa acaba criando a oportunidade”. Para quem vê nos trabalhos temporários uma opção para acessar o mercado de trabalho neste final de ano, a consultora aponta algumas dicas gerais.


ORIENTAÇÕES (Fonte: Kamilla Titan, consultora)


1 – PREPARE UM BOM CURRÍCULO


A 1ª medida para quem está interessado em uma das vagas, é preparar o currículo. O documento deve incluir informações pessoais – como o nome, endereço, telefone próprio e e-mail -, informações referentes à formação, as experiências profissionais - mesmo sendo trabalhos voluntários ou estágios obrigatórios. A consultora Kamilla Titan explica que, dessa forma, quem recruta conseguirá conhecer e entender as áreas e experiências que o candidato já teve. Para os que não possuem experiência, ela aconselha informar os cursos realizados e as participações em palestras.


2 – CONHEÇA A EMPRESA QUE VOCÊ DESEJA TRABALHAR


É interessante saber qual é a empresa que você vai se candidatar. É aconselhável estudar sobre a contratante porque, dessa forma, o candidato tem a possibilidade de ir mais preparado e mais seguro para uma entrevista de emprego. Kamilla Titan aponta que, assim, quando o candidato for perguntado se conhece a empresa ou o motivo dele querer trabalhar na empresa, já vai saber responder.


3 – PREPARE-SE PARA A ENTREVISTA


Feita a pesquisa prévia sobre os valores, atuação e o perfil da empresa para a qual você está concorrendo a uma vaga, é possível se preparar adequadamente para a entrevista. A consultora recomenda que o candidato vá vestido de acordo com a cultura e o perfil da empresa. “Se vestir adequadamente, saber se portar, manter uma boa comunicação e dicção são peças-chaves fundamentais para se ter uma boa apresentação no processo seletivo”, aponta Kamilla.


4 – BUSQUE PELA VAGA EM DIFERENTES MEIOS


Existem vários meios pelos quais se pode buscar uma vaga de emprego temporário. Muitas empresas fazem esse tipo de recrutamento pelo Facebook ou sites de empregos como o vagas.com e o empregos.com (ambos gratuitos). Nos sites próprios de algumas empresas também existe a opção ‘trabalhe conosco’, onde o candidato pode enviar o currículo. A entrega do currículo ainda pode ocorrer presencialmente (forma bastante adotada por shoppings, por exemplo).


5 – PROCURE PELAS VAGAS COM ANTECEDÊNCIA


Não espere dezembro para começar a buscar pelas vagas. A consultora Kamilla Titan destaca que o Círio já alavancou boas oportunidades de recolocação no mercado. No Pará, muitas empresas contratam em decorrência do Círio e o colaborador acaba já ficando até o final do ano. Esse é apenas um exemplo do quanto é importante se preparar com antecedência.


6 – QUALIFIQUE-SE


Busque qualificação. Quanto mais preparado o candidato estiver, maiores são as oportunidades de emprego. Tente participar de palestras e fazer cursos online, por exemplo.


(Cintia Magno/Diário do Pará)

Conteúdo Relacionado


0 Comentário(s)

MAISACESSADAS