plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
CONCURSOS

Seu alvo é passar em concurso público? O DOL Concursos vai te ajudar a alcançá-lo!

De acordo com a definição do dicionário Aurélio, alvo é um ponto a que se dirige o tiro; mira, ponto de convergência, fito, intento. O alvo é o que realmente queremos alcançar. É o nosso foco. É a nossa meta. Observe alguns sinônimos: objetivo, finalidade

De acordo com a definição do dicionário Aurélio, alvo é um ponto a que se dirige o tiro; mira, ponto de convergência, fito, intento. O alvo é o que realmente queremos alcançar. É o nosso foco. É a nossa meta. Observe alguns sinônimos: objetivo, finalidade, propósito, interesse, motivo, desígnio, intuito, fim, escopo. Todos nós, em maior ou menor escala, possuímos sonhos, objetivos e metas. Alguns sonhos se referem a algo material; outros, não. Há aqueles quesonham “bem alto”; outros, nem tanto. Mas o fato é que todos, no geral, possuímos sonhos e metas a serem alcançadas.

E isso é muito importante. Augusto Cury ensina que “sem sonhos, a vida não tem brilho. Sem metas, os sonhos não têm alicerces. Sem prioridades, os sonhos nãose tornam reais.” Assim, precisamos sonhar. Precisamos estabelecer metas e, por fim, priorizar a sua realização. E, nesse projeto, saber exatamente aonde se pretende chegar é fundamental. Para atingirmos um alvo, necessitamos, previamente, estabelecer o próprio alvo, pois todo o nosso planejamento será organizado em consonância com o que se pretende atingir. Se você não sabe, exatamente, aonde quer chegar, como poderá montar um projeto que lhe leve ao seu alvo? Isso vale para todas as áreas de nossa vida, inclusive na preparação para concursos públicos. Defina o que você quer.

Ao longo dessa caminhada de concursos, já vimos muitos alunos que não possuíam um alvo determinado. Pessoas que, ao serem questionadas para qual concurso estavam estudando, sem objeção, diziam: “eu quero passar em qualquer concurso”. Embora seja justificável essa vontade de passar em um concurso, atitudescomo essa não contribuem para a realização da meta. Na verdade, podem prolongar e até impedir o seu cumprimento.

Ao colocar em prática essa vontade de passar em qualquer concurso, o que se vê é: hoje a pessoa está estudando para policial militar; começa a estudar para enfermeiro; depois para técnico de contabilidade; médico, para professor, para prático, para astronauta… Também já vimos aqueles que fazem inscrição para todos os concursos que são lançados. Isso não é bom. Não ajuda. É necessário ter um alvo.

A cada dia, as bancas examinadoras aumentam o número de matérias que são exigidas nos concursos. Se o candidato começar a estudar para concursos com características tão distintas, dificultará, e muito, o alcance da meta – a aprovação. É, humanamente, impossível absorver tanto conteúdo. Não queremos passar o resto da vida estudando, não é mesmo? Então, sugerimos que você analise “qual é o seu alvo?”

Acompanhe três passos simples que podem lhe ajudar bastante.

1º passo: Estabeleça uma área na qual tenha interesse de trabalhar.

Por exemplo: área policial, área judiciária, agências reguladoras, ministérios, área da saúde etc.

2º passo: Dentro dessa área, defina um cargo como referência.

Por exemplo: agente da polícia civil. Nessa etapa, é possível detalhar um pouco mais e escolher, também, o lugar exato em que se pretende atuar, como, por exemplo, Câmara, Senado, ABIN, Receita Federal, CGU, PF, PC-GO, PC-DF etc.

3º passo: Estabeleça o planejamento voltado para esse alvo específico.

Lembre-se: se você não sabe exatamente aonde quer chegar, como poderá elaborar um planejamento? Como poderá saber se está caminhando na direção correta?Já ouvimos alguns “retrucarem”: “ah, então eu somente poderei fazer aquele concurso específico? E se ele demorar muito a ser publicado? Não é isso! Lembre-se de que, em primeiro lugar, você estabeleceu uma área de interesse. Dessa forma, você pode desenvolver o projeto realizando concursos que tenham afinidade com a área de atuação escolhida.

Vamos considerar duas situações hipotéticas para elucidarmos um pouco mais o ponto em questão.

1º exemplo – O alvo do candidato X é a Câmara dos Deputados. A área de atuação que lhe atrai é a carreira legislativa. Para alcançar seu alvo, ele terá deorganizar seu planejamento levando em conta o que é exigido nesse tipo de concurso. É fundamental analisar editais e provas anteriores para o adequadodimensionamento do projeto. Vamos imaginar que, no percurso dos estudos voltados para a Câmara, seja publicado o edital do concurso do Senado Federal ouda Câmara Legislativa do DF. Nesse caso, considerando-se que o marco inicial para estabelecimento do alvo foi a área de atuação, será perfeitamente possível(e desejável) direcionar os estudos para esses concursos. Afirmamos isso porque as matérias, no geral, são afins. Não haverá fuga ao projeto original.

Imagine, entretanto, que seja publicado o edital para Auditor da Receita Federal. Nesse segundo caso, a área de atuação é afim? Ainda há afinidade nasmatérias? Não. Embora haja uma verdadeira “tentação”, especialmente, em razão do salário, não é conveniente se desviar do projeto inicial. Digo isso porque as matérias são muito diferentes. E são muitas matérias. O prazo para estudar é curtíssimo (em média, 60 dias). Eu sei que não é uma decisão fácil, mas o comprometimento com o alvo previamente estabelecido é fundamental para o seu alcance. A disciplina, aqui, será a ponte entre o alvo e sua realização.

2º exemplo – O candidato Y possui o sonho de se tornar um Agente da Polícia Federal. Atuar na área da polícia judiciária é o que lhe atrai. Considerando-se que esse concurso é publicado de tempos em tempos, e, levando-se em conta que, durante o ano, são publicados diversos concursos para as polícias civis, enquanto desenvolve seu projeto para a PF, esse candidato pode (e deve) realizar concursos para a polícia civil. Isso, além de ajudá-lo a “testar” seu conhecimento, poderá lhe render algumas aprovações para uma área que o atrai.

Nessa linha, vale destacar a frase “o sucesso nasce do querer, da determinação e persistência em se chegar a um objetivo. Mesmo não atingindo o alvo – numprimeiro momento –, quem busca e vence, obstáculos, no mínimo, fará coisas admiráveis” (José de Alencar).

Se você percebe que não definiu, ainda, o seu alvo, “puxe o freio de mão” e priorize isso. A definição do alvo é o ponto de partida para a realização do sonho.

Sucesso!

Comece hoje mesmo a sua preparação para qualquer concurso público no país. Através de uma plataforma online, você poderá assistir videoaulas, ouvir audioaulas, estudar através de materiais em PDF, ter acesso a simulados e banco de questões para treinar seus conhecimentos e garantir bons resultados em qualquer prova de certame em todo o Brassil. Não deixe essa oportunidade passar!

(Com informações do Guia de Sobrevivência do Concursando)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Concursos

Leia mais notícias de Concursos. Clique aqui!

Últimas Notícias