plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
CONCURSOS

Você costuma procrastinar os seus estudos para concurso? Veja como vencer isso!

Em nossas vidas, cada vez mais vemos como o tempo é precioso, e usá-lo de forma eficiente é fundamental para nosso sucesso. Atualmente, temos muitas tarefas para desenvolver, entretanto, na maioria dos casos, não conseguimos realizar todas em virtude, pri

Em nossas vidas, cada vez mais vemos como o tempo é precioso, e usá-lo de forma eficiente é fundamental para nosso sucesso. Atualmente, temos muitas tarefas para desenvolver, entretanto, na maioria dos casos, não conseguimos realizar todas em virtude, principalmente, da falta dele: do tempo. É importante destacar, nesse ponto, o cuidado que temos de ter com os “roedores do tempo”, pois estes o consomem expressivamente, sem, contudo, contribuir para arealização de nossos objetivos.

A falta de tempo é, sem dúvida, a justificativa apresentada por muitos para os projetos não realizados em suas vidas. Em algumas situações, isso é realmenteverdadeiro; contudo, há, na maioria das vezes, casos de negligência com o uso desse bem precioso, falta de organização, preguiça, e, de forma muito marcante,há casos de procrastinação.

Mas… você sabe o que é procrastinação?

De forma bem simples, procrastinar é você não fazer o que precisa ser feito. Segundo o Dicionário Aurélio, procrastinar é “transferir para outro dia; adiar,delongar, demorar, espaçar, protrair. Usar de delongas, de adiamentos”. Pela etimologia, a palavra procrastinação vem do latim procrastinatus: pro- (à frente) e crastinus (de amanhã). Em tradução livre, seria deixar o que precisa ser feito hoje para “à frente de amanhã”. São sinônimos de procrastinar: adiar, espaçar, postergar, demorar, atrasar, protrair, prolongar, retardar, protelar, prorrogar, pospor, diferir, delongar e tardar. No geral, a maioria da pessoas, em determinado momento da vida, já desenvolveu algum tipo de procrastinação; já adiou tarefas importantes. Quem nuncadeixou alguma coisa para resolver na última hora? Por exemplo: estudar somente na véspera da prova na faculdade; fazer o trabalho na noite que antecede a suaentrega; estudar para o concurso somente após a publicação do edital, entre tantas outras situações. Quando essa atitude começa a impedir a realização dos projetos de vida, é necessário “puxar o freio de mão” e verificar o que precisa ser feito para corrigir esse elemento tão prejudicial à realização de sonhos: a procrastinação.

Normalmente, nós queremos deixar para depois aquelas coisas que julgamos difíceis, ou de que não gostamos, ou que achamos chato, ou de que temos medo, ou, ainda, aquelas tarefas que, após realizadas, não sabemos exatamente quais resultados decorrerão. Há algumas máximas procrastinatórias que, consciente ou inconscientemente, podem prejudicar bastante o cumprimento de metas. Vejamos alguns exemplos: “Por que fazer hoje o que pode ser feito amanhã?”; “Por que fazer amanhã o que pode ficar para depois de amanhã?”; “Deixa para amanhã”; “Depois eu vou tirar a carteira de motorista”; “Na próxima segunda eu começarei a dieta”; "Na próxima semana eu começarei a estudar para o concurso público”; “Vou me matricular na academia no mês que vem”.

Há um número expressivo de pessoas que, embora não profiram essas palavras, vivem-nas com suas ações. Há pessoas que procrastinam porque possuem medo de tirar a carteira de motorista (ou mesmo de enfrentar o medo de dirigir); procrastinam em iniciar uma dieta necessária; em fazer exercícios físicos; e, também, procrastinam em iniciar os estudos para concursos ou mesmo conduzi-los, de uma forma mais adequada, aos resultados que se esperam.

Às vezes, vamos postergando uma ação, mas chegará um dia em que o adiamento não será mais possível. Quando esse dia chega, “bate” um arrependimento,uma culpa e vêm perguntas como: “poxa, por que não fiz isso antes?” Segundo o psicólogo Piers Steel – da Universidade de Calgary, no Canadá, autor de estudos sobre o assunto e do livro “A Equação de Deixar para Depois” (Editora Best Seller, 2012) –, o procrastinador quer cumprir a tarefa, mas, por algummotivo, não consegue. De acordo com Steel, a maioria dos adiadores vive culpada, tensa, estressada, ansiosa e com baixa autoestima por não conseguir seprogramar direito para fazer as coisas com antecedência. Após anos de estudo, o pesquisador canadense identificou três grandes elementos que determinam aprocrastinação; assim, “de longe, os principais motivos pelos quais adiamos as coisas são falta de confiança, achar a tarefa chata ou pouco prazerosa e a distração provocada pela impulsividade”, afirma o psicólogo.

Nos estudos para concursos públicos, essas três causas são devastadoras:

- Primeiro: A confiança em si é fundamental. Faça a sua parte. Estude com disciplina e perseverança. A aprovação decorre da continuidade. “Ah, mas eu já reprovei em vários concursos públicos”, “e a cobrança é grande”. Talvez esse sejao seu caso, enfrente isso! A maioria dos que foram aprovados em concursos públicos reprovou também. Se você fez recentemente um concurso público e nãoalcançou a vitória, utilize essa experiência como vantagem competitiva. O que você deixou de fazer que o prejudicou? O que você fez que o prejudicou? O queprecisa ser melhorado? Faça essa análise. Corrija o que for preciso e continue em busca de seu objetivo.

- Segundo: “É muito chato estudar”, “eu não gosto de estudar tal matéria”, nós já ouvimos isso muitas vezes. Quem pretende ser aprovado em concurso públiconão pode seguir essa ideologia. Observe: se o cargo que você pretende exige conhecimentos em Informática, estude essa matéria. O examinador não deixaráde exigir porque você não gosta. O concursando não possui o direito de escolher cada matéria que irá estudar. Quem foi aprovado teve de aprender a vencer asmatérias “chatas”. Qual a sua dificuldade? Em que matéria você sente mais dificuldade? Invista nesse ponto. Faça estudos dirigidos. Mas não procrastine!

- Terceiro: A distração foi indicada como uma grande causa de procrastinação. A distração está muito relacionada à falta ou perda de foco. Um dos grandesdesafios dos concursandos é permanecer focado durante todo o percurso. Se não tomarmos o cuidado, começamos a nos distrair com diversas outras coisase acabamos, com isso, procrastinando o que realmente deveria ser priorizado. Cuidado!!! Não fique trocando o que é importante pelo que é urgente. Às vezes,exatamente, por causa da procrastinação, estamos cheios de coisas urgentes para fazer.

Uma medida bem simples que pode ajudar muito a vencer a procrastinação é: simplifique suas ações. Divida o seu macro-objetivo em micro-objetivos. Vouexplicar melhor. Imagine que você pretenda ser aprovado em um concurso para carreiras legislativas. Esse é o seu macro-objetivo. Quando olhamos para o todo, parece algo irrealizável. A pessoa pensa: “nossa, serão meses de estudos!”. Sugerimos, então, que você divida o projeto macro em projetos menores. Você pode, por exemplo, estabelecer metas menores: metas diárias, semanais, mensais. Além disso: quero estudar o regimento até o dia tal, quero fechar Direito Constitucional em tantos dias, enfim, estabeleça metas realizáveis em prazos menores. A satisfação de cumpri-las dará a você “gás” suficiente para querer cumprir outras e outras.

Outra coisa importante: na medida do possível, envolva outras pessoas, especialmente, para lhe cobrar. Seja cuidadoso nessa escolha. Coloque para andarcom você aqueles que sonham junto com você. Esteja cercado por pessoas que te motivem, que te desafiem. Isso é muito importante. Por fim, destacamos que procrastinar ou não, no geral, é uma escolha. Decida não procrastinar. Hoje é o dia em que você pode fazer a diferença. O passado já foi. O futuro virá intimamente ligado ao presente. Não há mágica nisso. Suas decisões de hoje determinarão seu futuro.

Invista no seu futuro e comece hoje mesmo os seus estudos para concurso público. Em uma plataforma online, que você pode acessar em qualquer horário e em qualquer lugar, você encontra todos os conteúdos para ter a melhor preparação para qualquer concurso público no país. São videoaulas, audioaulas, materiais em PDF, simulados e banco de questões para testar seus conhecimentos, e muito mais. Aproveite essa oportunidade!

(Com informações do Guia de Sobrevivência do Concursando)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Concursos

Leia mais notícias de Concursos. Clique aqui!

Últimas Notícias