plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
CONCURSOS

Não sabe por onde começar os estudos para concurso público? O DOL Concursos vai te mostrar

No dia a dia, vemos milhares de candidatos que querem estudar para concursos públicos, que topam dedicar tempo e energia para essa empreitada, mas que não sabem por onde começar. Pois é, neste texto queremos falar com você aí, que está meio perdido, sem s

No dia a dia, vemos milhares de candidatos que querem estudar para concursos públicos, que topam dedicar tempo e energia para essa empreitada, mas que não sabem por onde começar. Pois é, neste texto queremos falar com você aí, que está meio perdido, sem saber qual rumo a seguir, que foi influenciado por amigos e conhecidos e já pensou em se inscrever (ou até já se matriculou) num curso preparatório, mas que não tem nenhum método definido para alcançar um bom resultado. É o seguinte: a primeira coisa de que você deve se lembrar é que não há fórmula mágica! Inevitavelmente, você precisará contar com aliados importantíssimos, que são a disciplina, a persistência e, até mesmo, a resiliência (como dizem os mineiros, “nóis enverga, mas não quebra”). Além disso, você precisará destinar certashoras por dia, durante alguns meses ou até anos.

Sem dúvidas, essa empreitada está mais para uma maratona do que para uma corrida de cem metros. Então, nada de se afobar ou de fazer planos mirabolantes!A primeira sugestão é que você comece tentando provas menos difíceis. Concursos para o Legislativo e para o Judiciário geralmente trazem remuneraçãoe outras vantagens bem mais atrativas quando comparados às seleções do Executivo. Sabemos que os seus olhos brilham quando se avizinha uma grande seleção, pois o “efeito manada” faz com que todos os concurseiros busquem aquele concurso, deixando passar outros certames até mais adequados para seu nível de preparação.

Sabemos que muitos concurseiros têm pressa para ser feliz e querem ir direto aos cargos mais altos, às oportunidades mais vistosas. Se você se encaixa nesse perfil, pedimos que tenha calma e lembramos outro conselho marcante: “Quem corre, cansa; quem anda, chega!" É que dedicar-se a um alvo para o qual você não está devidamente preparado pode significar um desalento, na medida em que terá repetidas frustrações. Elas podem fazê-lo desistir no meio do processoou mesmo perder muito tempo até ajustar o foco.

Seguindo em frente, lembre-se de que, nas matérias do juridiquês, ler a lei é essencial! Nessa hora pode bater sono e dar preguiça, e a vontade é partir para a doutrina, para as questões. Mas tenha firmeza, pois essa leitura fará a diferença, garantindo pontos cruciais para colocá-lo no seleto rol dos aprovados! Outra coisa: o Direito é apaixonante e muitas vezes os candidatos acabam por abraçar as disciplinas jurídicas, abrindo mão de matérias menos empolgantes, como Raciocínio Lógico, Informática, AFO etc.

Identificou-se com o que acabou de ler? Então, lembre-se de que os aprovados em concursos são aqueles que conseguem regularidade, pontuando bem em todas as disciplinas. Em outras palavras, você precisará ser um bom clínico-geral! Ah, não se desassossegue se uma ou outra matéria não entra em sua cabeça! Isso acontece nas melhores famílias.

Um importante alidado durante a sua preparação são os materiais de estudos. As plataformas online garantem a possibilidade de que todos os candidatos se preparem de forma equivalente, de norte a sul, de leste a oeste. Com esses materiais, você tem acesso a uma série de ferramentas de estudo que vão dar todo o suporte necessário para ter sucesso em qualquer concurso no país. São videoaulas, audioaulas, materiais em PDF, simulados e banco de questões para treinar seus conhecimentos, e muito mais.

Para finalizar, temos mais uma dica: não acredite muito naqueles discursos de quem “estudou três meses e foi aprovado em dezenas de seleções”. Comece a sua preparação hoje mesmo. Não perca mais tempo.

Enfim, sabemos que o caminho é longo e permeado por altos e baixos. No entanto, a trajetória ficará mais suave se você seguir essas dicas singelas, mantendo-se focado na busca por um futuro melhor, para você e para toda a sua família!

(Com informações do Manual do Servidor)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Concursos

Leia mais notícias de Concursos. Clique aqui!

Últimas Notícias