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Estudantes não devem se preocupar com o tema da redação no Enem, diz especialista

terça-feira, 18/09/2018, 14:45 - Atualizado em 18/09/2018, 15:07 - Autor:


Na virada do segundo semestre, quando o Exame Nacional do Ensino (Enem) começa a se aproximar, estudantes de todo do Brasil dão início a uma jornada de palpites sobre possíveis temas a serem trabalhados na redação da prova. Assuntos da atualidade, discussões que estiveram nas capas dos jornais, novas leis e acontecimentos marcantes, entram na lista de sugestões. Conhecido por propor temas de impacto social, em 2017 o Exame sugeriu que os estudantes refletissem sobre o “Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil".


Para a coordenadora do curso de Letras do Centro Universitário Internacional Uninter e orientadora do Pré-Enem Uninter, Paula Reis, apesar da óbvia importância de trazer à tona a discussão sobre inclusão de surdos na sociedade, o assunto pegou diversos candidatos de surpresa devido à falta de preparação para pensar em soluções. “Não foi o tema que os surpreendeu, mas, sim, o fato de não estarem ainda habituados a refletir sobre o que os rodeia”, acredita.


De acordo com a orientadora do Pré-Enem Uninter, os estudantes podem ficar tranquilos quanto ao assunto a ser cobrado na avaliação; o importante é canalizar energias de estudo em como pôr no papel seus argumentos sem perder na lógica quando confrontado com problemas. “Há uma infinidade de possíveis temas e que jamais serão esgotados. Além disso, ninguém oferecerá uma ideia brilhante capaz de sanar todos os problemas do mundo e os corretores sabem. Foque em oferecer soluções possíveis, pequenas mudanças com teor cidadão, mas efetivas. Já valem o ponto”, aconselha.


Na visão dos avaliadores do Exame, afirma, o mais importante é que o candidato consiga por meio das palavras e posicionamentos demonstrar noções claras de cidadania, de participação social. “O efeito surpresa do tema é justamente para detectar quem tem esse perfil”, ressalta Paula. Por isso, tentar descobrir o tema não deve ser uma preocupação dos estudantes: esqueça o discurso pronto e invista em reflexão sobre o que acontece no Brasil.


CINCO ÁREAS DE AVALIAÇÃO: COMO SE SAIR BEM


Uma das características mais fortes do Exame, explica Paula, é a exigência de propor soluções a problemas da sociedade de maneira argumentativa. Assim, o foco dos candidatos deve ser trabalhar seu potencial de criar conclusões frente às dificuldades sociais. “Nós vivemos em um país de desigualdades. O mais importante não é descobrir qual desigualdade será colocada em discussão, mas saber que existem e querer resolvê-las”, sugere a coordenadora.


- Competência número 1: demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita. 


- Competência número 2: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento, para desenvolver o tema dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.


- Competência número 3: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.


- Competência número 4: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.


- Competência número 5: elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.


GARANTA A MELHOR PREPARAÇÃO PARA O ENEM


A necessidade de ter uma boa preparação para o Enem é incontestável. Os estudantes devem contar com um bom material de apoio para garantir as melhores notas nas provas da seleção. Para ajudá-lo a obter o melhor desempenho possível em todas as áreas de conhecimento exigidas no exame, o DOL Concursos destacou uma apostila que deixará você por dentro de todos os conteúdos exigidos durante a prova. Em uma apostila de mais de 800 páginas, o candidato terá acesso aos principais temas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação (Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês), Artes, Educação Física e Tecnologia da Informação e Comunicação, Ciências Humanas e suas Tecnologias (História, Geografia, Filosofia e Sociologia), Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Química, Física e Biologia), Matemática e suas Tecnologias (Matemática). Aproveite a oportunidade e comece os seus estudos ainda hoje.


Na redação, são cinco áreas de avaliação; cada uma com valor máximo de 200 pontos. Ao fazer exercícios de treinamento, os estudantes devem ser “menos apaixonados” e pensar em detalhes como o domínio da Língua Portuguesa e construção de texto com começo, meio e fim. “Preocupem-se em saber como fazer rascunho sem rasurar o documento da prova, construir um texto com começo, meio e fim, a ser pontual e não se desesperar”.


No entanto, é importante que os estudantes fiquem atentos para não ferir a Constituição brasileira no texto. “É um concurso como qualquer outro de nível federal e que não permite expressão de ofensa, injúria ou calúnia no texto. Precisamos conscientizar os estudantes que preconceito não é opinião e jamais será um argumento válido”, finaliza.


(Com informações da Assessoria da Uninter)

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