plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
CONCURSOS

Saiba o que a dieta e a preparação para concurso público têm em comum; confira!

Sabemos que um número expressivo de pessoas, diariamente, dedica-se aos estudos para concursos públicos visando alcançar o tão sonhado “lugar ao sol” – o cargo público, a estabilidade, uma remuneração diferenciada, uma qualidade de vida melhor. Da mesma f

Sabemos que um número expressivo de pessoas, diariamente, dedica-se aos estudos para concursos públicos visando alcançar o tão sonhado “lugar ao sol” – o cargo público, a estabilidade, uma remuneração diferenciada, uma qualidade de vida melhor. Da mesma forma, há outras milhares de pessoas, buscando boa saúde, ou “perder uns quilinhos”, ou definição do corpo, ou sair “bonito (a) na foto” no próximo verão. Para tanto, elas fazem dietas alimentares diariamente, normalmente conjugadas com treinamentos físicos. Ser aprovado em um concurso público exige vontade, decisão, disciplina, foco, constância no propósito, perseverança, determinação, entre outras atitudes vencedoras.

Nessa mesma linha, aquele que deseja “perder uns quilinhos”, por exemplo, precisa implementar, praticamente, todas essas atitudes. Embora não seja tarefa fácil alcançar essas metas, elas também não são impossíveis. A questão é que, normalmente, há muita vontade e, infelizmente, pouca atitude. Vontade sem atitude não resolve. Já ouviu falar que segunda-feira é “o dia internacional da dieta”? Pois bem, muitos possuem a vontade de iniciar uma dietaou de matricular-se em uma academia; mas, às vezes, essa vontade “bate” em uma terça-feira, e o ser humano diz: “na próxima segunda-feira eu resolvo isso”.

Quem realmente pretende alcançar metas, seja em que área for, precisa agir. Hoje é o seu dia. Faça hoje! Sonhos sem atitudes viram utopia (e frustração!).Todos nós conhecemos pessoas que desejam bastante passar em um concurso público. Entretanto, pouquíssimas tiveram a coragem de transformar esse desejo em ação (e, aqui, ação significa começar e somente parar quando a meta tiver sido alcançada). Começar hoje e parar amanhã é o que a maioria faz.

Você já percebeu que a maioria das pessoas não consegue fazer, corretamente, uma dieta? Já notou, também, que a maioria delas diz que quer passar em um concurso público e não vai muito longe? Ora, quem pretende alcançar metas não pode imitar essa maioria. Não pode praticar os mesmos atos. É necessário fazer o que a minoria, que alcança, faz. Há um ditado popular, segundo o qual: “para alcançar o que maioria não alcança, é necessário fazer o que a maioria não faz.” Pense nisso!

É interessante verificar como, da mesma forma em que adiamos o início de uma dieta, por exemplo, pode acontecer na preparação para concursos públicos. Muitas vezes, começamos a nos comparar com outras pessoas que já estão na jornada há mais tempo e, algumas vezes, pensamos que concurso não é para nós. Mas isso não é verdade! Não adianta ficar sofrendo porque não dá para estudar 6 ou 8 horas por dia. Faça as coisas acontecerem dentro de sua realidade: se você só tem 2 horas por dia para estudar, dê o seu melhor. Faça com que essas 2 horas sejam as mais produtivas possível. Dificilmente, teremos todas as condições favoráveis à nossa disposição. Diz um provérbio bíblico que “quem fica observando o vento não plantará, e quem fica olhando para as nuvens não colherá”.

Concurso público não é tarefa somente para gênios ou pessoas superdotadas. Na verdade, na maioria dos casos, os aprovados são pessoas que decidirammudar de vida, que não se conformavam com o status em que se encontravam e correram atrás de suas metas. Então, seja dieta ou concurso público, ou quaisquer objetivos, se você realmente deseja alcançar metas:

1- Inicie hoje mesmo seu projeto. Pare de adiar. Pare de “jogar para a segunda-feira”. Pare de se autossabotar. Elabore um planejamento e “mãos à obra”.Atitude é o que faz a diferença.

2- Procure ajuda especializada. A orientação adequada é fundamental para o alcance das metas no menor espaço de tempo possível.

3- Esteja disposto a mudar de hábitos. Embora as mudanças não sejam tarefas fáceis, elas são necessárias à realização de suas metas.

4- Entenda que há um tempo para as coisas acontecerem. Ninguém alcança o corpo perfeito (de forma saudável) da noite para o dia. Da mesma forma, aaprovação passa pelo teste do tempo. A ansiedade demasiada atrapalha; o imediatismo do nosso século precisa ser contido. A cada dia, coloque, pelo menos,um tijolo na sua construção. Quando menos esperar, ela estará finalizada.

5- Não desista do projeto. Não pare no meio do caminho. Os desistentes nunca conhecerão o “sabor da vitória”. Persevere; seja constante: a determinaçãoé a marca dos vencedores.

6- Não fuja de seu planejamento. Não caia em “tentações”. Tanto na dieta quanto na preparação para concursos, isso é muito importante. Se você está nadieta, alimente-se daquilo que lhe foi indicado. É o que lhe levará à realização da meta. Está estudando para concursos? Qual a área na qual você pretende atuar? Não fuja do seu alvo; não saia “saboreando” todo edital que seja publicado. Aprenda a dizer não para essas “tentações”. Lembre-se de que você tem umameta a alcançar.

7- Faça a sua parte. O que estiver ao seu alcance, faça; realize. Não meça esforços na concretização de sua meta. O maior concorrente que você possui évocê mesmo. Esteja disposto a ir além a cada dia.

8- Encare sua realidade: não fique esperando todas as coisas conspirarem a seu favor para começar a agir. Faça acontecer; seja proativo. Como diz uma canção,“quem sabe faz a hora, não espera acontecer”.

E lembre-se sempre que o importante é NUNCA desistir de seus objetivos.

Quer ficar por dentro de tudo que rola nos maiores e melhores concursos de todo o Brasil? O DOL concursos vai te deixar atualizado. Nós separamos uma excelente plataforma digital que vai ajudar você na sua tão sonhada aprovação nos certames mais concorridos, estude onde e a hora que quiser. Confira agora mesmo!

(Com informações do Guia de Sobrevivência do Concursando)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Concursos

Leia mais notícias de Concursos. Clique aqui!

Últimas Notícias