Edição do dia

Edição do dia

Leia a edição completa grátis

Previsão do Tempo
25°
cotação atual R$

Concursos

Concursos

Quer saber como ter equilíbrio emocional na hora de fazer concurso público? Confira!

sábado, 15/09/2018, 11:21 - Atualizado em 15/09/2018, 11:50 - Autor:


Um dos grandes desafios para qualquer concurseiro é manter o equilíbrio emocional antes, durante e depois de um concurso público. A ansiedade já começa durante a expectativa para o lançamento do edital. Depois, é a vez da preparação para as provas. A rotina de estudos acaba exigindo muito dos candidatos, o que pode levar a um estresse emocional. Com a jornada árdua e cansativa, alguns chegam a desistir dos estudos, por não saberem lidar com esse autoconhecimento emocional. 


O desgaste emocional pode gerar uma série de problemas para quem presta concurso público, como desânimo, tristeza, fobias sociais, e em casos mais graves, pode levar ao suicídio.


Para a Psicóloga Organizacional Nice Melo "não é fácil manter o controle emocional, mas o importante é começar. Quando você faz esse processo de autoconhecimento, percebe que seu fluxo de entendimento e relaxamento melhora significativamente. Então, quer se conhecer? Comece hoje mesmo!"


O DOL Concursos separou para você, concurseiro, cinco dicas valiosas para aprender a lidar com o controle emocional e começar com o pé direito no mundo dos concursos públicos. Confira: 


1- PRIORIDADES


Temos que fazer uma lista contendo nossas prioridades a curto, médio e longo prazo. Dessa forma conseguimos analisar nossa eficiência e administração de tempo.


2- ORGANIZAÇÃO


Quando nos organizamos, conseguimos internamente ter foco e calma para perceber uma forma melhor de trabalhar com nossos medos e anseios. Lembre-se: tudo é um processo, não se cobre tanto. 


3- RELACÕES INTERPESSOAIS


Não adianta o isolamento, pesquisas mostram que quanto mais nos relacionamos, mais temos tendência a aliviar nossos medos e ansiedade.


4- RESPIRAÇÃO


Quando trabalhamos nossa respiração, conseguimos relaxar, através de meditação ou até mesmo um momento de relaxamento para oxigenação das células e controle emocional.


5- FAZER TERAPIA


Quando a ansiedade e o medo toma conta excessivamente faz necessário a ajuda de um profissional psicólogo. 

Quer ficar por dentro de tudo que rola nos maiores e melhores concursos de todo o Brasil? O DOL concursos vai te deixar atualizado. Nós separamos uma excelente plataforma digital que vai ajudar você na sua tão sonhada aprovação nos certames mais concorridos, estude onde e a hora que quiser. Confira agora mesmo!  


(Com a colaboração de Nice Melo)

Conteúdo Relacionado


0 Comentário(s)

MAISACESSADAS