plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
CONCURSOS

Veja porque parar de estudar para concurso pode ser um erro fatal

Não há dúvidas: parar de estudar é o maior erro que um concursando pode cometer. Quando há desvios nas técnicas de estudos, nos materiais adquiridos ou na organização do tempo, sempre é possível retroceder, já que essas são situações sanáveis. Com atitude

Não há dúvidas: parar de estudar é o maior erro que um concursando pode cometer. Quando há desvios nas técnicas de estudos, nos materiais adquiridos ou na organização do tempo, sempre é possível retroceder, já que essas são situações sanáveis. Com atitudes objetivas, é possível corrigir esses erros e continuar a caminhada em busca do cargo público. Entretanto, quando o concursando para de estudar, esse grave erro acaba absorvendo todos os demais. É uma medida extrema, na maioria dos casos, decorrente de diversas situações com as quais o concursando não está conseguindo lidar e, em virtude disso, acaba “sepultando” o seu projeto de mudança de vida.

Já vimos pessoas que param de estudar em virtude dos mais variados motivos. Seguem alguns exemplos:

– Param de estudar porque o edital está demorando demais;

– Param de estudar porque há notícias envolvendo a suspensão de concursos;

– Param de estudar porque não aguentam mais esperar a aprovação;

– Param de estudar porque estão cansadas;

– Param de estudar porque reprovaram em um concurso (ou em vários!);

– Param de estudar porque não aguentam mais a cobrança de terceiros;

– Param de estudar porque acham que concurso é só para gênios;

– Param de estudar porque terminaram o namoro;

– Param de estudar porque não têm muito tempo para isso.

Enfim, são inúmeros os motivos pelos quais diversos guerreiros têm abandonado a batalha. Como destacamos desde o título deste texto, esse é, sem dúvidas, omaior erro que um concursando pode cometer. Falamos isso porque tivemos a oportunidade de conversar com muitos (e muitos) concursandos que pararam de estudar. Escutamos repetidamente “se eu não tivesse parado, hoje…”. Para eles, a principal consequência dessa decisão foi o arrependimento, pois o sonho de ocupar o cargo público permanecia latente.

Ao analisarmos um pouco mais de perto essas “justificativas”, podemos fazer algumas ponderações que detalharemos a seguir.
1º – “Vou parar de estudar porque o edital está demorando demais” ou “vou parar de estudar porque há notícias envolvendo a suspensão de concursos”ou ainda, “vou parar de estudar porque não aguentam mais esperar a aprovação”.

Parar de estudar não resolve problema algum. Na verdade, temos visto que essa decisão gera diversos outros problemas, especialmente a frustração decorrentedo tempo perdido. Aproveite essa “demora” no lançamento de alguns editais para se preparar melhor. Outra coisa, conduza sua jornada conforme o alvo que você possui. Não se desvie em virtude de notícias “bombásticas” do tipo “não haverá mais concursos”. Suspensão de concursos já houve diversas vezes, contudo, a máquina pública não parou. No passado, até houve um tempo maior para o lançamento de alguns editais, mas os concursos vieram.

Imagina que situação ruim: você está estudando, mas decide parar porque não está ouvindo falar do “seu concurso” no momento. Passa-se um certo tempo,e você recebe a “boa” notícia de que o edital foi lançado ou iminente. E aí? Marque a alternativa:

Alternativa “a” – você chora.

Alternativa “b” – você sai correndo.

Brincadeiras à parte, nós já vimos essa triste situação ocorrer com muita gente.

2º – “Vou parar de estudar porque estou cansado (a)”.

O cansaço é uma constante em nossa vida. Se as nossas principais decisões dependerem da ausência dele, estaremos perdidos. Nós vivemos em uma sociedade bastante agitada. Estamos “na correria” o tempo todo. O cansaço faz parte da caminhada de todos os que alcançam grandes vitórias.

Lembre-se: quanto mais ousado for o seu projeto, maior deverá ser o seu investimento nele, sobretudo em relação a esforço e dedicação. Nessa linha, ocansaço será uma realidade com a qual você deverá saber lidar.

3º – “Vou parar de estudar porque reprovei em um concurso público (ou em vários!)”; “vou parar de estudar porque não tenho muito tempo paraisso”.

O dia em que o resultado final de grandes concursos é publicado pode ser chamado de “o Dia D”. Para os aprovados, representa a coroação de todo o esforçoempreendido. A realização do sonho. Em relação aos que não alcançaram a aprovação, esse dia representa rumos diferentes, digo isso porque:

– Uns vão verificar os motivos pelos quais não foi possível alcançar a aprovação e irão mudar a estratégia dali em diante;

– outros vão encontrar diversas justificativas para desistir do projeto.

Em qual grupo você se encaixa?

O primeiro passo para chegar a tão sonhada aprovação é não repetir os mesmos erros daqueles em que você foi reprovado. Isso, com certeza, vai ajudar na concretização do seu sonho. Se você tiver vontade de parar de estudar, não pare. Por mais que a rotina seja difícil. Por mais que as tarefas do dia a dia o deixem cansado, lembre-se que para chegar ao seu objetivo, você terá que abrir mão de muitas coisas e se dedicar ao máximo. Quando você pensar em largar os estudos, olhe para você no futuro, em uma carreira sólida, com um bom salário e benefícios que, talvez, não consiga em nenhum outro lugar. Aproveite os seus momentos livres e invista em materiais que você pode ter acesso em qualquer lugar e em qualquer horário, que não vão exigir de você tanto tempo, mas que podem te oferecer todos os mecanismos para chegar até o cargo público.

Acredite, parar é a decisão mais cômoda. É a decisão mais fácil. É a que requer menos esforço. E sempre haverá “boas” justificativas. Mas, também, parar de estudar custará bem caro. Não falamos apenas das finanças, mas, principalmente, do tempo perdido. Esse não tem como recuperar. Se você estava pensando em parar de estudar, delete agora mesmo essa ideia. Se você parou, hoje é o dia para você retomar a caminhada. Não é amanhã ou semana que vem. Decida hoje mesmo voltar.

Faça isso e continue em busca de seu sonho.

(Com informações do Guia de Sobrevivência do Concursando)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Concursos

Leia mais notícias de Concursos. Clique aqui!

Últimas Notícias