Edição do dia

Edição do dia

Leia a edição completa grátis

Previsão do Tempo
25°
cotação atual R$

Concursos

Concursos

Quer saber o segredo para passar em concurso público? Confira as dicas do DOL Concursos!

sábado, 01/09/2018, 17:41 - Atualizado em 01/09/2018, 17:46 - Autor:


Na preparação para concurso público, há uma frase sempre presente: “você precisa estudar!” Estudar, estudar, estudar… esse é, sem dúvida, o núcleo de tudo, pois é a partir dele que você conseguirá realizar seu sonho – a aprovação. Em uma visão um pouco diferente da que, geralmente, encontramos nos escritosacerca do estudo, compartilharemos com você sete pontos que são de extrema importância no desenvolvimento de seu projeto.


Para os fins estritos deste texto, diremos que E.S.T.U.D.A.R. é:


E. – Esforço;


S. – Superação;


T. – Treino;


U. – hUmildade;


D. – Disciplina;


A. – Atitude; e


R. – Realização.


Vamos conhecer o significado de cada um desses pontos importantes para a nomeação.


1 – ESTUDAR é Esforço


Segundo o dicionário Aurélio, esforço é a mobilização de forças, físicas, intelectuais ou morais, para vencer uma resistência ou dificuldade, para atingir algum fim.


Querer ser aprovado não é o suficiente. Não basta ficar apenas desejando. É necessário correr atrás. Lançar-se de corpo e alma. Isso exige esforço. Você tem uma meta a atingir? Então busque-a. Faça o que estiver ao seu alcance. Enfrente e vença as resistências e as dificuldades. Elas sempre existirão.


2 – ESTUDAR é Superação


Superação deriva de superar. Entre outros significados, superar é vencer, dominar, livrar-se de, afastar, remover, exceder, ultrapassar. A superação se interrelaciona com o esforço. Aquele que pretende realizar um grande projeto, precisa, entre outras ações: vencer o desânimo, dominar a ansiedade e livrar-se, afastar-se daquilo que não contribua para a concretização de sua vitória. Supere-se a cada dia. Vá além. Faça o que a maioria de seus concorrentes não faz. Com certeza, você chegará aonde a maioria deles não conseguirá chegar.


3 – ESTUDAR é Treino


Nessa trajetória, a repetição e a constância são itens fundamentais. Elas contribuem para nos tornarmos aptos e capazes para a continuidade na execução datarefa. Diz o provérbio popular que “a prática leva à perfeição”. Da mesma forma, podemos dizer que o treino constante leva à capacitação; esta, por sua vez, à aprovação. Treine constantemente. Isso sim fará diferença. A cada dia, um “tijolo”. Logo, logo “sua construção estará pronta”!


4 – ESTUDAR é Humildade


Valendo-me, novamente, do Aurélio, a humildade é definida como a “virtude que nos dá o sentimento da nossa fraqueza”. É comum ouvirmos que ninguém consegue executar, sozinho, todos os seus projetos. Precisamos uns dos outros. Não somos “100%” em todas as áreas. A humildade nos ajuda a entender que necessitamos de ajuda – intelectual, emocional, espiritual, familiar etc. Há dois provérbios bíblicos bem enfáticos quanto à humildade. “(...) a humildade antecede a honra.” (Provérbios 15.33) “O orgulho vem antes da destruição; o espírito altivo, antes da queda.” (Provérbios 16.18)
Lembre-se: o humilde será honrado. É o que queremos. Desenvolva essa virtude. “O topo da inteligência é alcançar a humildade”. (A.D)


5 – ESTUDAR é Disciplina


A disciplina, intimamente vinculada ao treino, exige daquele que pretende chegar ao pódio um regime de obediência ao plano anteriormente estipulado. Oestudo precisa de ordem. Você define o alvo. Estabelece a forma pela qual irá desenvolver seu projeto. Posteriormente, precisa cumprir aquilo que foi acordado. 


“A disciplina é a alma de um exército; torna grandes os pequenos contingentes, proporciona êxito aos fracos, e estima todos”. (George Washington)


6 – ESTUDAR é Atitude 
Conforme destacamos no tópico acerca do ESFORÇO, querer ser aprovado não é o suficiente. Não basta ficar apenas desejando. É necessário correr atrás. Lançar-se de corpo e alma. Isso exige atitude. Pessoas de atitude: não ficam esperando todas as situações convergirem para iniciar grandes projetos, são determinadas, não supervalorizam as dificuldades, estão focadas no alvo, não desistem.


7 – ESTUDAR é Realização


O desenvolvimento do projeto rumo à aprovação em concursos públicos não é fácil. Exige ESFORÇO, SUPERAÇÃO, TREINO, HUMILDADE, DISCIPLINA e ATITUDE. Contudo, apesar das dificuldades inerentes, nunca desista de seus sonhos. Lembre-se disso: “O gozo da vitória é sempre maior que as aflições da mais árdua trajetória”. Vale muito a pena!


Não se perca em meio aos obstáculos que se apresentam a nós. Dê ênfase para o seu objetivo. Junte tudo isso (ESFORÇO, SUPERAÇÃO, TREINO, HUMILDADE, DISCIPLINA, ATITUDE) a bons materiais de estudo, a curso preparatório de qualidade, a horas de estudo… sabe qual será o resultado??? REALIZAÇÃO.


Se você quer mesmo ser aprovado, é hora de E.S.T.U.D.A.R.


Comece hoje mesmo a sua preparação para qualquer concurso público no país. Através de uma plataforma online, você poderá assistir videoaulas, ouvir audioaulas, estudar através de materiais em PDF, ter acesso a simulados e banco de questões para treinar seus conhecimentos e garantir bons resultados em qualquer prova de certame em todo o Brassil. Não deixe essa oportunidade passar!


(Com informações do Guia de Sobrevivência do Concursando)

Conteúdo Relacionado


0 Comentário(s)

MAISACESSADAS