Edição do dia

Edição do dia

Leia a edição completa grátis

Previsão do Tempo
26°
cotação atual R$

Concursos

Concursos

Saiba como as 'desculpas' para não estudar podem atrapalhar a sua aprovação em um concurso

quarta-feira, 22/08/2018, 15:36 - Atualizado em 22/08/2018, 16:22 - Autor:


Atribui-se a Benjamin Franklin a seguinte frase: “pessoas que são boas em arranjar desculpas raramente são boas em qualquer outra coisa”. As desculpas são as justificativas que sempre estão à nossa disposição quando precisamos demonstrar o motivo pelo qual não fizemos algo que deveria ter sido feito.


Nós temos diversos projetos a realizar: alguns mais imediatos; outros a médio ou a longo prazos. O fato é que a maioria das pessoas tem algum sonho, projeto ou plano que pretende ver realizado. Isso é muito bom. Sonhar “acordado” nos faz muito bem. Como disse Aristóteles, “a esperança é o sonho do homem acordado”. Entretanto, entre o sonhar e o realizar está o executar. E é aqui que a situação merece maior atenção.


Afirmamos isso porque nós vivemos em uma sociedade altamente competitiva. Vivemos constantemente na correria. Isso nos deixa cansados. Essa correria em que vivemos, bem como os diversos fatores interligados à nossa atual sociedade, são pratos cheios para aqueles que “abortam” seus sonhos com “boas desculpas”.


Se não tomarmos cuidado, arrumaremos, em cada esquina, uma “excelente e louvável” desculpa para as nossas desistências diárias. Há desculpas para todos os objetivos e de diversos tamanhos: para não estudar, para não seguir na dieta, para não ir à academia, para não sair da zona de conforto etc.


Roberto Shinyashiki ensina que “tudo o que um sonho precisa para ser realizado é de alguém que acredite que ele possa ser realizado”. Precisamos sonhar. Precisamos acreditar. Precisamos agir. Note que não é tão fácil realizar os projetos, mas a realização é o que desejamos. Para que isso ocorra, precisamos vencer as desculpas. Não estamos afirmando que imprevistos não possam acontecer. Eles acontecem. Todos nós estamos sujeitos a eles. No entanto, há algumas pessoas que, até de forma inconsciente, já incorporaram uma verdadeira “cultura da desculpa”.


No mundo dos concursos públicos, isso, infelizmente, tem acontecido com muita frequência. São pessoas capazes e hábeis que se entregaram às circunstâncias noticiadas pelos “profetas do caos”. Não estudam porque ouviram dizer que não haverá mais concursos. Não estudam porque ouviram dizer que concurso é só para os escolhidos. Não estudam porque não têm tempo. Não estudam porque “tá frio”. Não estudam porque estão chateadas. Não estudam porque o timeperdeu. Não estudam porque o time ganhou…


Se nós nos prendermos a isso, não sairemos do lugar. Então, se realmente quisermos mudar nossa vida, precisamos vencer essas situações para que possamos alcançar nossa vitória. Sem dúvida, executar é uma das maiores dificuldades na realização do projeto porque, para que este se realize, teremos de deixar as desculpas de lado e colocar a mão na massa.


Perceba que sempre haverá uma “boa desculpa” para não fazermos o que precisa ser feito. Arrumar uma desculpa é a maneira mais fácil de fugir da realização do projeto ou das dificuldades que teremos de enfrentar para realizá-lo.Normalmente, quando ficamos, a todo momento, tentando encontrar uma justificativa para não fazermos o que precisa ser feito, há medo e/ou ansiedade envolvidos (às vezes, preguiça mesmo). Geralmente, há medo da “derrota”, medoda cobrança. Às vezes, são traumas anteriores que a pessoa quer evitar a todo custo.


Se você realmente quer alcançar sua vitória e realizar seus sonhos, hoje é o dia “D”. O dia em que você vai enfrentar as situações que têm te impedido de avançar. Diga “xô, desculpas!”. Estabeleça suas metas e corra atrás delas. 


Não perca mais tempo e comece hoje mesmo a sua preparação para qualquer concurso público no país. Através de uma plataforma online, você poderá assistir videoaulas, ouvir audioaulas, estudar através de materiais em PDF, ter acesso a simulados e banco de questões para treinar seus conhecimentos e garantir bons resultados em qualquer prova de certame em todo o Brassil. Não deixe essa oportunidade passar!


(Com informações do Guia de Sobrevivência do Concursando)

Conteúdo Relacionado


0 Comentário(s)

MAISACESSADAS