plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
CONCURSOS

Conheça os 10 motivos para persistir nos estudos para concurso público

Em uma competição esportiva – uma corrida de 100 metros rasos, por exemplo –, os competidores chegam à largada, preparam-se e, ao sinal dado pelo juiz, disparam em corrida. Em questão de 10 segundos, um dos atletas será o vitorioso. Esse será ovacionado.

Em uma competição esportiva – uma corrida de 100 metros rasos, por exemplo –, os competidores chegam à largada, preparam-se e, ao sinal dado pelo juiz, disparam em corrida. Em questão de 10 segundos, um dos atletas será o vitorioso. Esse será ovacionado. Será premiado.

Perceba: 10 segundos – tempo que separa a expectativa de vitória da concretização dela, a premiação. Após a vitória, todos conhecerão o vencedor. Ele será colocado no lugar de destaque no podium. Mas, para que essa vitória se concretizasse, foi necessária muita dedicação. Trabalho duro, de forma anônima, longe dos holofotes.

Muitos querem chegar ao podium, mas pouquíssimos se preparam para aproveitar “os 10 segundos” que terão para colocar em prática tudo o que aprenderam durante o treinamento. No mundo dos concursos, não é diferente. Dados da Agência Nacional de Proteção e Apoio aos Concursos (ANPAC) estimam que, pelo menos, 12 milhões de brasileiros almejam o podium – a aprovação em um concurso público. Contudo, são poucos os que persistem nos estudos, com disciplina e determinação, ou seja, que se preparam de modo a, realmente, alcançar a realizaçãode sonho.

Muitos fatores e circunstâncias desanimam e até paralisam alguns concursandos. Dentre essas circunstâncias, uma das que mais trazem tensão é, sem dúvida, a notícia da suspensão temporária e parcial dos concursos do Executivo Federal. Não se desespere! É comum, especialmente em início de mandato, que o governo faça isso. Também são anunciadas essas medidas quando as contas públicas não fecham.

Fique atento! Essa não é a primeira e, provavelmente, não será a última vez que ouvirá notícias assim.

E agora?! “Quem poderá nos defender”? O que fazer? Como reagir diante de notícias acerca da suspensão de alguns concursos?

O DOl Concursos responde: você precisa persistir nos estudos! Talvez você queira nos perguntar: “mas por que persistir se estão falando que irão suspender os concursos?”

Vamos lhe mostrar 10 motivos para persistir nos estudos:

1 - A MÁQUINA PÚBLICA NÃO PODE PARAR

Em todos os anos em que foi anunciada a suspensão de alguns concursos, na verdade, o que se percebeu foi que houve uma diminuição no número de editais lançados, porém, nunca houve a paralisação total de concursos públicos. O Estado não pode parar. Anualmente, em toda a Administração Pública, há milhares de vacâncias. Dessa forma, é possível que posterguem o lançamento de um edital ou outro; contudo, parar, totalmente, nunca ocorreu e, acreditamos, não ocorrerá.

2- O PODIUM É PRA QUEM FINALIZA A CORRIDA

Se você tem o objetivo de ver seu nome entre os aprovados, precisa continuar o treinamento, pois quem desiste pelo caminho nunca chegará ao podium. 3- O EDITAL

3- É O PRÊMIO PRA QUEM ESTUDA

É comum grande parte dos concursandos ficar ansiosos pela publicação de edital. Porém, o importante mesmo é você estar se preparando para essa publicação. Nunca se esqueça: “o edital é um grande prêmio para quem estuda. Para os despreparados, o edital é um grande peso.”

Aqueles que persistem nos estudos, a despeito das notícias bombásticas, estão se preparando para ser colocados no podium.

4- PRAZO ENTRE A PUBLICAÇÃO DE EDITAL E A REALIZAÇÃO DE PROVA

Entre a publicação do edital e a realização da prova, em média, o candidato tem, no máximo, 60 dias para estudar (salvo quando há exceções pontuais como, por exemplo, no Distrito Federal – 90 dias). Observe: esse prazo é bastante exíguo. Não é suficiente para uma preparação sólida. Sabe-se que os editais, normalmente, trazem matérias novas. Assim, terão grande vantagem nessa competição aqueles que, previamente, persistem nos estudos. Estes, sem dúvida, poderão aproveitar adequadamente os “10 segundos”, ou seja, o dia da prova.

5- CRESCIMENTO CONSTANTE E GRADATIVO

Quem persiste nos estudos, com bom aproveitamento do tempo que possui antes da publicação do edital, pode utilizar esse período como vantagem competitiva sobre os demais concorrentes, pois poderá crescer gradativa e constantemente. Aproveite o tempo que você possui para estudar, consolidar o que aprendeu, fazer muitos exercícios e revisar o conteúdo. Esse ciclo lhe levará à vitória.

JÁ IMAGINOU TER A POSSIBILIDADE DE PASSAR EM QUALQUER CONCURSO PÚBLICO NO PAÍS?

Comece hoje mesmo a sua preparação para qualquer concurso público no país. Através de uma plataforma online, você poderá assistir videoaulas, ouvir audioaulas, estudar através de materiais em PDF, ter acesso a simulados e banco de questões para treinar seus conhecimentos e garantir bons resultados em qualquer prova de certame em todo o Brassil. Não deixe essa oportunidade passar!

6– CONHECENDO A BANCA E APRENDENDO A ESTUDAR

Conforme destacamos, após a publicação do edital, não há muito tempo para a preparação. Assim, aqueles que persistem nos estudos poderão conhecer bem a banca examinadora que organizará o concurso. Isso é fundamental.Há vários concursandos que até possuem boa bagagem relativa ao conteúdo; porém, não conhecem a forma pela qual a banca explora as questões. Nesse ponto, você precisa fazer muitos exercícios elaborados por quem vai promover oseu concurso. Resolva provas anteriores. Aqui não há contraindicação. Abuse na quantidade. Assim você terá um resultado muito melhor quando chegar a hora “H”, pois, provavelmente, já terá resolvido muitas questões com conteúdo praticamente idêntico ao que encontrará na prova.

Aproveite esse momento para estabelecer uma boa estratégia de ação. Agora é a hora de testar os métodos de estudos. Elaborar planilhas. Montar ciclos de aprendizagem, entre outras estratégias que possam contribuir para a sua aprovação. Fique atento! Não basta estudar. Você precisa aprender a estudar. Saber estudar. Isso é imprescindível para que você tenha o melhor rendimento possível e, no dia da prova, possa aproveitar ao máximo o tempo que terá para resolver cada questão.

7– ESTABILIDADE PROFISSIONAL

Sem dúvidas, esse é um dos principais motivos pelos quais muitos buscam o serviço público. A estabilidade, apesar de não ser absoluta, é um porto seguro profissional. Isso, por si só, é motivo de sobra para persistir firme nos estudos visando alcançar a estabilidade profissional. Persista! Vale muito a pena!

8– AUTONOMIA FINANCEIRA

A autonomia financeira, de certa forma, está correlacionada à estabilidade profissional. Trabalhar para o Estado é, sem dúvida, uma segurança no que tange à garantia salarial. Isso faz toda a diferença em nossa vida. Quando há essa segurança, outros projetos podem ser desenvolvidos: a compra da casa, do carro, a realização daquela viagem dos sonhos, entre tantos outros.

9– BENEFÍCIOS DIVERSOS DECORRENTES DO CARGO PÚBLICO

Ao persistir nos estudos, você, além de alcançar a estabilidade profissional e a autonomia financeira, poderá ter, entre outros, os seguintes benefícios: plano de saúde; auxílio-creche; assistência à saúde no próprio órgão – inclusive com tratamentos odontológicos –, programas de pós-graduação, mestrado e, em alguns casos, até doutorado, custeados, total ou parcialmente, pelo órgão.

10– SONHO REALIZADO

Por fim, aqueles que persistem nos estudos conseguirão realizar o sonho. Isso, de certa forma, já está inserido em itens anteriores; contudo, neste último ponto, eu quero destacar o seguinte: sonho realizado significa, entre outras coisas, acordar e não ter a obrigação de estudar; poder se dedicar a outras atividades; tudo isso sem se sentir “condenado” como, geralmente, acontece durante a preparação.

E lembre-se: “o encontro da preparação com a oportunidade gera o rebento que chamamos sorte.” (Anthony Robbins)

Sucesso!

(Com informações do Guia de Sobrevivência do Concursando)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Concursos

Leia mais notícias de Concursos. Clique aqui!

Últimas Notícias