plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
CONCURSOS

Saiba como vencer o seu maior concorrente em um concurso público: você!

Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) – conduzida pela IBGE –, há mais de 10 milhões de pessoas se “preparando” para concursos públicos no Brasil. Esses dados, por si só, têm feito muitas pessoas desistirem do seu sonho de se

Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) – conduzida pela IBGE –, há mais de 10 milhões de pessoas se “preparando” para concursos públicos no Brasil. Esses dados, por si só, têm feito muitas pessoas desistirem do seu sonho de se tornar servidor público. Atualmente, todos os concursos públicos contam com um número expressivo de inscritos: são os famosos “concorrentes”.

Normalmente, quando vamos nos dedicar a um determinado concurso público, procuramos, entre outras informações, aquelas relativas ao número de inscritos,e, muitas vezes, a relação candidato/vaga é assustadora. Por exemplo: no concurso para o INSS de 2015, houve gerências executivas em que a relação candidato/vaga era de 24.950 candidatos para cada vaga.

Esse é um dado bastante expressivo; porém, queremos mostrar a vocês algumas informações importantes acerca dessa realidade. Primeiramente, lhe perguntamos:“será que esses inscritos são o seu maior concorrente?” Inicialmente, é fundamental destacar que não há uma relação direta entre o número de candidatos inscritos e o número de candidatos que realizam a prova. Em geral, aproximadamente, 30% daqueles que se inscrevem em um concurso público sequerfazem a prova, ou seja, a abstenção, em média, é de 30%. São aqueles que, ao tomarem conhecimento da publicação do edital, por um impulso, decidemfazer a inscrição; mas não estudam, não se preocupam com o concurso e, consequentemente, “caem na real”: não há como disputar uma vaga sem estudar (éclaro que há aqueles que não vão fazer a prova em virtude de um imprevisto).

Apenas a título de exemplo, nesse concurso do INSS, mais de 270 mil inscritos não foram realizar a prova. Portanto, não se deixe levar pelo número de inscritos: eles não são o seu maior concorrente.

Um segundo ponto que gostaríamos de destacar é que não existe, também, relação direta entre o número de candidatos inscritos – ou que realizam a prova– e o número daqueles que se prepararam adequadamente para o concurso. Embora não exista uma estatística específica acerca desse dado, temos visto que – com raras exceções – no máximo 10% dos candidatos estudam adequadamente, ou seja, que utilizam estratégias e métodos de estudos que poderão os levar à aprovação(há quem defenda que esse número não passa de 5%). A grande maioria dos candidatos, infelizmente, não possui planejamento de estudos, não estuda pormeio de bons materiais, não sabe exatamente em que carreira querem atuar.

Retomando o exemplo do concurso do INSS, no qual havia mais de 1 milhão de inscritos, mais de 270 mil candidatos não fizeram a prova. Dos 800 mil restantes– aproximadamente –, cerca de 80 mil vão efetivamente disputar o cargo. Sendo assim, perguntamos novamente: “será que esses são o seu maior concorrente?” Nós respondemos: “Não são!” “Então, professor Wellington, quem é o meu maior concorrente?” “O seu maior concorrente começa com a letra ‘v’ e termina com ‘ocê’”.

É isso mesmo: você é o seu principal concorrente! Entretanto, não queremos, com essa afirmação, dizer que o número de candidatos inscritos – ou que se preparam – não seja relevante. É claro que, ao tomarmos conhecimento do número de inscritos, bem como do número daqueles que se prepararam para o concurso,nós tenderemos a adotar atitudes diversas (quanto maior for esse número, em tese, mais rigorosa será a nossa preparação). Portanto, afirmamos a você que esses 10% que se preparam não são o seu maior concorrente, e digo isso por alguns motivos:

Primeiro:

Esses concorrentes não podem impedir você de se preparar para qualquer concurso público. Eles não podem interferir em seu planejamento de estudos,eles não têm “poder sobre sua mente”. Quem decide se você vai estudar ou não é você mesmo. Os concorrentes não têm qualquer poder sobre isso.

Segundo:

É você que decide a forma pela qual irá estudar: se vai elaborar um bom planejamento ou não; se irá adquirir bons cursos ou não; se vai fazer resumose exercícios; se vai estudar 1 hora por dia (ou 5 ou 10). Note que esses fatores estão totalmente alheios ao que nós chamamos de “concorrente”. Eu sou o meumaior concorrente! Logo, só eu posso sabotar o meu projeto!

Infelizmente, muitas pessoas, de forma consciente ou inconscientemente, têm sabotado o próprio sonho; pois, embora tenham o desejo de alcançar a aprovação em um concurso público, acabam praticando diversos atos incompatíveis com a realização desse sonho. Retomando o tema do nosso texto, fazemos a seguinte pergunta: “como vencer o seu maior concorrente?” Dizem os estrategistas que, para nós vencermos o nosso adversário, nós precisamos conhecê-lo. Na Estratégia Militar de Sun Tzu, em a Arte da Guerra, encontramos o seguinte:

“Se você conhece o inimigo e conhece a si mesmo, não precisa temer o resultado de cem batalhas. Se você se conhece, mas não conhece o inimigo, para cada vitória ganha, sofrerá também uma derrota. Se você não conhece nem o inimigo nem a si mesmo, perderá todas as batalhas.”

Então, nesse ponto, você tem uma grande vantagem! Ninguém conhece você melhor do que você mesmo. Você sabe quais são seus pontos fracos, suas fragilidades,seus questionamentos. Você sabe também quais atitudes têm atrapalhado a realização do seu sonho. Você tem todo o diagnóstico. Agora, é hora de definiro prognóstico, ou seja, é hora de mudar; é hora de lançar fora tudo aquilo que tem impedido o seu avanço. Só você pode fazer isso! É você que decide se vaiestudar ou não. Então, vença o seu maior concorrente; vença os limites da sua mente; vença o gigante que está dentro da sua cabeça tentando lhe dizer quevocê não é capaz, que você não vai dar conta, que há muitos inscritos, que há poucas vagas, que o edital ainda não saiu...

Todas essas informações vêm do seu concorrente interior! É este com quem nós devemos nos preocupar. Você só precisa de uma vaga. Então, embora o concurso tenha muitos inscritos, a relação candidato/vaga – a relação real – será sempre um candidato para uma vaga: você para a sua vaga! É você e a sua vaga!Cada um precisa fazer a sua parte para conquistar a sua vaga. Há milhares de vagas disponíveis e previstas. Há milhares de concursos abertos e previstos.

Então, a hora é agora! Vamos fazer a diferença e vencer definitivamente o nosso maior concorrente! Vença a si mesmo a cada dia! Dê o seu melhor a cadadia: “Seja a sua melhor versão”. Assim, efetivamente, você vencerá o seu maior concorrente, e, com isso, alcançará a sua vitória.

Comece hoje mesmo a sua preparação para qualquer concurso público no país. Através de uma plataforma online, você poderá assistir videoaulas, ouvir audioaulas, estudar através de materiais em PDF, ter acesso a simulados e banco de questões para treinar seus conhecimentos e garantir bons resultados em qualquer prova de certame em todo o Brassil. Não deixe essa oportunidade passar!

(Com informações do Guia de Sobrevivência do COncursando)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Concursos

Leia mais notícias de Concursos. Clique aqui!

Últimas Notícias