plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
CONCURSOS

Veja como resumo de estudo pode ser uma ótima opção na hora de se preparar para concurso

Cada concurseiro tem a sua estratégia para estudar para concurso público e uma das mais comuns é a elaboração de resumos, que consiste em destacar as informações mais essenciais sobre os assuntos que serão abordados nos certames. Sem dúvidas, se for feito

Cada concurseiro tem a sua estratégia para estudar para concurso público e uma das mais comuns é a elaboração de resumos, que consiste em destacar as informações mais essenciais sobre os assuntos que serão abordados nos certames. Sem dúvidas, se for feito de forma adequada, o resumo pode contribuir significativamente para a sua aprovação.

Ao elaborar o resumo, você faz um estudo ativo da matéria estudada, isto é, você faz uma aplicação prática do que já estudou. Isso aumenta significativamente o grau de absorção dos conteúdos estudados. O que é fundamental, pois é deles que precisamos na hora da prova.

Não existe uma forma única de preparar um resumo, afinal, cada um tem a sua própria forma de desenvolvê-lo. Porém, nós queremos mostrar pra você diretrizes que vão te auxiliar na eleboração dessa estratégia de estudos.

Um resumo precisa conter, pelo menos, três características básicas: pessoalidade; brevidade e concisão; e clareza e estruturação lógica.

Pessoalidade

Ao fazermos o resumo, não é conveniente copiar literalmente as palavras do autor do texto que está sendo estudado. O ideal é que a elaboração dele seja feita com as suas próprias palavras, mantendo a ideia original do texto.

Isso é muito importante porque, adotando essa diretriz, você cria as suas construções de frases, de esquemas, de referências. Com isso, será bem mais fácil resgatar os temas estudados, pois você não lembra as palavras do autor A ou B, mas, na verdade, as suas palavras.

Brevidade e Concisão

O resumo precisa conter apenas as informações essenciais acerca do tema estudado. O importante é focar naqueles pontos que, realmente, podem representar uma imagem do todo. O resumo é essência. A ideia é comunicar mais com menos. Para isso, podemos utilizar diversas metodologias, como, por exemplo: mnemônicos (auxiliares da memória), símbolos, letras, setas, esquemas.

Outra estratégia bem interessante é utilizar esquemas ou mapas mentais, em especial para aqueles que possuem memória fotográfica.

Clareza e Estruturação lógica

O resumo não é apenas um amontoado de palavras ou frases. Não basta sair escolhendo aleatoriamente partes do texto para “construir” um menor ao final. O resumo precisa seguir uma estruturação lógica, de modo que, ao consultá-lo, você possa resgatar o tema estudado com a maior riqueza de informações possível.

Dessa forma, ao fazer o resumo, procure seguir a linearidade do texto do qual o resumo está sendo extraído. Vale dizer, na medida possível, siga a ordem dos tópicos e subtópicos do texto. A sequência em que eles aparecem no texto original.

Acima de qualquer coisa, ao estudar, procure ler e compreender o texto, identifique palavras-chave e procure ter um entendimento mais profundo do conteúdo. Além disso, destaque os pontos principais do texto, dando ênfase às informações mais relevantes e que têm mais probabilidade de serem discutidas nas provas do concurso.

É relevante destacar que o resumo pode (e deve) ser constantemente atualizado. Normalmente, durante a realização de exercícios, bem como nas revisões, verificaremos alguns pontos da matéria que requerem uma atenção maior. Com isso, ao estudarmos de forma mais aprofundada determinado tema, é necessário fazer um upgrade no resumo, para que ele acompanhe esse crescimento nos estudos.

Conforme ressaltamos, essas são diretrizes que vão auxiliá-lo na elaboração desse importante instrumento na jornada dos estudos. Com a prática, naturalmente, você irá desenvolver sua própria maneira de elaborar resumos.


Comece hoje mesmo a sua preparação para qualquer concurso público no país. Através de uma plataforma online, você poderá assistir videoaulas, ouvir audioaulas, estudar através de materiais em PDF, ter acesso a simulados e banco de questões para treinar seus conhecimentos e garantir bons resultados em qualquer prova de certame em todo o Brassil. Não deixe essa oportunidade passar!

(Com informações do Manual do Servidor)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Concursos

Leia mais notícias de Concursos. Clique aqui!

Últimas Notícias