Edição do dia

Edição do dia

Leia a edição completa grátis

Previsão do Tempo
25°
cotação atual R$

Concursos / Estaduais

SEGURANÇA

Governador assina decreto de convocação de 592 agentes prisionais aprovados em concurso

quinta-feira, 16/01/2020, 21:23 - Atualizado em 16/01/2020, 22:55 - Autor: Agência Pará


Governador Helder Barbalho (c) no momento da assinatura do decreto de convocação dos concursados
Governador Helder Barbalho (c) no momento da assinatura do decreto de convocação dos concursados | Marcelo Seabra/Agência Pará

O governador Helder Barbalho assinou nesta quinta-feira (16) o decreto de convocação de 592 aprovados no concurso C-199/2, da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap). Os convocados assumirão o cargo de agentes penitenciários, somando-se aos 874 servidores efetivos que já atuam nas penitenciárias do Estado, oriundos do concurso C-204 da área meio (Ensino Médio e Superior, de Tecnologia, Saúde e Administrativo).

Em agosto passado foram nomeados 485 aprovados no concurso C-199. A segunda chamada contempla o excedente do mesmo certame. “São 592 novos colaboradores que chegam para nos ajudar a garantir com que o Estado tenha domínio sobre o cárcere, que seja um local adequado de ressocialização e, acima de tudo, um ambiente de dignidade. Esse é o nosso compromisso, e estamos focados para assegurar segurança para as pessoas, o cumprimento pleno das penas estabelecidas pela Justiça. Com esta nomeação, quero destacar que chegamos a 1.466 servidores nomeados efetivos só no nosso governo. Apenas como referência, quando chegamos em janeiro de 2019 apenas 18 servidores da Susipe, à época, eram efetivos”, afirmou o governador.

Compromisso - De acordo com o chefe do Executivo, a convocação reforça o compromisso do governo com aqueles que fizeram o concurso público. “Estão sendo nomeados, gerando emprego, oportunidade para quem passou, mas também qualificando essa mão de obra para bem servir à população deste Estado. Vamos, cada vez mais, trabalhar para garantir a paz e oferecer segurança para a nossa população”, reiterou o governador.

A posse dos servidores já está marcada para o próximo dia 13 de fevereiro. Os novos agentes passarão por formação, a ser aplicada por integrantes da Força-Tarefa de Intervenção Penitenciária (FTIP). “Os nomeados no ano passado já entraram a partir de um padrão operacional nacional, estabelecido pelo Departamento Penitenciário Nacional (Depen). Foram treinados pelos melhores agentes de 20 estados brasileiros que formam a FTIP. Portanto, vamos ter uma qualificação não só no aspecto quantitativo, como no qualitativo. Isso significa maior controle e qualidade de intervenção sobre o sistema prisional e, para a população, menos homicídios, assaltos e índices de violência decrescentes, já rebaixados em 2019”, acrescentou o secretário de Estado de Administração Penitenciária, Jarbas Vasconcelos.

Conteúdo Relacionado


0 Comentário(s)

MAISACESSADAS