plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
ÚLTIMAS HORAS

Inscrições para o vestibular da UFPA 2021 encerram às 17h de hoje

Até a manhã de hoje, a instituição já havia recebido mais de 93 mil solicitações de inscrição

Imagem ilustrativa da notícia Inscrições para o vestibular da UFPA 2021 encerram às 17h de hoje camera O processo seletivo já recebei mais de 93 mil inscrições, segundo a instituição | Divulgação

Termina, às 17h desta sexta-feira (5), o prazo de inscrição no principal vestibular da Universidade Federal do Pará (UFPA), o PS 2021. Até hoje, a instituição já recebeu mais de 93 mil solicitações de inscrição. O Centro de Processos Seletivos (Ceps) orienta os (as) candidatos (as) a redobrar a atenção na fase final para quem deseja disputar uma vaga na UFPA, este ano.

Acesse a página de inscrições do processo seletivo da UFPA 2021.

É importante lembrar que os (as) candidatos (as) que estudaram todo o ensino médio na rede pública ou com bolsa integral na rede privada podem pedir a isenção da taxa de inscrição. O Ceps vai analisar os pedidos e, a partir do dia 8 de fevereiro, irá divulgar o resultado na área de inscrição de quem solicitou o benefício.

Quem não tiver o pedido aceito e quiser concorrer às vagas do PS 2021 terá, então, até o dia 19 de fevereiro para fazer o pagamento da taxa de R$ 50 reais.

MESMAS REGRAS

O Processo Seletivo 2021 da UFPA mantém as mesmas regras dos últimos concursos. O preenchimento das vagas utiliza como base os resultados obtidos pelos (as) candidatos (as) nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2020, em suas diferentes modalidades.

Estudantes que cursaram todo o ensino médio em escolas localizadas em um dos estados da Região Norte recebem bônus de 10% sobre o valor da nota obtida no Enem.

Não há alterações em relação ao Sistema de Cotas, observando o disposto nas Leis Nº. 12.711/2012 e Nº. 13.409/2016. Metade das vagas da Instituição segue reservada para os (as) egressos (as) da rede pública de ensino. Desse percentual, 50% das vagas são destinadas a quem é oriundo de família com renda per capita de até 1,5 salário mínimo, e, dessas vagas, no mínimo 78% serão direcionadas para pessoas negras (pretas ou pardas) e indígenas. Ainda pelo Sistema de Cotas da UFPA, pelo menos 7,76% das vagas serão reservadas a Pessoas com Deficiência (PcD). Além disso, PcDs podem se candidatar a uma vaga extra, criada pela Universidade, em todos os cursos ofertados.

Em quadros do edital, os (as) candidatos (as) podem conferir, com mais detalhes, os grupos de inscrição e os grupos de vagas aos quais concorrerão de acordo com o seu perfil. Assim, será possível perceber, de maneira clara, que um (a) mesmo (a) candidato (a) concorrerá, em muitas ocasiões, a vagas que pertencem a mais de um grupo de cota.

O QUE MUDOU?

Embora várias regras sejam as mesmas, há diferenças no concurso deste ano, em relação ao PS 2020. A novidade está ligada à pandemia de Covid-19. Em virtude das restrições impostas para minimizar o risco de contágio pelo novo coronavírus, os(as) candidatos(as) inscritos(as) para os cursos de Dança e Música não farão Exame de Habilidades. O Enem será, portanto, a única prova para todos(as) os(as) candidatos(as) ao PS 2021.

Outra novidade está prevista para o “pós-Listão”, mas ela já afeta a inscrição dos estudantes. A partir deste ano, quem deseja concorrer a vagas pelo Sistema de Cotas reservadas a pessoas negras deverá se apresentar a uma Comissão de Heteroidentificação, que irá analisar se o fenótipo de cada candidato(a) confirma a autodeclaração apresentada no ato de inscrição. (Saiba mais aqui).

As informações são da Universidade Federal do Pará (UFPA).

Serviço:

Inscrição no PS 2021 da UFPA

Até as 17h do dia 5 de fevereiro

Página do vestibular

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Concursos

Leia mais notícias de Concursos. Clique aqui!

Últimas Notícias