plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
REPÓRTER DIÁRIO

Prazo para regularizar título de eleitor vai até 8 de maio

No Pará os municípios de Belém, Ananindeua, Santarém e Marabá são os que possuem mais eleitores em situação irregular.

Imagem ilustrativa da notícia Prazo para regularizar título de eleitor vai até 8 de maio camera Mais de 780 mil paraenses estão com o título cancelado. | Divulgação

PRAZO

No Pará mais de 6 milhões de eleitores estão aptos a votar. Desse total, mais de 780 mil estão com o título cancelado. Em ano de eleição os cartórios eleitorais do Pará esperam dobrar o atendimento de eleitores com pendências e o prazo para regularização do documento, tirar a primeira via ou transferir o domicílio eleitoral vai até o dia 8 de maio. No Pará os municípios de Belém, Ananindeua, Santarém e Marabá são os que possuem mais eleitores em situação irregular.

SEGURANÇA

O Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária recomendou às polícias de todo o país o uso de câmeras corporais. No Pará a tecnologia foi implementada há cerca de um ano para registrar as abordagens e dar mais transparência e segurança às ações dos policiais. Atualmente cerca de mil câmeras corporais estão em funcionamento na Polícia Militar do Estado. Hoje 20% do efetivo policial que vai para ruas, a maioria na região metropolitana, já utiliza o equipamento, cujas imagens já vêm sendo usadas em inquéritos policiais.

RESULTADOS

Segundo a recomendação do conselho as gravações devem ser ininterruptas durante todo o turno de serviço e o material armazenado num período de 3 a 6 meses. Estudo realizado pelo Unicef e Fórum Brasileiro de Segurança Pública mostra que em São Paulo, onde o dispositivo é usado desde agosto de 2020, as mortes de adolescentes por intervenção policial caíram cerca de 67% entre 2019 e 2022. A previsão da Segup é que neste ano mais mil câmeras sejam colocadas em operação.

DISTORÇÃO

As denúncias na área da Educação em Ananindeua extrapolam a desvalorização da carreira. Segundo denúncias do Sintepp no município, por erro de orientação da direção, uma servidora foi gravemente intoxicada ano passado durante a pulverização de veneno para combate do mosquito da dengue dentro de uma escola municipal no bairro da Guanabara. A servidora, que foi internada e ficou entubada quase indo a óbito, foi socorrida por um colega de trabalho. Ao invés da diretora da unidade ter sido afastada do seu cargo, o servidor que socorreu e salvou a vida da vítima é quem responde a processo administrativo.

CALOTE

Depois de reunir no último dia 10 com o Sintepp a gestão de Dr. Daniel Santos fez mais promessas aos trabalhadores da Educação de Ananindeua jurando que vai pagar o que deve a todos os servidores no final deste mês, mas a Secretaria Municipal de Educação liberou uma listagem com as progressões de carreira onde faltam os nomes de vários trabalhadores que deveriam estar recebendo o benefício desde março. Revoltados, os servidores lesados estarão às 10h de hoje na sede da Semed com o Sintepp cobrando uma explicação.

ALISTAMENTO

O Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE do Pará) realiza amanhã atendimentos itinerantes para a população indígena de Alter do Chão, Belterra e Aveiro na Escola Indígena Antônio Pedroso, localizada na Vila de Alter do Chão, em Santarém para incentivar o alistamento eleitoral e para que os eleitores indígenas possam informar a etnia a que pertencem e a língua materna falada. Também será distribuído o “Guia Originários: Sua língua, seu voto, sua representatividade”, produzido pela Corregedoria do TRE para proporcionar compreensão mais ampla do processo eleitoral aos povos originários com informações sobre cidadania, democracia e o direito ao voto.

LINHA DIRETA

O Sintepp, acompanhado de servidores e de responsáveis, cobrará hoje da Secretaria Municipal de Educação de Ananindeua a lotação de acompanhantes para alunos portadores de deficiência (PCDs) nas escolas do município. Em algumas unidades existem quatro alunos PCDs sem qualquer acompanhamento especializado.

A tradicional luta marajoara será tema de seminário inédito nos dias 8 e 9 de maio no campus III da Universidade do Estado do Pará (Uepa). Com mesas temáticas e oficina, o evento terá como assunto central da abordagem “A luta marajoara como esporte autócne do Brasil”. A organização é do professor da Uepa de disciplinas esportivas Delson Mendes, com apoio da Federação Paraense de Luta Marajoara (FPLM).

O Núcleo de Atendimento ao Transtorno do Espectro Autista (Natea) dos Caetés, em Capanema, realizou dias 10 e 11 programação especial em comemoração ao mês dedicado à conscientização mundial sobre autismo. Com oficinas voltadas aos usuários, o Natea proporcionou conhecimento e apoio, buscando maior compreensão e inclusão das pessoas com TEA.

A Azul confirmou que os voos ligando Ourilândia do Norte, no Sul do Pará, a Parauapebas e a Belém começam a operar dia 10 de junho. Em breve, haverá voos para Redenção e São Félix do Xingu. É a primeira vez que Ourilândia do Norte terá voos comerciais diretos, ligando a cidade à capital do Pará.

Serão três voos semanais às segundas, quartas e sextas, saindo de Belém e indo até o aeroporto de Carajás (em Parauapebas) e então Ourilândia. O trajeto total é de 940 quilômetros. Os aviões serão do modelo Cessna Grand Caravan, com capacidade para até 9 passageiros.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Repórter Diário

Leia mais notícias de Repórter Diário. Clique aqui!

Últimas Notícias