plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
REPÓRTER DIÁRIO

Belém e Ananindeua são as cidades que mais faturam com IPTU 

As cidades de Belém e Ananindeua lideram o faturamento com IPTU no Pará, mas sofrem com serviços precários e falta de saneamento.

Imagem ilustrativa da notícia Belém e Ananindeua são as cidades que mais faturam com IPTU  camera Ciclistas desviam de lixo acumulado na avenida Pedro Álvares Cabral, em Belem. | Divulgação

Belém e Ananindeua , as cidades que mais faturam com IPTU no Pará, também são as que mais castigam seus moradores e contribuintes com serviços pífios e vergonhosos. A ausência de saneamento e os inúmeros lixões que povoam as duas cidades são a prova disso. Nesse Re-Pa da má gestão, fica difícil apontar qual prefeito vai levantar a triste taça.

RECURSOS

Em reunião da Comissão de Integração Nacional e Desenvolvimento Regional, na Câmara dos Deputados, na quarta-feira (10), o superintendente da Sudam, Paulo Rocha, entregou ao ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, o Plano Integrado para o Desenvolvimento Sustentável dos Arquipélagos do Marajó, no Pará, e do Bailique (AP). O documento lista demandas urgentes a serem enfrentadas a partir do fortalecimento da economia local e da melhoria da governança, com a conservação de recursos naturais para a redução das desigualdades sociais.

PRIORIDADES

O Plano Integrado foi elaborado com a participação de movimentos sociais, prefeituras locais, entidades de pesquisa e ensino, produtores rurais, poder público e empresas privadas. As duas regiões, a partir de deliberação do Conselho Deliberativo da Sudam, tornam-se prioridades da Política Nacional de Desenvolvimento Regional, do MIDR. O superintendente Paulo Rocha defende que o desenvolvimento sustentável das regiões do Marajó e do Bailique seja pensado e planejado pelos próprios habitantes desses territórios.

SUSPEITA

A diretora da UCR II do complexo penitenciário de Americano, Kelvia Samara de Souza Araújo, pode ter sido alvo de uma tentativa de atentado ou intimidação, na terça-feira, 9. Um homem não identificado foi à academia onde ela estava, buscando informações. Kelvia já havia sido alertada para o risco de um atentado contra policiais penais e militares, que teria sido tramado por facções do Rio de Janeiro. Ao sair da academia ainda avistou o suspeito entrando às pressas num automóvel de cor vermelha e saindo do local em alta velocidade.

PATRIMÔNIO

O Instituto Histórico e Geográfico do Pará e o Comando do 2° BPM discutem o reforço da segurança para evitar novos furtos de obras de arte e históricas nos logradouros públicos de Belém. A lista de perdas e danos ao patrimônio é bem extensa. Entre os itens furtados estão o busto de Rui Barbosa, que sumiu da praça Barão do Rio Branco, em dezembro de 2004; o busto do cientista Oswaldo Cruz, da Praça Amazonas, defronte ao Espaço Cultural São José Liberto, em 2005, e o do professor Antônio Marçal, furtado da Praça da Bandeira, em 2007.

ARTE

Dividida em seis áreas que abordam temas como fauna, flora, povos e cultura, chega ao Pará a exposição “Fruturos – Tempos Amazônicos”, primeira itinerância do Museu do Amanhã no Estado. Apresentada pelo Instituto Cultural Vale com patrocínio obtido via Lei Federal de Incentivo à Cultura, a mostra traz a biodiversidade e o conhecimento presentes no maior bioma tropical do mundo. Aberta para todos os públicos, a mostra segue até 30 de junho na Casa da Cultura de Canaã dos Carajás, de segunda a sábado, com entrada gratuita.

INDÍGENAS

Como preparação para a COP30, Belém receberá pela primeira vez a Semana dos Povos Indígenas, de 18 a 21 de abril, promovida pela Secretaria dos Povos Indígenas. A programação terá debates, feiras, atrações culturais e serviços, marcando também o Dia dos Povos Indígenas (em 19 de abril), reunindo lideranças indígenas, autoridades e artistas engajados na causa dos povos originários. As agendas ocorrerão em diferentes pontos da capital, como o Hangar e a Usipaz do Icuí Guajará.

LINHA DIRETA

Uma lei estadual sancionada nesta quinta-feira, 11, criou a Semana dos Povos Indígenas, que será realizada anualmente na semana do dia 19 de abril. A data será incluída no calendário oficial de eventos do Pará e tem como objetivo homenagear os povos indígenas, reconhecendo suas lutas e conquistas.

A música paraense segue em destaque nacional. A cantora Pabllo Vittar acaba de lançar o 2° volume do seu álbum “Batidão Tropical”, com algumas marcantes do Pará como “Eu não vou te deixar” com a vencedora do Grammy Latino 2023, Gaby Amarantos. Além de Maderito, DJ Will Love e outros cantores.

Levantamento do Dieese/PA sugere que as 12 mil vagas gratuitas de qualificação garantidas pelo Governo do Estado deverão ajudar de forma estratégica na contratação de novos trabalhadores para o setor de Serviços - atualmente o maior empregador no Pará, gerando quase 20 mil vagas formais nos últimos 12 meses.

A Vara de Combate ao Crime Organizado de Belém condenou três réus pela prática dos crimes de ameaça, roubo e extorsão a comerciantes em Castanhal. Eles são acusados de integrar a organização criminosa Comando Vermelho.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Repórter Diário

Leia mais notícias de Repórter Diário. Clique aqui!

Últimas Notícias