plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
COLUNA REPÓRTER DIÁRIO

Estudo revela dados econômicos dos municípios do Pará

Veja esse e outros destaques na coluna Repórter Diário desta quinta-feira (11)

Imagem ilustrativa da notícia Estudo revela dados econômicos dos municípios do Pará camera Fapespa e IBGE divulgarão, na próxima quinta, dados sobre Indústria, Construção, Comércio e Serviços | Marcos Santos/ Agência Pará

A Fapespa lança hoje o estudo “Estatísticas Municipais Paraenses”, no 1º Seminário Estadual das Pesquisas por Empresas, com dados mais recentes sobre indústria, construção, comércio e serviços sobre os 144 municípios. Com o tema “Foco na Indústria, Construção, Comércio e Serviços”, o evento é uma parceria do IBGE com a Fapespa, Fiepa e Federação do Comércio do Pará (Fecomércio). As informações formam um perfil com os aspectos históricos, físicos, culturais, econômicos e sociais de cada município, e contribuem para a elaboração dos indicadores macroeconômicos.

APREENSÃO

Com um esquema de segurança reforçado para o clássico Remo e Paysandu, ontem à noite, agentes da PM apreenderam 508 papelotes de pasta base de cocaína durante ação preventiva no estacionamento do estádio Mangueirão. A apreensão ocorreu após informação repassada pela segurança da Arena Mangueirinho sobre dois suspeitos na área. Com a aproximação da guarnição para a abordagem, os homens conseguiram fugir para uma área de mata, mas jogaram uma sacola com os entorpecentes, que foram apreendidos.

FRANCHISING

Os empresários de Belém terão a chance de conhecer as últimas novidades mundiais dos setores de varejo e franquia. A Associação Brasileira do Franchising (ABF), em parceria com o Sebrae, promove um encontro inédito para associados e empreendedores. Os participantes ficarão a par das novidades apresentadas na NRF, a maior feira de varejo do mundo, que aconteceu em Nova York, e da IFA, em Phoenix, nos EUA. Haverá também um painel com três renomados franqueadores, dois paraenses, que contarão suas trajetórias de empreendedorismo no franchising.

POLUIÇÃO

Há três dias um caminhão-pipa e um tanque espalham óleo diesel no rio Cajuuba, em Muaná, no Marajó, desde o naufrágio da balsa da empresa Cidade Transporte, no domingo, que carregava combustível para abastecer a usina termelétrica da Energy Assets do Brasil. Os tripulantes foram resgatados por outras embarcações. A Marinha confirmou poluição no rio Cajuuba. Animais foram encontrados mortos às margens do rio, na área do naufrágio. Uma equipe de inspetores navais da Capitania dos Portos da Amazônia Oriental está investigando o caso.

ESCLARECIMENTO

Em nota, o Fórum de Entidades de Belém nega o eventual crime de cárcere privado na sede da Semad, em Belém, durante ato dos servidores municipais na semana passada. A acusação partiu da Prefeitura, em seu site oficial. Os servidores em greve informam que possuem gravação de um subinspetor da Guarda Municipal negando cárcere privado e depredação de patrimônio. A nota diz ainda que o comando de greve entrou na sede da Semad a convite do titular, Jurandir Novaes, para discutir propostas para o fim da greve deflagrada em 26 de março.

CAPACITAÇÃO

A Secretaria de Estado de Cultura (Secult) informa o cancelamento do edital “Capacitação Profissional do Audiovisual”, aberto pela Fundação Paraense de Radiodifusão (Funtelpa) com recursos da Lei Paulo Gustavo. O edital será reaberto e executado em formato simplificado ainda neste mês de abril. Esclarece ainda que o resíduo do edital de licenciamento e exibição para conteúdos audiovisuais, aberto pela Funtelpa, será executado pela Secult em novo edital, também em abril.

Em um grande prédio comercial na rua Municipalidade, bairro do Reduto, os visitantes que precisam aguardar um pouco mais antes de subir têm de esperar de pé se quiserem ficar no saguão com ar condicionado, pois simplesmente não há nenhum tipo de assento disponível no local.

Lugar para sentar só mesmo nos bancos de concreto instalados do lado de fora, onde às vezes o calor é insuportável ou não é possível ficar se estiver chovendo. Indelicadezas do mundo corporativo.

O Banco do Povo inscreve homens e mulheres entre 15 e 16 de abril para novas turmas do programa gratuito de qualificação profissional ‘Donas de Si’. São onze cursos com aulas no Senac e no Senai, inclusive, com novas oportunidades na área da construção civil voltadas à COP 30. Informações em bancodopovo.belem.pa.gov.br.

Assim como a gastronomia, a coquetelaria autoral também tem potencial turístico no Pará. É isso que defende o Festival Amazônia Sour, apoiado pela Claro, que promove um circuito de drinks em mais de 30 bares de Belém, entre 18 e 28 de abril. O evento será neste sábado, 13, com show de Dona Onete e Baile do Mestre Cupijó na Estação das Docas.

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu que a cidade de Ponta das Pedras, no Marajó, encontra-se em situação de emergência por conta da erosão da margem fluvial.

O Governo Estadual entrega hoje, 11, a obra de reconstrução da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Dom João VI, em Capanema Esta é a escola de número 137 que o Estado entrega.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Repórter Diário

Leia mais notícias de Repórter Diário. Clique aqui!

Últimas Notícias