plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
IGUARIAS NACIONAIS

Lula presenteia Macron com queijo do Marajó

Além do queijo do Marajó, outras iguarias nacionais completaram o presente como espumante da Serra Gaúcha e queijos procedentes de diversas localidades do Brasil — e premiados mundialmente (inclusive na França).

Imagem ilustrativa da notícia Lula presenteia Macron com queijo do Marajó camera Lula presenteando o presidente Emmanuel Macron com cinco dos melhores e mais premiados queijos brasileiros, entre eles, o queijo do Marajó. | Foto: Ricardo Stuckert / PR

Pouco antes do almoço oferecido ao presidente da França, Emmanuel Macron, no Palácio Itamaraty, ontem, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ofereceu ao visitante uma cesta com iguarias nacionais, um espumante da Serra Gaúcha e queijos procedentes de diversas regiões do Brasil. Entre os itens oferecidos a Macron, destaque para o tradicional queijo do Marajó. “Presenteei o presidente Emmanuel Macron com cinco dos melhores e mais premiados queijos brasileiros, inclusive reconhecidos na França, para que ele possa me dizer o que achou deles”, escreveu Lula em sua rede social.

ENERGIA

O Boletim do Programa Mensal de Operação (PMO), referente à semana entre os dias 30 de março a 5 de abril, apresenta cenários de aceleração na demanda de carga tanto no Sistema Interligado Nacional (SIN) como em todos os subsistemas durante o mês de abril. O SIN deve ter expansão de 7,9% (79.827 MWmed). Por região, o crescimento mais acentuado deve ser verificado no Nordeste, 8,9%, seguido pelo Sudeste/Centro-Oeste e pelo Sul, onde deve chegar a 7,8% de avanço. O menor crescimento de demanda será no Norte, que deve ser de 6,8% (7.523 MWmed).

RESERVATÓRIOS

As projeções de Energia Armazenada (EAR) para 30 de abril são superiores a 60% em todas as regiões. O maior percentual esperado de EAR para o último dia do próximo mês é do subsistema Norte, 95,8%. Na sequência, estão os indicadores do Nordeste (71,3%), Sudeste/Centro-Oeste (67,5%) e do Sul (66,5%). O Operador Nacional do Sistema Elétrico (NOS) vem propondo medidas para manter as condições favoráveis dos reservatórios, um fator importante para a garantia do atendimento às demandas de carga e potência ao longo do ano.

BIENAL

Com patrocínio do Instituto Cultural Vale, o Museu de Arte de Belém receberá a itinerância da 35ª Bienal de S. Paulo. A exposição “Coreografias do impossível” chega a Belém no dia 3 de abril com uma seleção especialmente criada pelos curadores Diane Lima, Grada Kilomba, Hélio Menezes e Manuel Borja-Villel. A Bienal é um dos três maiores eventos do circuito artístico internacional, ao lado da Bienal de Veneza, na Itália, e da Documenta de Kassel, na Alemanha. A mostra ficará aberta para visitação até 26 de maio com entrada franca.

PROJETOS

A 5ª Reunião Ordinária da Comissão de Constituição e Justiça e de Redação Final (CCJRF) da Assembleia Legislativa aprovou 39 projetos de lei. Vinte e uma proposições foram votadas em bloco e aprovadas por unanimidade. São 13 pedidos de reconhecimento de Utilidade Pública, dois títulos de Cidadão do Pará, criação de quatro datas comemorativas, e dois pedidos de reconhecimento de Patrimônio Cultural Imaterial. Também foram apreciados PLs que instituem duas políticas públicas e três programas estaduais.

INVESTIMENTO

Mesmo diante da discreta queda da taxa básica de juros (Selic), iniciada em agosto de 2023, as mulheres paraenses permanecem fiéis a investimentos conservadores. Metade das investidoras aposta na renda fixa. É o que mostra levantamento do Santander Brasil com dados de 2022 e 2023 junto a clientes. A renda fixa, que engloba essas modalidades de investimento, passou a representar 50% da carteira das mulheres no Pará em 2023. Esse percentual é o terceiro menor do país, superado apenas por Rio Grande do Norte (48%), Mato Grosso (49%).

LINHA DIRETA

Por iniciativa da vereadora Blenda Quaresma (MDB), foi aprovado por unanimidade na Câmara Municipal um projeto de resolução que vai permitir que as parlamentares de Belém tenham o direito a 180 dias de licença maternidade – antes a licença era de 90 dias.

Para a vereadora, essa resolução constitui uma conquista importante e mostra que as mães parlamentares também necessitam de mais tempo para cuidar de seus filhos após o nascimento.

O governador Helder Barbalho foi muito elogiado ontem na Câmara de Belém pelo trabalho na macrodrenagem do Tucunduba. Nesta semana, atendendo solicitação de vários vereadores, ele assinou a ordem de serviço para o início das obras do canal da Caraparu, no bairro do Guamá.

O Ministério da Saúde definiu a estratégia de redistribuição de vacinas da dengue em todo o país. Mais 154 municípios serão contemplados, observando os critérios na distribuição dos primeiros lotes: Regiões de Saúde com municípios de grande porte com histórico de alta transmissão e população residente igual ou maior a 100 mil habitantes.

O deputado Chicão (MDB), presidente da Alepa, propôs um minuto de silêncio em memória do pastor Gilberto Marques de Sousa, durante a sessão de terça-feira (26). O pedido foi acolhido por unanimidade. Aos 81 anos, o pastor da Assembleia de Deus morreu na sexta-feira (22).

Gilberto Marques era um dos maiores líderes evangélicos do Brasil. Bastante popular entre os membros da congregação, o pastor presidia a Convenção Interestadual de Ministros e Igrejas Evangélicas Assembleias de Deus do Pará, e é pai do deputado federal Olival Marques (MDB).

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Repórter Diário

Leia mais notícias de Repórter Diário. Clique aqui!

Últimas Notícias