plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
RECORDAR PARA NUNCA MAIS REPETIR

Casa das 11 janelas recebe exposição sobre a ditadura

A programação do 60º aniversário do golpe de 1964 no Brasil, promovida pela Secretaria de Igualdade Racial e Direitos Humanos (Seirdh), inclui exposição, seminário e show musical.

Imagem ilustrativa da notícia Casa das 11 janelas recebe exposição sobre a ditadura camera Exposição “Memórias da Ditadura”. | ( Divulgação

MEMÓRIAS

Para marcar o 60º aniversário do golpe de 1964 no Brasil, a Secretaria de Igualdade Racial e Direitos Humanos (Seirdh) realiza, a partir de amanhã (28), uma programação variada, começando com a exposição “Memórias da Ditadura”, o seminário “60 anos do Golpe Civil-Militar de 1964”, na Casa das Onze Janelas. Um show musical da Amazônia Jazz Band completa a agenda. A iniciativa é uma parceria com a Secult, o Instituto de Gestão Previdenciária e Proteção Social do Pará (Igepps) e o Programa de Pós-Graduação em História da UFPA.

INVASÃO

O Ministério Público Federal (MPF) tomou uma série de medidas nesta segunda-feira (25) para combater reinvasões de não indígenas à Terra Indígena (TI) Alto Rio Guamá, no nordeste paraense, ocorridas no final de semana. O MPF pediu medidas à Justiça Federal, recomendou que a Força Nacional permaneça na área e requisitou informações a órgãos públicos sobre quais providências foram tomadas. A retirada de não indígenas – a chamada desintrusão – ocorreu no ano passado, em cumprimento a sentença da Justiça Federal de 2014.

TIROTEIO

Ontem, na véspera da Assembleia Geral Ordinária da Unimed Belém, o cunhado de uma conselheira fiscal que tenta a recondução pediu que a Agência Nacional de Saúde intervenha na cooperativa. O clima, que já era tenso, tornou-se bélico, com troca de acusações e ameaças de ações judiciais. Os cooperados terão que escolher hoje no voto três conselheiros fiscais titulares. Nos últimos dias, através de grupos nas redes sociais, houve um confronto entre a atual diretoria e integrantes da direção anterior, que foi destituída em assembleia.

FRAUDE

A pedido do MPF, a Justiça Federal determinou a suspensão imediata da matrícula de dois estudantes do curso de medicina da Uepa por fraude no Enem em 2022 e 2023. Com a decisão, as duas vagas devem ser devolvidas para candidatos aprovados ao curso. Dois universitários são investigados pela PF em Marabá, pela possível prática dos crimes de falsidade ideológica, uso de documento e de falsa identidade. Segundo denúncia anônima, outra pessoa teria feito a prova pelos candidatos, em 2022 e 2023. Perícias grafotécnicas confirmaram as suspeitas.

FORMAÇÃO

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) vai atuar com um polo avançado de formação profissional no município de Ourilândia do Norte, no sul do Pará. Os cursos ofertados pelo Senai serão realizados no Centro de Treinamento Mineração Onça Puma, cedido por meio de comodato pela Vale, detentora do espaço. O contrato, com vigência inicial de três anos, foi assinado nesta terça-feira (26). Localizado no bairro Novo Horizonte, o espaço possui estrutura com seis salas de aulas, oito laboratórios e auditório para 120 pessoas.

EPILEPSIA

A terça-feira (26) foi de celebração do Dia Mundial de Conscientização Sobre a Epilepsia, conhecido como Purple Day (Dia Roxo em inglês). Criada no Canadá em 2008, a data busca alertar e desmistificar os preconceitos relacionados a essa disfunção do sistema nervoso central. Desde 2014, o Hospital Ophir Loyola mantém um Ambulatório de Epilepsia para atender e acompanhar pacientes. Em 2023, o serviço realizou 470 consultas em neurologia e 223 consultas em neurocirurgia, para avaliação de pacientes com epilepsia refratária

LINHA DIRETA

A Secretaria de Articulação da Cidadania promove hoje, a partir das 8h, uma ação de cidadania e saúde referente ao aniversário de 397 anos do Mercado do Ver-o-Peso. A programação, coordenada pelo secretário Igor Normando, será realizada na Praça do Relógio. O evento vai oferecer serviços gratuitos e benefícios do programa Sua Casa.

Em razão do feriado da Páscoa, a Seplad torna facultativo, a partir de 12h, os expedientes nos órgãos e entidades da administração pública direta e indireta do Executivo estadual na quinta-feira (28) e sexta-feira (29).

As inscrições para a etapa regional do Prêmio IEL de Talentos 2024 estão abertas e vão até 31 de maio. Voltado para estudantes, instituições de ensino e empresas, a premiação incentiva a excelência nos programas de estágio e reconhece projetos inovadores na jornada acadêmica e profissional dos jovens talentos.

Os primeiros colocados da etapa regional poderão participar da etapa nacional, que será realizada no segundo semestre, na qual concorrerão com competidores de todo o país. As inscrições podem ser feitas gratuitamente pelo site do IEL.

Em alusão ao mês dedicado às mulheres, a Secretaria de Igualdade Racial e Direitos Humanos (Seirdh) entrega hoje (27), às 9h, no auditório do Instituto de Gestão Previdenciária e Proteção Social do Pará (Igepps), em Belém, a Comenda Mulher Personalidade Negra 2024.

A Defensoria Pública do Estado nomeou mais 15 defensores para atuar no interior paraense. Os novos nomeados são oriundos do 5º concurso público realizado em janeiro de 2022. Mais de 70 concursados já foram chamados. A cerimônia de posse dos novos defensores está prevista para 17 de abril, em Belém.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Repórter Diário

Leia mais notícias de Repórter Diário. Clique aqui!

Últimas Notícias