plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
REPÓRTER DIÁRIO

Plataforma Pará Digital fornecerá serviços ao cidadão

O Pará Digital: plataforma unificada de serviços do governo estadual, com acesso a mais de 300 serviços. App em breve na Apple Store e Google Play.

Imagem ilustrativa da notícia Plataforma Pará Digital fornecerá serviços ao cidadão camera Plataforma Pará Digital | Divulgação

A Prodepa e a Ouvidoria Geral do Estado apresentarão quarta-feira o “Pará Digital”, plataforma unificada de serviços do governo do Estado do Pará, que fornecerá informação de mais de 300 serviços ao cidadão. O Pará Digital é uma evolução na maneira como a população interage com o governo estadual, modernizando o acesso aos serviços públicos. Funcionando como centralizadores de serviços, o portal e o app disponibilizarão acesso e consulta sobre as informações dos serviços oferecidos por todos os órgãos estaduais. Se o serviço já for digital, o cidadão poderá acessar diretamente pelo link https://www.paradigital.pa.gov.br. O aplicativo será disponibilizado em breve na Apple Store e na Google Play Store.

Energia

A região Norte encerrou fevereiro com algumas das maiores taxas de aumento no consumo de energia elétrica do país, puxadas principalmente pelo calor e menor volume de chuvas, cenário que provoca um uso mais intenso de ventiladores e ar-condicionado. O Amazonas encerrou o período com carga de 1.272 megawatts médios, volume 28,4% maior na comparação com o mesmo período do ano passado, a maior taxa registrada pela CCEE no Brasil neste mês. O Pará fico na quinta colocação na região, com carga de 2.878 megawatts médios, voluma apenas 1,8% em relação ao mesmo período de 2023.

Consumo

O Acre demandou 144 MW médios, com crescimento de 16,9% no comparativo anual, sendo a segunda maior taxa de avanço no país. 92% da energia foi utilizada pelos consumidores do segmento regulado e o restante distribuído aos clientes do ambiente livre. No total, 77% dessa energia foi destinada às residências e pequenas empresas, no mercado regulado, e o restante para a indústria e grandes empresas, no mercado livre. Os dados foram apurados pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).

Dengue

O Brasil registrou até a última sexta-feira, mais de 2 milhões de casos prováveis de dengue, com 715 mortes pela doença confirmadas. De acordo com dados do Painel de Arboviroses divulgado pelo Ministério da Saúde, outras 1.078 mortes estão em investigação. Hoje o coeficiente de incidência é de aproximadamente 1.007 casos a cada 100 mil habitantes. Distrito Federal, Minas Gerais, Espirito Santo, Paraná e Goiás contam com as maiores taxas de incidência da doença.

Estabilidade

Até o momento, cerca de oito unidades da federação já decretaram estado de emergência por conta do número elevado de casos de dengue. Entre elas estão Rio de Janeiro; Espírito Santo; Minas Gerais e Santa Catarina. Ainda segundo o ministério, a incidência de casos prováveis é maior entre mulheres (55,5%). A faixa etária que apresenta o maior número de notificações são os adultos entre 20 e 29 anos. No Pará ocorreram apenas 2 mortes até o momento, com pouco mais de 1,3 mil casos registrados até o final e fevereiro. Novo boletim epidemiológico com o número atualizado de casos deve ser divulgado hoje pela Secretaria de Estado de Saúde (Sespa).

Linha Direta

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) realizou semana passada, na Sala Vicente Salles, no Memorial dos Povos, a primeira reunião com as Tacacazeiras do Pará, para dar início aos estudos que ajudarão no registro do Ofício de Tacacazeira como patrimônio cultural do Brasil.

Em parceria com o Núcleo de Estudos Interdisciplinares em Sociedades Amazônicas, Cultura e Ambiente (Sacaca) da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), a reunião fez parte da etapa da pesquisa, que se estende aos estados do Acre, Amapá, Pará, Roraima, Rondônia e Tocantins para instruir o processo de registro que trará mais oportunidades para as fazedoras de tacacá da Região Norte.

O governador Helder Barbalho fez sábado a entrega de 89 novas viaturas para a Polícia Militar de Santarém e demais municípios da região de integração do Baixo Amazonas, em substituição à frota antiga. Um novo contrato de locação irá substituir, gradativamente, a frota em todos os 144 municípios paraenses.

A Cooperativa de Agricultores Familiares da Região de Carajás (Cooperasul), em Parauapebas, inicia hoje a entrega de quase 1.7 toneladas de alimentos para a Associação Filhos da Terra - Cozinha Solidária Pinheiro. Na última quarta-feira, a Associação de Mulheres da Agricultura Familiar do Curuçambá e Região (Amafac) realizou entregas em seis cozinhas solidárias de Ananindeua, Barcarena e Belém.

Ao todo, foram distribuídas mais de 3,2 toneladas alimentos, de 20 diferentes tipos. As entregas ocorrem no âmbito do Programa de Aquisições de Alimentos (PAA) oriundos do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).

A Secretaria de Articulação da Cidadania (Seac) promoveu no sábado uma “batalha de culinária’ envolvendo alunos dos cursos de culinária das Usinas da Paz Cabanagem e Prof. Amintas Pinheiro, localizada no bairro do Icuí-Guajará, em Ananindeua, onde será realizado o evento.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Repórter Diário

Leia mais notícias de Repórter Diário. Clique aqui!

Últimas Notícias