plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
REPÓRTER DIÁRIO

Ministério convoca 6ª Conferência Nacional das Cidades

Confira os destaques do Repórter Diário desta quarta-feira, 6 de março

Depois de 10 anos, o Ministério das Cidades convocou a 6ª Conferência Nacional das Cidades, com o tema: “Construindo a Política de Desenvolvimento Urbano: Caminhos para cidades inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social”. As informações constam da Portaria nº 175, de 29 de fevereiro de 2024, publicada no Diário Oficial da União de 1º de março. É mais um passo dado pelo Ministério das Cidades para reconstruir a participação social nas políticas públicas de desenvolvimento urbano, habitação, territórios periféricos, mobilidade urbana e saneamento básico.

CALENDÁRIO

A Conferência se desdobra em etapas. Os prazos e as atividades culminam na realização da Etapa Nacional, que ocorrerá em novembro de 2024, em Brasília. Os Estados e o DF deverão convocar Conferências Estaduais e Distrital até 15 de abril, e aprovar seus Regimentos Internos até essa data. Já os municípios devem convocar as conferências locais entre 15 de março e 15 de junho, respeitando o Regimento Interno da Conferência Estadual. A etapa municipal vai de 15 de abril a 30 de junho; a etapa estadual e distrital ocorre entre 1º de julho e 15 de setembro.

RODOVIA

O governo do Pará entrega hoje a aguardada duplicação e urbanização da rodovia PA-412, em Vigia, região de integração do Guamá. A obra, produto de convênio entre a prefeitura de Vigia e o Estado, inclui terraplenagem, drenagem, ciclofaixa, canteiro central e iluminação, e envolve investimentos superiores a R$ 9 milhões, beneficiando mais de 50 mil pessoas. A cerimônia terá a presença do governador Helder Barbalho. A PA-412 é uma via estratégica que conecta a PA-140. A duplicação do trecho de 2,40 km reforça as infraestruturas rodoviárias nas regiões paraenses.

DISSIDÊNCIA

A pré-candidatura à reeleição do prefeito Edmilson Rodrigues (PSOL) terá que contornar nos próximos dias um obstáculo interno. Apesar de mal avaliado na capital, o nome do chefe do Executivo municipal foi aprovado pelo PSOL para concorrer ao pleito de outubro, fato que desagradou a vereadora Professora Sílvia Letícia, que se lançou pré-candidata para bater chapa com o gestor. Pela rebeldia, ela deve ser expulsa do partido por infidelidade partidária. Em sua defesa, Silvia alega que preserva o estatuto do PSOL e que tem sido vítima de “violência política”.

FRATERNIDADE

A Campanha da Fraternidade, tradicional ação de solidariedade promovida anualmente pela CNBB, tem sofrido duros ataques de grupos descontentes com o tema escolhido: “Amizade Social”. O tema, em sintonia com a orientação do Papa Francisco, propõe construir pontes para a efetivação de uma Igreja que acolha ainda mais os necessitados, mas descontentou setores mais conservadores, o que põe em risco o sucesso da campanha. Para neutralizar a crise, as redes sociais se tornaram o grande suporte da Igreja para que a campanha ganhe força junto à população cristã.

GOLPE

A Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) informa que o Departamento de Vigilância Sanitária não faz contato, por meio de aplicativos de troca de mensagens, ligações e agenda de visitas, para obter informações referentes a qualquer estabelecimento comercial em funcionamento na capital paraense. O alerta é feito porque comerciantes locais registraram denúncias no órgão, suspeitando ser tentativa de golpe. Por se tratar de uma fraude, houve registro de boletim de ocorrência para que a Polícia Civil possa apurar o caso.

LINHA DIRETA

  • Começa no dia 13 de março, no Theatro da Paz, a “4ª Mostra de Teatro Nilza Maria”. As peças serão encenadas de 13 a 17 de março de 2024, sempre às 20h, exceto no dia 17, que será às 19h. Esta edição homenageará o diretor Geraldo Salles, do Grupo Experiência.
  • Na primeira edição, serão apresentadas cinco peças: “Belém Bragança - Os trilhos da Esperança” (José Leal), “Gato por Lebre” (Saulo Sisnando), “O que não se diz apodrece em nós” (Paulo Santana), “Joana” (Edyr Proença) e “Picadeiro: Solo onde plantei minhas lágrimas” (Evanildo Mercês).
  • O Núcleo de Acesso ao Crédito da Fiepa e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) promovem hoje (6) às 9h, no auditório Albano Franco, em Belém, o Finep Day, evento destinado ao fomento da inovação no Brasil. O apoio é do Instituto Senai de Inovação em Tecnologias Minerais.
  • Estão abertas as inscrições do Processo Seletivo 2024 para os programas de Residência Médica da Uepa, em Belém e Santarém. Os programas de Residência Médica seguem normas e são credenciados pela Comissão Nacional de Residência Médica do Ministério da Educação.
  • O paraguaio Gustavo Morínigo, apresentado ontem como novo técnico do Clube do Remo, é o quinto estrangeiro a comandar o time azulino. Antes dele, passaram pelo Evandro Almeida os uruguaios Ricardo Diez, Julio Veliz e Juan Alvarez, e o surinamês François Thijm.
VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Repórter Diário

Leia mais notícias de Repórter Diário. Clique aqui!

Últimas Notícias