plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
REPÓRTER DIÁRIO

Março é o mês mais chuvoso no Pará, diz INMET 

O mês de março é tradicionalmente o mês mais chuvoso no Pará o que causa transtornos a população

Imagem ilustrativa da notícia Março é o mês mais chuvoso no Pará, diz INMET  camera Fortes chuvas serão registradas em março | Foto: Bruno Cecim / Ag.Pará

O Pará apresentou no mês de fevereiro a maior redução dos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs). Os dados, que consideram a série histórica registrada a partir de 2010, foram divulgados pela Secretaria Adjunta de Inteligência e Análise Criminal (Siac), vinculada à Segup, e refletem o êxito das ações ostensivas e preventivas da Polícia Militar, em conjunto com os demais órgãos de segurança. Em relação à PMPA, o Departamento Geral de Operações é a unidade responsável pelo planejamento, coordenação e controle das operações de policiamento executadas pela instituição.

INVESTIMENTOS

A PM tem intensificado as operações, tanto as integradas com outros órgãos da Segup como as ações pontuais, como a “Fechando o cerco” e a “Tolerância Zero”, que foram realizadas nas zonas de maior mancha criminal. Em 2018, o Estado registrou 4 mil homicídios. Havia defasagem de material estrutural e humano. Os investimentos realizados na capacitação dos agentes, em armamentos, veículos e na estrutura das unidades da corporação, contribuíram diretamente para os resultados alcançados neste começo de ano.

SEDA

A Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (Codec) recebeu a Comitiva Precursora da Rota da Seda Marítima na Amazônia, na quarta-feira (28). O grupo veio estabelecer parcerias, realizar intercâmbios, discussões e colaborações para fortalecer as relações sino-brasileiras. A comitiva é composta por representantes da Zhuhai Sino-Lac Supply Chain Co., Ltd, Guangdong Nongfengbao e Universidade de Hohai. Os chineses apresentaram o projeto de biofertilizantes, em parceria com a Ufra, e levantaram informações sobre as potencialidades econômicas do Pará.

Conteúdos relacionados:

PREVENÇÃO

Estudos do Instituto Nacional do Câncer (Inca) prevêem 780 novos casos de câncer de colo de útero no Estado do Pará em 2024. Oncologistas alertam que, se a doença for descoberta em fase inicial, as chances de cura são próximas de 100%. Mas, se o diagnóstico for tardio, diminuem drasticamente para 5%. Março Lilás é o mês dedicado à prevenção do câncer de colo de útero em todo o Brasil. A campanha do Ministério da Saúde busca incentivar a prevenção da doença entre as mulheres.

CAJU

A Emater Pará em Conceição do Araguaia está mirando no sucesso da cadeia produtiva de caju, a fim de diversificar a renda, e promover a segurança alimentar e o aproveitamento sustentável de áreas da agricultura familiar. Desde 2019, os escritórios local e regional gerenciam um projeto-piloto que inclui introdução de novas variedades melhoradas geneticamente e o abastecimento da merenda escolar. O processo foi impulsionado com a instalação de uma unidade de observação (UO) de 30 mudas do clone CCP - 76, proveniente da Embrapa no Piauí.

CHUVA

Março retoma a tradição de mês mais chuvoso do ano. De seus 31 dias, 25 serão de muita chuva. Na Região Metropolitana de Belém deverão ocorrer chuvas e trovoadas quase diariamente, o que é um transtorno para a população e um desafio para as gestões municipais. Apesar dessa intensidade, deve chover 10% a menos do que o previsto anteriormente para a RMB. Segundo informações do Instituto Nacional de Meteorologia, a maior incidência de chuva em Belém será nos bairros de Campinas e Cidade Velha.

Quer ler mais notícias do Pará? Acesse nosso canal no Whatsapp

Linha Direta

A Latam Cargo acaba de anunciar que, a partir de abril, a unidade de transporte de cargas do grupo passará a operar a nova rota cargueira Guarulhos-Belém-Manaus, com frequência de uma vez por semana a bordo de aeronaves cargueiras Boeing 767-300F, com capacidade para mais de 50 toneladas.

Como resultado, a empresa duplicará a sua capacidade para a capital paraense, uma vez que hoje transporta cargas de/para a localidade exclusivamente nos compartimentos das aeronaves de passageiros.

O Dia Mundial da Obesidade, 4 de março, motivou a regional da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (Sbem) a promover no Pará uma campanha para incentivar diálogos que estimulem o conhecimento sobre a doença, combater o estigma e agir para melhorar a prevenção e o tratamento da obesidade.

Período em que muitos estão se recuperando dos gastos extras realizados em dezembro por conta de Natal e Ano Novo e não querem nem pensar em novas dívidas, janeiro registrou queda na busca por crédito em 24 estados brasileiros - o Pará em 7º nesse ranking, com redução de 7,3%. Os dados são da Serasa Experian.

Iniciadas ontem, dia 1º, vão até 30 de maio as inscrições voluntárias de grandes e médias empresas de todo o país no Domicílio Judicial Eletrônico, ferramenta do Programa Justiça 4.0 que centraliza as comunicações de processos de todos os tribunais brasileiros numa única plataforma digital.

Após a data-limite, o cadastro será feito de forma compulsória, a partir de dados da Receita Federal, porém, sujeito a penalidades e riscos de perda de prazos processuais.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Repórter Diário

Leia mais notícias de Repórter Diário. Clique aqui!

Últimas Notícias