plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
REPÓRTER DIÁRIO

Ophir Loyola apresenta case de sucesso em congresso mundial

Veja essas e outras notícias na coluna Repórter Diário desta quinta-feira (16)

Imagem ilustrativa da notícia Ophir Loyola apresenta case de sucesso em congresso mundial camera Apresentações de trabalhos e capacitação em sustentabilidade hospitalar com foco na COP 30 fizeram parte da agenda institucional | ( Divulgação )

Representantes do Hospital Ophir Loyola (HOL) participaram em Lisboa do 46° Congresso Mundial dos Hospitais. Com o tema “Global Learning, Local Action”, o fórum reuniu líderes e gestores, serviços e organizações para dividir conhecimento e boas práticas de liderança, apresentar ideias e inovações. O case do HOL “Metodologia Lean Healthcare: Aplicação de Ferramentas Para a Redução do Tempo de Atendimento Emergencial em um Hospital Oncológico na Amazônia Oriental” recebeu excelente avaliação e foi um dos escolhidos para exposição no congresso.

REFERÊNCIA

O diretor-geral do HOL, o médico João de Deus, destacou a importância da participação do hospital na condição de centro de alta complexidade de oncologia e referência na Região Norte do país. “Atendemos um perfil adulto oncológico específico e tratamos doenças complexas que existem somente nesta região do mundo e são tratadas pelo hospital”, observou, relatando que os participantes do congresso se surpreenderam com o fato de termos uma urgência oncológica, algo incomum em outros países.

UNIVERSIDADES

Na lista das 30 melhores universidades do país, a UFPA ocupa a melhor posição entre as instituições do Estado, segundo o Ranking Universitário Folha (RUF). A UFPA recebeu 80,46 pontos de nota geral. Quase duas vezes mais que a 2ª no ranking paraense, a Uepa, cuja nota é 42,38. Em seguida, vem a Ufra, com 40,06, e a Ufopa (Santarém), com 37,59 de nota. Entre as privadas, a melhor posicionada é a Unama, 6ª no Estado. O RUF é o principal ranking de universidades do país. Ele avalia, com dados nacionais e internacionais, todas as universidades brasileiras.

DESTAQUE

Especialista em cirurgia do intestino, a paraense Angelita Habr-Gama é a primeira mulher no mundo a ganhar a Medalha Bigelow. A honraria, criada em 1916, é concedida pela Sociedade de Cirurgia de Boston (EUA) aos médicos que tenham contribuído para o progresso científico. Somente 34 profissionais tinham sido agraciados. Angelita, natural do Marajó, recebeu o prêmio no último dia 6 de novembro, em Boston. Ela foi a primeira mulher a fazer residência em cirurgia do Hospital das Clínicas da USP. Em 2021, ela sobreviveu à Covid-19 após passar 50 dias entubada.

EDUCAÇÃO

O Grupo de Trabalho Educação Ambiental foi incluído como pauta prioritária na VII Conferência Municipal de Educação (Conneb), com vistas a instituir o Plano Municipal de Educação Ambiental, que vai estabelecer formação continuada para professores e universalizar o tema em todas as escolas da rede. A iniciativa pretende assegurar aos alunos da educação básica conhecimentos e habilidades para fazer a interligação com as disciplinas regulares, associada aos temas de direitos humanos, igualdade de gênero, cidadania e valorização da diversidade.

FESTIVAL

Chega a Belém a 3ª edição do Festival Interativo de Música e Arquitetura (Fima), homenageando o Theatro da Paz pelos 145 anos de fundação. O festival, patrocinado pelo Instituto Cultural Vale, promove hoje, às 20h, palestra com o especialista em patrimônio Aldrin Moura de Figueiredo e concerto com a Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz, sob a regência do maestro Miguel Campos Neto. No repertório, clássicos de Villa-Lobos, Carlos Gomes, Verdi e outros grandes nomes da música erudita. A retirada dos ingressos pode ser feita na bilheteria, a partir das 9h.

A Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa) realiza amanhã, em Belém, a divulgação do PIB do Pará e dos produtos Tabelas de Recurso e Usos (TRU), Matriz de Insumo Produto (MIP) e Dashboard da Nota Fiscal Eletrônica. Na ocasião, haverá a cerimônia de assinatura do termo de cooperação técnica entre a Fapespa e a Sefa.

O Boulevard da Gastronomia já tem data de inauguração: será no próximo dia 25 de novembro, na condição de obra prioritária para a Conferência Mundial do Clima, a COP 30, em 2025. A definição da data aconteceu em reunião na Codem, realizada na terça-feira, 14.

Hoje e amanhã (17), a Assembleia Legislativa será sede do I Encontro Paraense dos Secretários Municipais de Meio Ambiente (Fopesmma), com apoio do deputado Chicão (MDB). O tema é “Sustentabilidade: Um movimento global que começa no local”.

Em intervalo de três dias, dois leitores do RD tentaram assistir ao filme “Assassinos da Lua das Flores”, de Martin Scorsese, no Cinépolis do Doca Boulevard, e foram avisados que havia “problema com a sala de projeção”. Curiosamente, o filme segue na programação disponível na internet.

A poluição sonora lidera as reclamações junto ao MPPA em Belém. Órgãos que compõem o Gabinete de Gestão Integrada da Prefeitura reuniram no MPPA na terça-feira (14), para definir estratégias de combate ao barulho e à perturbação do sossego das pessoas. Uma das propostas em análise é a paralisação de eventos que geram muitas reclamações.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Repórter Diário

Leia mais notícias de Repórter Diário. Clique aqui!

Últimas Notícias