plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
REPÓRTER DIÁRIO

Escalada da covid em Santarém e leitos em Belém estão no RD

Coluna destaca ainda o pedido da PGE ao STF sobre importação da vacina russa Sputnik V

Imagem ilustrativa da notícia Escalada da covid em Santarém e leitos em Belém estão no RD camera Veja outras notícias do Pará na coluna do Diário | Reprodução

ESCALADA

Nos primeiros quatro meses de 2021, o número de mortes por Covid-19 em Santarém ultrapassou o índice de óbitos de todo o ano passado. De 1º de janeiro até a última sexta-feira (23), foram registradas 468 mortes pela doença no município. Em 2020, foram 467 ao longo de nove meses. Só neste mês de abril ocorreram 83 óbitos. No total, segundo o boletim epidemiológico publicado pela Secretaria Municipal de Saúde, Santarém já registrou 935 mortes desde o início da pandemia.

LEITOS

Os números começam a indicar uma mudança positiva na taxa de ocupação de leitos em Belém, ratificando a decisão do Comitê Sanitário que decidiu pela flexibilização do bandeiramento para a cor laranja. Segundo a Sesma, a capital está com 47,8% dos leitos de UTI ocupados. É a primeira vez que o percentual fica abaixo de 50% desde o dia 1° de fevereiro, quando a taxa de ocupação de UTI estava em 44,8%. Segundo o boletim de ontem, entraram no sistema de controle nas últimas 24 horas 174 novos casos.

SOLICITAÇÃO

São vistas como auspiciosas as chances da ação que o Governo do Pará, por meio da Procuradoria-Geral, impetrou ontem no STF solicitando, em caráter de urgência, autorização para que o Estado importe doses da vacina russa Sputnik V, que possui registro perante a autoridade sanitária russa e também licença emergencial para uso em mais de 60 países. A Ação Civil Originária nº 3507 (ACO 3507) foi proposta contra a União e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), considerando a ineficiência do Plano Nacional de Imunização por parte do governo federal. A Corte deve se manifestar até amanhã, 28.

NECESSIDADE

Na justificativa, a PGE informa, com base em dados da Sespa, que a vacina Sputnik não apresenta histórico de complicações nos países em que é utilizada. Outro ponto importante da ACO apresentada ao STF é que o quantitativo de doses de vacinas, distribuído pelo governo federal, tem sido muito aquém do necessário para imunizar a população do Pará. A ACO também ressalta que as falhas da União na condução do Plano de Imunização, quanto à logística e à aquisição das vacinas necessárias, são de conhecimento e efetivamente constatadas pelo STF.

SEGURANÇA

O governador Helder Barbalho assinou a ordem de serviço para as obras de construção do 36º Batalhão da Polícia Militar em S. Félix do Xingu, no sudeste paraense, em atenção a um pleito do prefeito do município, João Cleber de Sousa. O batalhão será construído em parceria com a prefeitura, que disponibilizou o terreno. “Com isto, estaremos juntos para fortalecer a presença da segurança pública na região e garantir paz para a população de S. Félix do Xingu, colaborando com toda a PA-279”, disse Helder.

PESAR

Em nota de pesar, o TRT da 8ª Região comunicou ontem o falecimento do juiz do trabalho Dennis Jorge Vieira Jennings, de 50 anos. Ele morreu em Manaus por complicações resultantes da covid-19. Santareno, Dennis ingressou no TRT8 como juiz substituto, em outubro de 2005. Atualmente, era o titular da Vara do Trabalho de Itaituba, onde foi promovido, por antiguidade, para o cargo de juiz titular, em julho de 2016. Na mensagem,

o tribunal se solidariza com familiares e amigos do magistrado.

LINHA DIRETA

O nível do rio Tapajós, em Santarém, está a apenas 28 centímetros de atingir a maior cheia dos índices registrados nos últimos anos, a de 2009. Ontem, a medição da Defesa Civil apontou que o nível está em 7,64 metros. Neste mesmo período em 2009, o rio estava medindo 7,92m.

O governador Helder Barbalho entregou ontem passarelas de concreto em S. Sebastião da Boa Vista, no Marajó. São dois quilômetros de estrutura de concreto armado em substituição às pontes de madeira.

Figuras políticas e diversas entidades repudiaram publicamente o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) que expôs, em suas redes sociais, a delegada da Mulher e da Criança de Parauapebas, Carolina Carneiro, desqualificando-a como policial por criticar a redução de controle do porte de armas.

Dono do restaurante Hakata, fundado no fim dos anos 70, Sérgio Lokurou Tsutsui, de 51 anos, morreu ontem vitimado pela covid-19, depois de um período internado na UTI do Hospital Amazônia. Chefs e entusiastas da culinária praticada pelo empresário lamentaram a perda em postagens na internet.

Em texto publicado pela revista Focus, o líder do PT no Senado, Paulo Rocha (PA), afirma que os parlamentares do partido vão atuar para que a CPI da Covid atinja o seu objetivo central: salvar vidas, retomar o crescimento econômico e zelar pela democracia.

Uma operação do Ministério Público Federal (MPF), com apoio da Polícia Federal e Justiça Federal, em Parauapebas, desativou equipamentos de mineração ilegal em área do linhão de transmissão que carrega a produção da hidrelétrica de Belo Monte do norte ao sudeste do país.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Repórter Diário

Leia mais notícias de Repórter Diário. Clique aqui!

Últimas Notícias