plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
REPÓRTER DIÁRIO

Falta de empatia expressada nas festas em Belém; leia o RD!

Os flagrantes de desrespeitos contra as restrições no momento mais difícil da pandemia são feitos em quase todos os fins de semana

Imagem ilustrativa da notícia Falta de empatia expressada nas festas em Belém; leia o RD! camera No Combu e em Outeiro os flagrantes | Reprodução

No final de semana em que o Brasil e o Pará ultrapassaram as 350 mil e 11 mil mortes, respectivamente, em decorrência da Covid-19, com quase 3,7 mil mortes diárias no país, a irresponsabilidade e a falta de empatia de parte da população não têm fim. No último sábado a tarde, dezenas de lanchas e barcos ancorados um ao lado do outro realizavam uma animada festa particular na ilha do Combu, mais precisamente no Furo de São Benedito ou Prainha, point movimentado de quem atravessa para o outro lado do rio todos os finais de semana. Quando a maré baixou, centenas de pessoas desceram das embarcações para a água com drinks e cervejas e aglomeraram ao som de muito funk, pagode e música eletrônica. A Polícia Civil já investiga o fato para apurar responsabilidades.

SEM NOÇÃO

Em terra firme o desrespeito à Lei continua: após receber uma ligação do disque-denúncia, ainda no sábado, a Polícia Militar fechou no final da tarde uma balada clandestina que corria solta no restaurante Imperium Gastronomia e Arte, no bairro do Umarizal. As redes sociais do restaurante anunciavam um “almoço sertanejo” que varou pela noite. Os policiais constataram o descumprimento de medidas de segurança como o uso de máscara e distanciamento social. O restaurante operava com capacidade acima do permitido. Várias pessoas estavam sem máscaras e desrespeitavam o distanciamento social

REALIZE

O Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário (GMF), e a Vara de Execução Penal (VEP) da região metropolitana lançaram virtualmente na sexta-feira o projeto “Realize”, voltado a mulheres custodiadas no Centro de Reeducação Feminino de Ananindeua. Criado a partir de um Acordo de Cooperação Técnica entre a Vara de Execuções Penais (VEP) da RMB, pela Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP) e pela Faculdade Estácio do Pará (FAP), o projeto garante direitos das mulheres custodiadas no CRF em relação a educação, profissionalização e empreendedorismo, além da prestação de atendimentos psicossociais e jurídicos.

FLORESTA

Savanas nativas se expandem no interior da Amazônia em consequência de incêndios recorrentes, aponta estudo da revista Ecosystems. A degradação da floresta, ao longo do chamado “arco do desmatamento”, ocorre em ritmo mais acelerado. A pesquisa indica a descoberta de um processo de savanização no coração da Amazônia, bem longe da fronteira agrícola. Foram mapeados 40 anos de incêndios, revelando que as queimadas haviam matado praticamente todas as árvores, possibilitando que a camada superficial do solo sofresse erosão com as inundações anuais e se tornasse arenosa.

REVITALIZAÇÃO

O prefeito Edmilson Rodrigues anunciou que a Secretaria Municipal de Meio Ambiente vai revitalizar o Bosque Rodrigues Alves, o Jardim Zoobotânico da Amazônia, um dos 1.846 espaços ambientais que integram a Botanic Gardens Conservation International (BGCI), organização não-governamental que promove a conservação de plantas em jardins botânicos. A área receberá melhor sinalização, e ter uma nova dinâmica de organização e acessibilidade. A Semma está na expectativa de inaugurar o espaço o mais breve, se possível final do período de confinamento da população.

LINHA DIRETA

Não existe toque de recolher nas marinas que funcionam ao longo da beira do Rio Guamá. Depois de farrearem por horas a fio em festas clandestinas em bares e restaurantes ou a bordo de suas lanchas e barcos nos furos, muitos empresários continuam as festas pela madrugada com as bebidas que sobram nas embarcações sem serem incomodados pela administração dos espaços.

O prazo final da etapa preliminar de restabelecimento das atividades presenciais em toda a 1ª Região, que abrange a JF no Pará e em mais 12 estados, além do Distrito Federal, foi ampliado de 31 de março até o dia 30 de abril. A medida é decorrente das cautelas sanitárias exigidas para minimizar os impactos da pandemia de Covid-19.

A Secretaria de Planejamento e Administração (Seplad) realizou audiência on-line para apresentar o projeto de lei com as Diretrizes Orçamentárias para o ano de 2022 aos poderes Legislativo, Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública e Órgãos Constitucionais Independentes para debater. A audiência foi coordenada pelo secretário adjunto de Planejamento e Orçamento da Seplad, Ivaldo Ledo.

A Secretaria de Esporte e Lazer (Seel) deve implantar ainda neste semestre os programas “Talentos Esportivos Seel” e “Vida Ativa na Terceira Idade” em Moju. Os professores aprovados no PSS irão ministrar aulas de modalidades esportivas nas Usipaz. Em média, 11.875 pessoas devem ser beneficiadas.

Dois homens foram detidos pelo 26° Batalhão da PM no sábado após serem identificados como organizadores de uma festa com aproximadamente 100 pessoas em um sítio em área de difícil acesso no bairro Fama, em Outeiro. Quatro homens fugiram com a chegada da Polícia, que cercou a área.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Repórter Diário

Leia mais notícias de Repórter Diário. Clique aqui!

Últimas Notícias