plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
REPÓRTER DIÁRIO

Escassez de O2 e suspensão de prova de vida estão no RD

A coluna de todos os dias do Diário do Pará está de volta. Acompanhe diariamente aqui!

Imagem ilustrativa da notícia Escassez de O2 e suspensão de prova de vida estão no RD camera Leia mais no RD de hoje! | Reprodução

A Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp) divulgou ontem novo levantamento feito com 88 afiliados, revelando uma situação crítica quanto a insumos essenciais para atendimento a pacientes de covid. A maioria está com grave escassez de oxigênio, anestésicos e medicamentos para intubação. Cerca de 75% das instituições particulares só têm abastecimento garantido por mais cinco dias. O levantamento mostra, por exemplo, que hospitais de Belém, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre e São Paulo estão com abastecimento crítico de oxigênio.

DESCUIDO

Quanto aos anestésicos, 23 hospitais participantes da pesquisa também estão com estoque inferior ou igual a cinco dias. Os hospitais, em esforço emergencial, definiram a estratégia de acesso e estão fazendo a importação extra dos produtos em falta, com apoio da Anvisa, que agilizou procedimentos administrativos para permitir as importações no menor espaço de tempo possível. O estudo não revela o motivo que levou os hospitais particulares a descuidarem do estoque de insumos tão importantes em meio à pandemia.

ESTÍMULO

O presidente da Assembleia Legislativa, Francisco (Chicão) Melo (MDB), destacou ontem a aprovação pela Casa de dois projetos do Executivo que alteram leis estaduais para estimular a economia por meio da indústria de transformação. Com isso, haverá redução de impostos como o ICMS em operações internas e interestaduais com máquinas e equipamentos de uso permanente da indústria. Também houve mudança para facilitar o pagamento de ICMS com a retirada da multa moratória sobre as parcelas em atraso, sendo cobrado uma única vez, no parcelamento.

INQUÉRITO

A Promotoria de Justiça de Santarém abriu inquérito para apurar a realização do “2º Desafio Zéfiro – 70 Km”, em Alter do Chão, no domingo passado. O Conselho de Desenvolvimento Comunitário da vila repudiou e cobrou esclarecimentos sobre o evento, que descumpriu decreto municipal e causou grande aglomeração. Além da participação do secretário municipal Ezequiel Azevedo, a competição foi organizada pelo juiz Alexandre Rizzi, conhecido por mandar prender em 2019 brigadistas de uma ONG pela falsa acusação de incêndio criminoso numa floresta da região.

LIMPEZA

Para tirar o estigma dos “laranjinhas” – referência à cor do uniforme dos agentes de limpeza urbana na capital paraense –, a Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan) lançou, via internet, a campanha “Vida de Gari”. São episódios que contam histórias de vida e promovem a valorização profissional dos trabalhadores, que relatam racismo, discriminação, ofensas diárias e humilhação. Segundo a secretária de Saneamento, Ivanise Gasparim, a iniciativa visa demarcar um novo perfil da gestão do saneamento na capital paraense.

DIÁLOGO

A secretária de Planejamento explica que a campanha “Vida de Gari” é uma forma de dialogar com a população. “Até o ano passado, a Sesan sequer tinha canal de redes sociais e canal aberto para falar com a comunidade, a população”, afirma. Agora, a Sesan recebe solicitação de serviços pelas redes sociais, WhatsApp do Disque Entulho (91) 98499-0059, somente mensagens, pelo protocolo na sede física (av. Almirante Barroso, 3110 – Marco) e também conta com um núcleo de trabalho específico para o acompanhamento das ações do órgão.

LINHA DIRETA

O IPMB suspendeu, até 15 de abril, os serviços de recadastramento e de prova de vida, necessários para o recebimento dos benefícios previdenciários. “A decisão é temporária em razão da situação calamitosa da covid-19”, explica a presidente do instituto, Edna Maria D’Araújo.

Outro serviço do IPMB que sofreu mudanças foi a perícia médica, cujo atendimento está restrito a usuários que realizarem o agendamento pelo e-mail oficial do instituto. Já o serviço de certidão negativa continua com atendimento presencial, porém com restrição de até 15 pessoas por dia.

O Pará é 3º no ranking de mortes de jornalistas em decorrência do novo coronavírus, perdendo somente para Amazonas e S. Paulo: foram 19 do início da pandemia até 30 de março deste ano. O levantamento é do Sinjor-PA. O Brasil é o país com mais jornalistas mortos pela doença em todo o mundo, com 169 vítimas.

O deputado Carlos Bordalo (PT) protocolou moção pela Assembleia Legislativa para solicitar à Secult a retomada do projeto de revitalização da antiga estação de trem da Estrada de Ferro Belém-Bragança, localizada na Estância Turística Distrito de Mirasselvas, em Capanema.

O presidente da Companhia de Portos e Hidrovias (CPH), Abraão Benassuly, juntamente com o prefeito de Altamira, Claudomiro Gomes, assinou ontem o termo de cooperação técnica para a construção do Terminal Hidroviário do município, na localidade do Assurini.

Estudantes da UFPA em situação de vulnerabilidade econômica tem até 12 de abril para solicitar auxílios permanência e moradia. O auxílio de R$ 400 é pago durante onze meses e o edital pode ser acessado em sigaest.ufpa.br.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Repórter Diário

Leia mais notícias de Repórter Diário. Clique aqui!

Últimas Notícias