plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
REPÓRTER DIÁRIO

Shoppings reclamando de "pânico" sobre a covid e punições aos "fura-fila" da vacina estão no RD

Coluna traz ainda que nunca foi tão necessário cuidados e conscientização para evitar o novo coronavírus

Imagem ilustrativa da notícia Shoppings reclamando de "pânico" sobre a covid e punições aos "fura-fila" da vacina estão no RD camera Reprodução

Uma inusitada nota de repúdio de shoppings e lojistas de Santarém despertou forte reação negativa nas redes sociais, com grande rejeição por parte da população. A mensagem reclama dos rigores da prevenção à covid, alegando que há um excesso de “pânico” nas medidas. Preocupa-se apenas com o faturamento das lojas, deixando de assumir que atividades oferecidas pelos shoppings, salvo exceções, não podem ser apontadas como essenciais. Esquece, também, que não pode haver privilégios em relação a outros ramos de atividade econômica.

FURA-FILAS

Em sua live semanal, realizada ontem, o prefeito Edmilson Rodrigues determinou às secretarias municipais e aos servidores, através de ofício circular, que obedeçam às prioridades estabelecidas no cronograma de vacinação contra a covid-19. Edmilson alertou sobre medidas punitivas mais severas caso ocorra desrespeito às determinações, como os chamados fura-filas. O prefeito também alertou sobre o aumento no número de infectados na capital e levantou a possibilidade de medidas mais restritivas e rigorosas para evitar que a crise se aprofunde.

AVANÇO

É fundamental que todos entendam a absoluta necessidade premente de conscientização, como forma de reforçar o combate à pandemia. Sem sacrifícios pessoais e coletivos não será possível conter o avanço da segunda onda da covid-19, que se alastra perigosamente pela Região Norte, principalmente no Amazonas e em Rondônia. A alegada preocupação dos shoppings santarenos com a manutenção dos empregos deveria ser canalizada pela proteção à vida das pessoas, razão maior das orientações contidas no Decreto nº 800 do Governo do Estado.

PRISÃO

Ironias da Lei. Enquanto os acusados pela chacina de Pau D’Arco (ocorrida em 2017, na fazenda Santa Lúcia) estão livres, o advogado das vítimas é o único preso. José Vargas Júnior obteve ontem o direito a prisão domiciliar. Defendia vítimas da chacina que resultou na morte de dez trabalhadores sem-terra. Os 16 policiais civis e militares apontados como autores do crime estão soltos. Vargas estava preso desde 1º de janeiro, sob acusação de envolvimento em um homicídio. Mais de 20 organizações de direitos humanos denunciaram a prisão e manifestaram apoio a Vargas.

RIGOR

“Se a situação se agravar e eu tiver que tomar medidas mais restritivas e rigorosas, elas serão tomadas. Porque não podemos correr o risco de ter cidadãos morrendo nas portas dos hospitais.”, disse Edmilson. Garantiu que mais de 30 postos estão preparados para garantir a vacinação na capital, além de equipes móveis que irão até às pessoas que não podem sair de casa. A Prefeitura deu início ao plano no dia 20 de janeiro. Desde então, 7.953 profissionais de saúde que atuam na linha de frente no tratamento da covid-19 foram vacinados até a manhã de sábado (23).

PARÓQUIA

A Arquidiocese de Belém instala hoje sua paróquia nº 97, denominada Cristo Redentor, que fica na rodovia Mário Covas, no bairro do Coqueiro. A cerimônia de instalação terá missa presidida pelo arcebispo D. Alberto Taveira, às 19h, e concelebrada pelo bispo auxiliar D. Antônio de Assis Ribeiro e pelos padres da Região Episcopal Coração Eucarístico de Jesus. O padre Humberto Brito é o primeiro pároco. A nova sede paroquial foi desmembrada da Paróquia Santo Antônio de Pádua.

LINHA DIRETA

O governador Helder Barbalho informou, ontem, que o Governo do Pará fretará um avião para trazer os corpos das vítimas do acidente com o ônibus no Paraná. “Também estamos enviando a Curitiba equipes da Defesa Civil, Segup, PC e Renato Chaves para auxiliar e dar suporte aos familiares das vítimas”, disse.

A Sespa avisa que não procede a informação de que o Hospital Regional Abelardo Santos estaria desabando. O que houve foi que, com a forte chuva de ontem, uma tubulação do 9º andar estourou, e a água desceu até o térreo. Equipes dos Bombeiros e da Sespa estão no local normalizando a situação.

Moradores de Mosqueiro reclamam do descuido da população em relação ao uso de máscaras, principalmente nos mercados da rua 16 de novembro e da Vila. Feirantes e frequentadores se negam a usar a proteção, em total desrespeito ao decreto publicado pelo Governo do Estado.

O presidente do TJPA, Leonardo Tavares, instalou ontem duas Unidades de Processamento Judicial (UPJs) na Comarca de Parauapebas. Na ocasião, também foi inaugurada a Central Regional de Digitalização e Virtualização de Processos Judiciais do 1º Grau das Regiões Sul e Sudeste.

A Rede Sustentabilidade tem nova direção no Pará. Fernanda Paixão e Jota Netto são os novos porta-vozes. O senador Randolfe Rodrigues (AP), que esteve em Belém para encontro com a secretária de Cultura Úrsula Vidal e com o prefeito Edmilson Rodrigues, prestigiou a posse do novo comando.

A Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) lança a edição do Relatório Anual da Violência Contra Jornalistas. Pela primeira vez, a entidade apresentará os dados em plataforma virtual, com transmissão pelo Facebook. A atividade integra a programação do Fórum Social Mundial.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Repórter Diário

Leia mais notícias de Repórter Diário. Clique aqui!

Últimas Notícias