plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
REPÓRTER DIÁRIO

Limpeza urgente de canais e bueiros contra alagamentos e som alto em Belém estão no RD

Coluna de hoje traz ainda a erosão e cobrança da prefeitura de Juruti sobre o vazamento da mineradora Alcoa

Imagem ilustrativa da notícia Limpeza urgente de canais e bueiros contra alagamentos e som alto em Belém estão no RD camera Reprodução

A união de esforços entre governo do Estado e Prefeitura de Belém começou a se materializar ontem, em reunião do governador Helder Barbalho e seus secretários com a equipe do prefeito eleito Edmilson Rodrigues para tratar da limpeza de canais e bueiros da capital paraense. A preocupação é reduzir os alagamentos na fase mais rigorosa do inverno. O encontro definiu também os termos da futura parceria para execução de obras de infraestrutura e saneamento, diretamente ligadas ao combate às inundações que tantos prejuízos e transtornos causam à população.

PADECIMENTO

Nos últimos 16 anos, Belém ficou entregue a administrações danosas à população e a situação piorou no duplo mandato de Zenaldo Coutinho (PSDB), o pior prefeito de todos os tempos. A capital bateu todos os recordes negativos quanto a saneamento, limpeza urbana e conservação de canais. Nunca a população padeceu tanto, apesar da cínica e milionária propaganda oficial tentando dizer o contrário. Os índices de desaprovação do tucano provam que o povo tem a percepção dos desmandos e a derrota fragorosa de seus candidatos nas recentes eleições atestam isso.

DECIBÉIS

Vizinhos barulhentos tocam o terror nos subúrbios de Belém. As mais novas vítimas foram o bispo D. Evaristo Spengler e padres hospedados na Casa da Prelazia do Marajó, no bairro de Canudos, que não puderam descansar de sábado para domingo por causa dos altíssimos decibéis na casa ao lado. A barulheira musical se manteve das 8h de sábado até a madrugada de domingo. A Delegacia do Meio Ambiente foi acionada, mas não adiantou. O som continuou alto e foi preciso uma nova visita dos policiais para que finalmente o abuso fosse contido.

CULTURA

A Secult encerra as atividades em 2020 com o lançamento dos seis últimos editais que estavam previstos na Lei de Auxílio à Cultura. Em parceria com Fidesa, Fadesp e Instituto Ágata, a secretaria, liderada por Úrsula Vidal, abriu ontem inscrições para os editais de Patrimônio Cultural Imaterial, Culturas Populares, Cultura Digital, Moda e Design, Cultura Afro-Brasileira e Culturas Indígenas. Com isso, a pasta alcança a marca de 26 ações de execução da Lei Aldir Blanc, entre editais, credenciamentos, chamamentos e busca ativa, que incluiu no Mapa Cultural do Pará.

EROSÃO

A comissão administrativa de trânsito de mandato da prefeita eleita Lucídia Benitah Batista (MDB), de Juruti, e a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) estão cobrando informações da mineradora Alcoa sobre evento que resultou na erosão de barreira de contenção do Platô Guaraná, em frente à mina 25. O incidente aconteceu sábado (26) e, segundo a Alcoa, teria sido provocado pelas fortes chuvas dos últimos dias. Por meio de ofício, a comissão de transição da prefeita eleita solicitou uma visita em caráter de urgência ao local da erosão.

TERRAS

O presidente da República, Jair Bolsonaro, publicou decreto ontem permitindo que seja realizada vistoria remota, através de satélites, para a liberação da vistoria de pequenas propriedades rurais na Amazônia. O documento altera um programa de regularização fundiária das áreas rurais localizadas em terras da União, criado em 2009. Segundo o governo, a vistoria realizada por satélite não infringe a legislação, daí a liberação por decreto. O texto permite ainda a vistoria remota para áreas rurais de até quatro módulos fiscais (cerca de 280 hectares).

LINHA DIRETA

A partir de hoje, 29, a parada de ônibus localizada à altura do KM 4 da BR-316, sentido Marituba-Belém, passa a funcionar próximo ao Parque Ambiental de Ananindeua. A mudança é necessária para o avanço das construções de passarela para pedestres e estação de passageiros, como etapa das obras da Nova BR.

O promotor Armando Brasil oficiou à Corregedoria da PM solicitando cópia das portarias de instauração de conselho de disciplina referente aos casos do cachorro morto a tiros na Pedreira e do baleamento de Waleson Dias, em Breves. A promotoria militar acompanhará os procedimentos.

A Fundação Hemopa informa que nos dias 31 de dezembro de 2020 e 1º de janeiro de 2021, virada de Ano Novo, não haverá coleta de sangue em nenhuma unidade. O serviço retorna normalmente no sábado (2), nas unidades em Belém: sede da Batista Campos e Shopping Castanheira, das 7h30 às 17h.

Esgotou ontem o primeiro lote promocional da campanha de camisas especiais do Remo, para ajudar a custear despesas com elenco e funcionários. Ao todo, foram arrecadados R$ 50 mil, para uso imediato pela diretoria. Um novo lote já está à venda.

Na próxima sexta-feira, 01, às 17h, no auditório I da Unama BR, o prefeito eleito de Ananindeua, Dr. Daniel Santos (MDB), toma posse no cargo executivo do município. No evento, serão empossados os 25 vereadores eleitos e o secretariado será apresentado.

As nomeações de secretários e dirigentes serão publicadas em edição extra do Diário Oficial do Município. Em função dos protocolos de cuidados médicos referentes à pandemia, a cerimônia será restrita à imprensa e convidados, respeitando as regras de isolamento e uso de máscaras.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Repórter Diário

Leia mais notícias de Repórter Diário. Clique aqui!

Últimas Notícias