plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
REPÓRTER DIÁRIO

Contratações de supermercados foram maiores na pandemia; leia no RD!

Coluna mostra ainda informações do interior do Estado e a invasão de pistoleiros em Xinguara

Imagem ilustrativa da notícia Contratações de supermercados foram maiores na pandemia; leia no RD! camera Veja essas e outras notícias no Repórter Diário de hoje | DOL/Arquivo

Levantamento da Associação Paraense de Supermercados (Aspas) mostra que a pandemia, ao contrário do que pode se pensar num primeiro momento, aumentou as contratações do setor que, segundo a entidade, subiram 2%, saindo dos 6% registrados em 2019, para 8% esse ano. O setor supermercadista sempre contrata temporários, independente de pandemias. “Tivemos um ano atípico em razão da crise sanitária, mas como somos um setor essencial que não parou ou fechou as portas em nenhum momento nessa crise sanitária, continuamos a contratar”, ressalta Jorge Portugal, presidente da entidade.

PISTOLEIROS

De acordo com informações da Comissão Pastoral da Terra (CPT) de Xinguara, postadas no perfil do Padre Ricardo Rezende do Facebook, pistoleiros teriam atacado o acampamento Osmir Venuto da Silva, localizado em Eldorado dos Carajás, na última segunda-feira à noite. Os homens chegaram no acampamento efetuando disparos com armas de fogo, incendiando em seguida os barracos. O fogo consumiu as moradias das famílias que aguardam serem inseridas em políticas de Reforma Agrária. No momento do ataque, os camponeses, entre eles mulheres, crianças, pessoas idosas e com deficiência, foram acordados pelo barulho dos disparos, quando fugiram para a mata para não serem assassinados.

PREVENÇÃO

Isso se explica porque os supermercados, assim como outros setores, tiveram que substituir funcionários temporariamente para evitar um aumento na contaminação. Pessoas mais idosas, com comorbidades e que estão no grupo de risco tiveram que se afastar temporariamente no pico da pandemia, já que não poderiam ficar no corpo a corpo com os clientes. A maior parte das contratações ocorreu na área operacional, no setor e caixas, embaladores e de serviços gerais. Muitos serão reaproveitados e contratados definitivamente.

CANCELAMENTO

A Promotoria de Justiça de Icoaraci recomendou à Prefeitura de Belém e ao Governo do Estado o cancelamento da Festa de Réveillon na orla de Icoaraci e a fiscalização de praias, igarapés e outros locais turísticos nos distritos e ilhas que possam gerar aglomeração durante as festas de fim de ano. A promotora Síntia Maradei, da 5ª Promotoria cível de Icoaraci, alega que a quantidade de pessoas infectadas aumentou muito na cidade desde outubro, crescendo os atendimentos médicos. Ela ressalta que as festas de fim de ano podem elevar ainda mais o número de pessoas infectadas.

EXCLUDENTE

O promotor militar Armando Brasil pediu o arquivamento do Inquérito Policial Militar que respondia o policial militar Edcarlos Ribeiro Ferreira, sob a alegação de excludente de ilicitude. O PM foi acusado de ameaçar Adriane Tavares Sadala, à época prefeita de Almeirim, e seu marido, o vereador Davi Sadala, num bar da cidade. O inquérito esclareceu que o PM tentou prender Davi após este ter agredido uma mulher no local, tentado fugir e ter jogado seu veículo em cima de Edcarlos que, para se proteger e evitar a fuga, atirou nos pneus. O promotor afirma que o militar agiu no estrito cumprimento do seu dever legal.

LINHA DIRETA

A grande piada da eleição da mesa diretora da Assembleia Legislativa ontem foi o Delegado Caveira (PP), que se lançou candidato a presidente e teve apenas um voto. Provavelmente o seu.

As Comissões de Constituição e Justiça (CCJ) e Fiscalização Financeira e Orçamentária (CFFO) da Alepa aprovaram na última segunda-feira o projeto que regulamenta a gratificação de produtividade aos servidores integrantes da carreira de administração tributária do Estado do Pará.

O professor Miguel Petrere, do Programa de Pós-Graduação em Ecologia Aquática e Pesca (PPGEAP) do Núcleo de Ecologia Aquática e Pesca da Amazônia (NEAP), da UFPA, está no ranking dos 100 mil cientistas mais reconhecidos do mundo, elaborado pelo Journal Plos Biology.

Miguel Petrere tem 72 anos, entrou na UFPA em 2018 e é atuante na área de modelagem quantitativa sobre manejo de estoques pesqueiros e diversidade ecológica.

Pela primeira vez no Estado do Pará, 27 mulheres foram eleitas prefeitas, o que representa 18,7% dos prefeitos eleitos. O percentual cresceu em relação às eleições municipais de 2016, onde apenas 16% das prefeitas eram mulheres no Pará. Dados do TSE mostram que a média nacional de prefeitas eleitas foi de 12,2%, bem abaixo da média paraense.

Durante a manhã desta quarta-feira (16), o município de Santarém sediará a programação denominada de Dia de Campo da Cultura da Mandioca. A programação ocorrerá na comunidade Boa Esperança.

A Chapa 2, “Sempre na Luta-Pela Categoria, Pela Democracia” foi a grande vencedora da eleição do Sinjor - PA realizada ontem. Bateu a chapa do candidato Evandro Corrêa por 130x113. A comemoração varou a madrugada.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Repórter Diário

Leia mais notícias de Repórter Diário. Clique aqui!

Últimas Notícias