plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
REPÓRTER DIÁRIO

Presente de grego de Zenaldo para Edmilson é destaque do RD 

O atual prefeito de Belém e os vereadores usam a pandemia como desculpa para as diminuições

Imagem ilustrativa da notícia Presente de grego de Zenaldo para Edmilson é destaque do RD  camera Coluna mostra que orçamento de Belém para 2021 não será o mesmo | Diário do Pará

Logo de cara, o prefeito eleito de Belém Edmilson Rodrigues pegará os cofres com orçamento aquém do que Zenaldo Coutinho teve à disposição neste ano. No próximo dia 15, a Câmara baterá o martelo na votação da Lei Orçamentária Anual (LOA), que prevê uma diminuição de 3,80% na estimativa do orçamento. Em 2021, o valor será de R$ 3.702.581.080,00. Zenaldo e os vereadores da base jogaram a culpa pela queda à pandemia, que não impediu, por exemplo, que a prefeitura pagasse os respiradores mais caros do país.

Transformação

O Grupo de Transformação Digital dos Estados e do Distrito Federal (GTD.Gov) incluiu 3 servidores da Prodepa em seus grupos de trabalho. O GTD.GOV é um grupo nacional de especialistas que, através de boas práticas, acelera a transformação digital nos governos estaduais. Os colaboradores da Prodepa trabalharão para ampliar os acessos aos serviços para o cidadão e para reduzir gastos para os governos. Os novos membros já trabalham em transformação digital no Estado e passarão a atuar num modelo padrão para ser utilizado em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. O GTD.GOV é reconhecido internacionalmente e conta com 22 especialistas de todo o Brasil.

Posse

Três desembargadoras do trabalho irão administrar o Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região até 2022. Graziela Leite Colares (Presidente), Maria Valquíria Norat Coelho (Vice-Presidente) e Mary Anne Acatauassú Camelier Medrado (Corregedora Regional) serão empossadas hoje às 11h, durante uma cerimônia on-line por meio da plataforma Google Meet. Na mesma cerimônia, também será empossado o desembargador Walter Roberto Paro como novo Diretor da Escola Judicial do TRT8. Esta será a primeira vez na história do TRT8 que uma sessão solene de posse de novos dirigentes da Corte ocorrerá virtualmente.

Antecipação

Pelo segundo ano consecutivo, o governo estadual antecipou o pagamento do salário dos servidores públicos referente a dezembro, que será efetuado a partir de 22 de dezembro. A medida foi tomada, principalmente, em respeito ao funcionalismo público, e ao trabalho desenvolvido pelos servidores. A titular da Secretaria de Estado de Planejamento e Administração (Seplad), Hana Ghassan, observa que isso só é possível pelo equilíbrio das contas públicas, permitindo movimentar a economia do Estado próximo às festas de fim de ano.

Proteção

Dano ambiental, crimes contra a fauna e a flora e poluição são alguns dos 54,6 mil processos que correm na Justiça buscando a proteção ambiental da região Amazônica desde 2000. O Pará é o estado que concentra o maior volume de ações: 20,4 mil, cerca de 37% do total. Na sequência vem o Mato Grosso (14,2 mil), Rondônia (7,2 mil) e Amazonas (5,7 mil). Apenas em 2019, foram ingressadas quase 7,9 mil ações – 14,4% do total. Em 2020, até outubro, foram identificados 4,9 mil processos judiciais sobre meio ambiente na Amazônia. Os dados constam do Painel de Ações Ambientais na Região Amazônica, lançado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) durante a primeira reunião do Observatório de Meio Ambiente do Poder Judiciário.

LINHA DIRETA

Foi publicado mês passado o extrato de acordo de cooperação técnica celebrado entre o Ministério da Infraestrutura, e o Estado do Pará, com duração de 60 meses, podendo ser prorrogado, para desafetação da área do Aeroporto de Belém Brigadeiro Protásio de Oliveira (SBJC) que abrigará o projeto “Parque da Cidade”. Segundo o Governo, o espaço será totalmente transformado numa grande intervenção urbanística na capital.

Sem propostas concretas, com ideologia retrógrada e autoritária, candidato a presidente de uma das chapas que concorre às eleições do Sindicato dos Jornalistas do Pará, marcada para o dia 15, oferece churrasco e cerveja para os jornalistas. Também garantiu “caronas” e corridas de aplicativo de graça aos filiados que se comprometerem a votar em seu nome.

Doze produtores paraenses receberam certificados de agroindústrias de produtos de origem vegetal, concedidos pela Adepará. Os títulos foram entregues pelo governador Helder Barbalho, em S. Félix do Xingu, município do sudeste do Pará, na última sexta-feira.

As empresas passam a comercializar legalmente polpas de frutas, incluindo goiaba, açaí, carambola, muruci e acerola. Junto com os certificados, o governo do Estado entregou 106 adesões ao Programa Territórios Sustentáveis, sendo 130 títulos de propriedade de terra.

Nos dias 10 e 11 o Sebrae-PA promove em Almeirim o Encontro de Criadores de Búfalos do Baixo Amazonas (Bufal) , com o tema “Meu queijo, meu ouro”. O encontro vai alavancar a atividade de produção de queijos artesanais de leite de búfala de Almeirim e Baixo Amazonas.

Santarém não terá programações de Natal, Réveillon e Carnaval. O cancelamento visa evitar aglomerações. A prioridade agora é investir na iluminação da cidade para destacar a quadra natalina. O Réveillon também foi suspenso, tanto em Santarém quanto em Alter do Chão.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Repórter Diário

Leia mais notícias de Repórter Diário. Clique aqui!

Últimas Notícias