plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
REPÓRTER DIÁRIO

Prazo da Justiça para prefeitura explicar alagamentos e apoio do PSDB a Eguchi estão no RD

A coluna do Diário do Pará traz diariamente informações da política, economia e negócios de todo o Estado

Imagem ilustrativa da notícia Prazo da Justiça para prefeitura explicar alagamentos e apoio do PSDB a Eguchi estão no RD camera O que é assunto você acompanha no Repórter Diário | Reprodução

O juiz Raimundo Santana, da 5ª Vara da Fazenda Pública e Tutelas Coletivas, estabeleceu prazo de cinco dias para a Prefeitura de Belém informar detalhes do programa de combate aos alagamentos que castigam a cidade durante e depois das chuvas. A cobrança da Justiça decorre de ação civil coletiva do Movimento Popular Unificado de Belém (MPUB) contra o Município e contra o pior prefeito de todos os tempos. Segundo a ação, ajuizada pelo advogado Mário Paiva, “os réus são omissos ao deixarem de cumprir o Plano Diretor do Município”.

OMISSÃO

O MPUB expõe o cenário caótico em Belém no fim do mandato de Zenaldo quanto “à má conservação e deterioração do espaço público, das vias, dos logradouros públicos, dos monumentos históricos, bem como dos sistemas de saneamento básico, drenagem, esgotamento de águas pluviais, galerias e canais”. A entidade postula tutela de urgência, para obrigar os réus a cumprirem o Plano Diretor do Município de Belém. O MPUB fez o que alguns do Ministério Público de Gilberto Martins deveria fazer.

TUCANOS

Como já era especulado, o PSDB, do prefeito Zenaldo Coutinho, declara apoio oficial ao candidato Delegado Eguchi (Patriota). Em reunião extraordinária, realizada na manhã de ontem, com a presença da executiva municipal, presidentes de diretórios zonais e dirigentes de segmentos. A deliberação de adesão à candidatura Eguchi referenda a recomendação do presidente do partido, Marcos Moraes, e a determinação do presidente de honra, Zenaldo Coutinho. No começo da semana, o deputado federal Celso Sabino já havia declarado apoio a Eguchi.

ESCÂNDALO

Em manobra típica dos tucanos, o ex-secretário da Fazenda Nilo Noronha, denunciado por sua própria esposa, numa ação de separação judicial, por enriquecimento ilícito ao longo do período em que chefiou a Sefa no governo Jatene, ganhou apoio de um promotor para investigar o ex-auditor geral Giussepp Mendes, que apresentou a denúncia ao próprio MP em 2019. O acólito entrou com queixa contra Giussep no MPPA e a mesma foi prontamente acolhida, enquanto que a apresentada por Giussepp se arrasta, mesmo estando fundamentada e amparada por depoimento de testemunhas e documentos.

COVID

A Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária (CFFO) da Assembleia Legislativa apreciou e aprovou 40 projetos em reunião extraordinária ontem (24). Na pauta estavam algumas propostas relacionadas ao combate à pandemia do Covid-19, como a que dispõe sobre a obrigatoriedade de as empresas de transportes públicos realizarem diariamente desinfecção e limpeza de seus veículos para contribuir na luta pela contenção da pandemia do covid-19 no Pará. A reunião foi coordenada pelo presidente da CFFO, deputado Júnior Hage (PDT).

EXECUÇÃO

A Justiça do Trabalho da 8ª Região vai promover a 10ª Semana Nacional de Execução Trabalhista de 30 de novembro a 4 de dezembro. No Pará, o evento vai focar nos dez maiores devedores da região e nos processos arquivados com contas judiciais ativas no TRT8 (Projeto Garimpo). A proposta é trabalhar com os recursos financeiros que se encontram em processos já arquivados definitivamente, mas com valores ainda parados. Serão realizadas audiências de conciliação para tentar formalizar acordos em processos que tramitam pelo Projeto Garimpo.

LINHA DIRETA

Os tucanos descobriram uma fórmula rápida e certeira para engabelar a Justiça no Pará. Basta plantar qualquer coisa no site “pereba News”, ops, “pará web News”, que a aplicação se transforma miraculosamente em notícia para beneficiar os espertalhões de sempre.

Foi assim que ludibriaram a Justiça, obtendo um habeas corpus para o ex-secretário de Saúde de Zenaldo, Sérgio Amorim. Inventaram uma operação policial para prender o braço direito e cúmplice de Zenaldo. Um magistrado de plantão caiu no conto e deu o HC antes do primeiro turno da eleição.

O vereador Fabrício Gama, que passou o primeiro turno agindo nos bastidores contra o candidato de Zenaldo, agora se converteu em apoiador entusiasmado do Delegado Eguchi. Dizem que todo esse ardor tem um motivo: a presidência da Câmara, caso o candidato do Patriota vença.

O presidente do Igeprev, Giussepp Mendes, recebeu ontem a diretoria do Sindicato dos Servidores da Polícia Civil (Sindpol-PA). Em discussão, a solicitação por mais celeridade na análise e concessão de aposentadoria e de pensão para os servidores da categoria.

O diretor-presidente da BioTec-Amazônia, Seixas Lourenço, participa hoje do Fórum Negócios de Impacto Social, que ocorre na Exposibram 2020, maior evento do setor mineralógico realizado virtualmente neste ano pelo Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram).

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Repórter Diário

Leia mais notícias de Repórter Diário. Clique aqui!

Últimas Notícias