plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
REPÓRTER DIÁRIO

Abertura de propostas para leilão da iluminação pública em Belém está no RD

Veja essa e outras notícias do dia na coluna Repórter Diário de hoje

Imagem ilustrativa da notícia Abertura de propostas para leilão da iluminação pública em Belém está no RD camera RD apurou que a iniciativa de Zenaldo não teve questionamento do MP | Arquivo

Sem que o Ministério Público do Estado ao menos questionasse a iniciativa do prefeito tucano, está prevista para a manhã de hoje a abertura de envelopes com as propostas para o leilão da iluminação pública de Belém. Foram apresentadas oito propostas de empresas ou consórcios de empresas interessados em participar do leilão da Parceria Público-Privada (PPP) de iluminação pública no município, com apoio do Fundo de Apoio à Estruturação de Projetos de Concessão e PPP do governo federal. A iniciativa prevê a modernização e manutenção de mais de 90 mil pontos de iluminação pública.

CUSTOS

A modernização prevê o uso de lâmpadas de LED e telegestão, com promessa de economia de energia e melhoria da qualidade dos serviços. O custo da nova iluminação é substancial e chama atenção que um prefeito em fim de mandato, após gestão extremamente danosa à capital paraense, tenha se arvorado a assumir investimento tão vultoso, contando com o endosso da Câmara em fim de legislatura e sem ouvir a sociedade sobre o dinheiro a ser gasto. O leilão acontece na Bolsa de Valores (B3), em S. Paulo, com anúncio dos vencedores no mesmo dia.

REQUERIMENTO

O promotor Márcio Maués, presidente da Associação dos Membros do Ministério Público (Ampep), em mensagem aos associados, informa que o procurador geral de Justiça ainda não se manifestou sobre um requerimento que pede a revisão da Portaria 1.740/2020-MP/PGJ, que impede a compensação dos plantões realizados em regime de teletrabalho. A Ampep considera que o ato em referência, além de ilegal, invadiu competência do Colégio de Procuradores, a quem cabe regulamentar o exercício dos plantões e as respectivas contraprestações.

MUVUCA

As coisas não andam lá muito tranquilas no comitê de Thiago Araújo (Cidadania). As constantes brigas internas dos grupos de Zenaldo e Jatene têm causado muito estresse ao já normalmente estressado candidato. Na semana passada, o diretor da Fumbel, Fábio Atanasio, retirou-se de uma reunião com o prefeito, na sede do Clube de Engenharia, irritado com a pressão imposta por Zenaldo sobre os secretários municipais. Ele exige que arrumem um jeito de contribuir para o caixa de campanha. À frente das cobranças, está o onipresente Heitor Pinheiro.

EDITAIS

A Secretaria de Estado de Cultura (Secult) prorrogou o prazo de inscrições para o primeiro o bloco de editais lançados no cronograma de execução da Lei Aldir Blanc de Emergência Cultural. Agora, o período de inscrições para os editais de Música, Teatro, Circo, Dança, Cultura Urbana Periférica e Artesanato, além das práticas desenvolvidas por Pontos e Pontões de Cultura, vai até hoje, 6 de novembro. Permanecem inalterados os prazos de inscrição para os editais Livro e Leitura, que também segue até o dia 6, e Festivais Integrados, até 12 de novembro.

OPERAÇÃO

As Forças Armadas, em conjunto com 16 órgãos estaduais e federais e agências de segurança pública, encerraram a Operação Ágata Norte, que envolveu ações preventivas e repressivas contra delitos transfronteiriços e ambientais, de prevenção e conscientização de combate à covid e de assistência hospitalar no Pará e no Amapá, com apreensão de drogas, armamentos, minério, madeira e embarcações ilegais. Foram empregados meios do Comando do 4º DN, do Comando Militar do Norte e da Ala 9. Em duas semanas de operação, 2.650 embarcações foram abordadas.

LINHA DIRETA

O governador Helder Barbalho recebeu em audiência ontem o conselheiro do TCE Nelson Chaves, juntamente com ex-atletas e dirigentes de Remo e Paysandu, para tratar de homenagem a ser feita a Edyr Góes, ídolo do basquete paraense, que defendeu as camisas do Clube do Remo e da Seleção Brasileira.

O prefeito de Santarém, Nélio Aguiar, que estava internado há uma semana no Hospital Regional do Baixo Amazonas para tratamento de Covid-19, recebeu alta anteontem à tarde. Ele saiu em cadeira de rodas, acompanhado por parentes e correligionários. Ele é candidato à reeleição.

Um novo ato normativo da presidência do TJPA determinou o retorno de 112 comarcas do Estado à 1ª etapa do planejamento de retomada das atividades presenciais no Judiciário paraense, em virtude da previsão de elevação do risco epidemiológico da Covid-19.

Serão entregues hoje à tarde 45 novos veículos para a frota operacional da Polícia Militar em Itaituba. O ato de entrega dos carros terá a presença do governador Helder Barbalho, do comandante-geral da PM, coronel José Dilson de Melo Souza Júnior, e de autoridades do município.

Duas escolas de Abaetetuba estão sendo revitalizadas com ajuda de mão de obra carcerária. Além de limpeza de espaços de uso coletivo, dez presos do regime semiaberto participam do projeto Conquistando a Liberdade, da Vara Criminal da Comarca, que promove a cidadania dos custodiados.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Repórter Diário

Leia mais notícias de Repórter Diário. Clique aqui!

Últimas Notícias