plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
REPÓRTER DIÁRIO

Municípios paraenses com saldos positivos de empregos estão em destaque no RD

Coluna do Diário do Pará adianta o que é notícia em todo o Estado

Imagem ilustrativa da notícia Municípios paraenses com saldos positivos de empregos estão
em destaque no RD camera Leia também no Linha Direta as causas para muitos registros de campanha estarem sendo indeferidos | Agência Brasil/Arquivo

Com saldo de 1.804 vagas formais criadas em setembro, Parauapebas lidera o ranking do emprego no Estado a partir dos dados divulgados pelo Ministério da Economia com base no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). A cidade registrou 3.700 contratações e 1.896 desligamentos. Belém vem em segundo. Foram 7.197 admissões, 5.752 desligamentos e um saldo de 1.444 postos. A surpresa no levantamento foi Barcarena, que teve 640 vagas criadas no saldo geral. No balanço de janeiro a setembro, Parauapebas também se destaca, com 7.576 postos com carteiras assinadas. A cidade mais próxima é Canaã dos Carajás, que teve 1.933 vagas. Pacajá fecha a trinca, com 1.503 vagas, à frente de Marabá (1.346) e Belém (1.339).

SACOLAS

Os empresários e estabelecimentos comerciais localizados no Estado têm agora 22 meses, a contar de 11 de outubro de 2019, para a substituição gratuita de sacolas plásticas descartáveis, compostos de polietilenos por sacolas reutilizáveis/retornáveis. A lei previa inicialmente um prazo de adequação de 12 meses às médias e grandes empresas, sendo que os micros e pequenos foi estabelecido 18 meses para se adaptarem. A justificativa apresentada na Alepa foi que a pandemia e o isolamento social provocaram impactos na atividade econômica fez a produção industrial brasileira chegar ao seu nível mais baixo já registrado desde 2010.

MARIA DA PENHA

Na última semana, os deputados estaduais aprovaram o Projeto de Lei 222/2020, que institui a Política “Maria da Penha Vai à Escola”, em uma iniciativa do deputado Martinho Carmona (MDB), com o objetivo de divulgar a Lei n° 11 340/2006, conhecida como Lei Maria da Penha. Pelo projeto, são previstas ações e atividades educativas prioritárias para alunos do ensino médio da rede pública estadual de ensino, refletirem sobre à violência sofrida pelas mulheres, o respeito aos Direitos Humanos, e ainda debater sobre a importância dos registros nas delegacias de denúncias dos casos de violência contra a mulher.

SEGURANÇA

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) autorizou o envio das Forças Armadas para a garantia da segurança no primeiro turno das Eleições Municipais de 2020 em 348 localidades de sete estados brasileiros. No Pará, 72 cidades terão reforço. Nenhuma delas são da Grande Belém. Para o primeiro turno das Eleições Gerais de 2018, o Tribunal aprovou o envio de Força Federal para 510 localidades de 11 estados. Nas Eleições Municipais de 2016, o Tribunal aprovou pedidos de tropas federais para 467 locais de 14 estados. Cada Tribunal Regional Eleitoral é responsável por indicar as localidades onde é necessária a atuação da Força Federal.

APRENDIZES

Neste mês de outubro, 202 jovens assinaram seus contratos de aprendizagem e iniciaram suas atividades na Alunorte e a Albras, localizadas no município de Barcarena. Eles participam do programa Jovem Talento 2020, que oferece a primeira oportunidade no mercado de trabalho e aprendizado para este público da região. Nele, são oferecidas formação profissionalizante externa, em conjunto com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e formação interna nas empresas.

LINHA DIRETA

Dos 23.624 que solicitaram registros de candidatura às eleições de novembro no Pará, 856 tiveram seus nomes indeferidos pela Justiça Eleitoral. Outros 22.687 foram considerados aptos a concorrerem. O Tribunal Regional Eleitoral do Pará ainda avalia outras 81 candidaturas restantes, segundo panorama deste domingo. Um dado interessante diz respeito ao número de pessoas que renunciaram à candidatura, 277.

Outras 13 tiveram registro cancelado, 555 foram indeferidos e três faleceram. O principal motivo de indeferimento diz respeito à ausência de requisito de registro, em torno de 82%. Em seguida aparece o indeferimento de partido ou coligação, responsável por 141 casos.

A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) informa que desde ontem os atendimentos da policlínica móvel passam a ser feitos dentro do estacionamento do Hangar, em Belém, para garantir uma melhor assistência à população.

O Instituto Federal do Pará (IFPA) obteve uma boa performance no Guia da Faculdade-Estadão 2020, publicado no dia 25 de outubro. Dos 39 cursos que oferta em 2020, 14 foram avaliados com quatro e três estrelas. O Guia avaliou 14.343 mil cursos superiores em todo o Brasil.

Sobre a nota publicada ontem no Repórter Diário, a direção do Instituto de Ciências Jurídicas (ICJ) da UFPA informa que inexiste a situação de professor com gratificação de Dedicação Exclusiva que acumule outra ocupação em “instituições privadas”, como informou a nota.

A XV Semana Nacional de Conciliação no Pará vai ocorrer entre os dias 30 de novembro e 4 dezembro, prioritariamente de forma virtual, em função da pandemia, por meio de tecnologias que permitam audiências on-line. Algumas audiências poderão ser realizadas de forma presencial, em casos específicos.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Repórter Diário

Leia mais notícias de Repórter Diário. Clique aqui!

Últimas Notícias