plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
REPÓRTER DIÁRIO

Perigo de carros e motos particulares no BRT e manobra final de Zenaldo estão no RD

Veja mais do que é destaque no Estado com a coluna do Diário do Pará

Imagem ilustrativa da notícia Perigo de carros e motos particulares no BRT e manobra final de Zenaldo estão no RD camera Repórter Diário é publicada todos os dias no Diário do Pará | Reprodução

Os BRT’s das avenidas Almirante Barroso e Augusto Montenegro, marcados pela subutilização do sistema, obras inacabadas e sujeira, viraram terra de ninguém: a todo momento carros particulares e motos invadem a pista privativa dos ônibus para fugir dos engarrafamentos, principalmente nas primeiras horas da manhã e no início da noite, quando o fluxo de veículos aumenta. Qualquer veículo com giroflex – que não são ambulâncias ou viaturas da polícia - também usam a via sem serem incomodados. A irregularidade pode ocasionar graves acidentes envolvendo inclusive pedestres e ciclistas. A Semob? Ninguém sabe, ninguém viu.

MANOBRA

Como se não bastasse o problema do aterro sanitário de Marituba que o prefeito Zenaldo Coutinho jogou literalmente para debaixo do tapete deixando a bomba para o próximo prefeito resolver, a mais nova manobra da gestão atual é, no apagar das luzes e a poucos dias antes das eleições municipais, publicar edital para contratação de empresas para realizar a coleta de resíduos e limpeza pública na capital. A licitação, eivada de vícios e irregularidades, já foi objeto de diversas impugnações e até foi suspensa, mas foi novamente republicada com as mesmas irregularidades. A abertura das propostas está marcada para o dia 11/11, 4 dias antes do primeiro turno.

ILEGAL

A principal delas, de acordo com especialistas na área, é a não realização prévia de audiência e de consulta pública para uma licitação que se aproxima, ao longo de 5 anos de contrato, de R$ 1 bilhão. Afora isso, o edital ainda foi lançado na modalidade de Regime Diferenciado de Contratação (RDC), contrariando o disposto no novo marco regulatório do saneamento, recentemente sancionado, que prevê que, para coleta de lixo, a modalidade correta é concorrência. Para completar, a cidade não tem o plano de gestão integrada de resíduos sólidos, critério básico para licitar, e não está adequada às diretrizes formuladas no plano nacional. Belém é a única capital do país sem o plano municipal.

IMPACTO

Um quadro preocupante tem sido identificado por técnicos do setor de agricultura e abastecimento: a maior parte da safra de milho, inclusive a que será colhida até setembro de 2021, já foi vendida para a China. Isso afetará a produção de ração dos avicultores que tem cerca de 60% de milho. Como resultado, os preços dos ovos e da carne de frango serão impactados por aumentos significativos. Especialistas recomendam que os governos ajam agora estabelecendo políticas que amenizem esses resultados. Na produção nacional o Pará participa com a produção 0,9% de milho e 1,50% de soja.

TÉCNICAS

Pela primeira vez, as técnicas de neuro-navegação e endoscopia são utilizadas por uma das equipes médicas do Hospital da Beneficente Portuguesa, sob a coordenação do neurocirurgião Albedy Bastos. O acoplamento das técnicas ocorreu em procedimentos cirúrgicos de tumor de hipófise e artrodese de coluna. As técnicas são menos invasivas e trazem o benefício para o paciente com um planejamento cirúrgico que diminui o risco de lesões de estruturas vitais, além de diminuir o tempo de cirurgia, de internação hospitalar e de recuperação do paciente.

LINHA DIRETA

Mais uma vez a RBATV foi um eco só no sábado passado na Grande Belém por conta da exibição da vitória do Paysandu contra o Treze, da Paraíba, por 1 a 0. Audiência nas alturas e a satisfação do torcedor com a chance de ver seu time em canal aberto.

Aliás, fazia tempo que as duas torcidas não celebravam no mesmo dia resultados positivos. O Leão sapecou 5 a 0 no Imperatriz no mesmo sábado, se aproximando ainda mais da classificação para a segunda fase da Série C. O Papão ainda tem chances.

O TRE-PA condenou o candidato a prefeito de Peixe-Boi José Arnaldo Izidoro Morais, conhecido como Naldo Morais, pela prática de propaganda eleitoral antecipada, por ter afixado pela cidade outdoors pela passagem de seu aniversário, em junho, período de pré-campanha.

O Igeprev inaugurou, em seu site e redes sociais, exposição virtual de arte com pinturas, fotografias e ilustrações em comemoração ao Dia do Servidor Público. A iniciativa do presidente Giussepp Mendes visa descobrir novos talentos e valorizar a produção artística paraense.

A praia do Atalaia, em Salinas, amanheceu tomada por lixo na manhã de ontem. Impressionou a quantidade de garrafas e latas de cervejas espalhadas nas areias, empanando o cenário paradisíaco da praia mais badalada da Atlântica. Falta conscientização a uma parcela dos frequentadores.

Cientistas criaram a plataforma “Botos Amazônicos” para divulgar informações sobre os “golfinhos de rio”, com dados relativos a 47 mil quilômetros de rios amazônicos. O objetivo é ajudar na tomada de decisão e no planejamento para a preservação dos mamíferos. A iniciativa é fruto do trabalho de um colegiado de cientistas chamado “Iniciativa Golfinhos de Rio da América do Sul”.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Repórter Diário

Leia mais notícias de Repórter Diário. Clique aqui!

Últimas Notícias