plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 33°
cotação atual R$


home
REPÓRTER DIÁRIO

Criador do termo "Zenaldolândia" de braços com candidato de Zenaldo; leia no RD! 

Na eleição passada, quando era oposição de Zenaldo, Éder Mauro usou de ironia para classificar a cidade que o prefeito pregava como uma das mais belas do mundo

Imagem ilustrativa da notícia Criador do termo "Zenaldolândia" de braços com candidato de Zenaldo; leia no RD!  camera No mundo do prefeito, Belém era eficaz e bela como as maiores cidades do mundo | Reprodução

Há um histriônico cabo eleitoral à solta pela cidade, pulando de galho em galho nesta campanha eleitoral sem encontrar pouso certo. Após derrota fragorosa na disputa em seu próprio partido, tenta a todo custo ser notado. Sem rumo, com a fama de desagregador em alta, topou até o constrangimento de se aliar às minguadas carreatas do candidato do prefeito tucano, num processo que mistura hipocrisia e amnésia. Afinal, foi ele o criador do apelido “Zenaldolândia” para descrever o mundo imaginário e os malfeitos de Zenaldo.

IMPOSTO

No apagar das luzes da escabrosa gestão tucana em Belém, a Prefeitura ainda encontra meio de arranjar problemas e aborrecimentos para o contribuinte. O proprietário de um imóvel em área afastada do centro da capital foi surpreendido por um comunicado de uma auditora fiscal da Receita Municipal. Quase caiu de costas ao ler que a repartição constatou, com atraso, que o imóvel “não teve seu valor venal corrigido monetariamente, conforme determina a Lei Municipal 8.033/2000, ocasionando lançamento a menor do valor do IPTU relativo ao exercício fiscal de 2020”.

DESOLAÇÃO

Em anexo, veio a comunicação da facada impiedosa, exposta em documento denominado Guia de Lançamento e Arrecadação. Segundo o Departamento de Tributos Imobiliários da PMB, cabe ao desolado proprietário – que nada teve a ver com a incompetência do órgão municipal – conformar-se com o processo de revisão de lançamento realizado unilateralmente pela secretaria, tendo que acreditar na idoneidade e justeza dos cálculos feitos por funcionários que já erraram na primeira aferição.

CANDIDATURA

A eleição deste ano em Belém apresenta uma novidade, que surpreende pelo ineditismo. É a primeira vez que concorre à Câmara Municipal uma candidata de origem indígena. Márcia Kambeba, da etnia Omágua/Kambeba, originária do Amazonas, tem mestrado em Geografia pela Universidade Federal do Amazonas e professora convidada do Departamento de Licenciatura Intercultural Indígena pela Uepa, e justifica sua candidatura observando a necessidade de dar visibilidade aos povos indígenas, esquecidos e ignorados há décadas.

TRIBUNAL

O desembargador Walter Roberto Faro foi eleito diretor da Escola Judicial do TRT da 8ª Região, tendo como vice-diretora a juíza Maria de Nazaré Medeiros Rocha. Para o Conselho Consultivo e de Programas foram designados como representantes do 2º grau os desembargadores Francisca Oliveira Formigosa, Francisco Sérgio Rocha e Luís José Ribeiro. Como representantes do 1º grau, foram eleitas as juízas Léa Helena Pessoa Sarmento e Natasha Scheneider. O juiz do Trabalho Otávio Bruno Ferreira ficou como representante dos juízes substitutos.

CURIOSIDADE

O Sintepp está fazendo uma convocação de professores para uma assembleia com o mote “sem segurança não haverá retorno”. A ideia é protestar contra a volta das aulas presenciais na rede pública estadual. Estranhamente, na rede municipal, as aulas voltaram sem qualquer reação do sindicato e com total insegurança para estudantes e docentes. Não se ouviu qualquer manifestação da entidade sindical. Já foram constatados casos de contaminação de alunos e professores em mais de 30 escolas municipais, mas as aulas continuam e o Sintepp não dá um pio.

LINHA DIRETA

A eleição será em dezembro, mas um acordo já foi celebrado entre os conselheiros do Tribunal de Contas do Estado com referência à sucessão na Corte. Fernando Ribeiro será o corregedor, Rosa Egídia ocupará a vice-presidência e Lourdes Lima será a nova presidente. A conferir.

O risco de contaminação por Covid-19 tem limitado cada vez mais a movimentação de candidatos e parlamentares nas cidades paraenses. Vários políticos testaram positivo nos últimos dias, confirmando o perigo representado por aglomerações, comuns a eventos de campanha.

As tradicionais caminhadas, que permitem fazer o chamado corpo a corpo com o eleitor, são cercadas do máximo de cuidado, com uso de máscaras, mas a aproximação é inevitável. Por isso, os candidatos preferem as carreatas como forma mais segura de se apresentar à população.

O Programa Pré-Operatório Rápido, lançado semana passada, já realizou 142 atendimentos na Policlínica Metropolitana. A meta é disponibilizar 100 atendimentos diários, de segunda a sexta, de 7h às 19h, com a oferta total de 2 mil atendimentos por mês aos paraenses que tenham indicação cirúrgica.

Internautas podem acessar uma playlist de vídeos sobre botânica, hoje, pelo canal do Museu Goeldi no YouTube. A partir das 10h, serão disponibilizados vídeos sobre a importância e aplicação de óleos de plantas aromáticas. A programação é parte do projeto Museu Goeldi de Portas Abertas.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Repórter Diário

Leia mais notícias de Repórter Diário. Clique aqui!

Últimas Notícias