plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
REPÓRTER DIÁRIO

Indústria e empregos no Pará são destaques do RD de hoje

Leia mais na coluna diário do Diário do Pará

Imagem ilustrativa da notícia Indústria e empregos no Pará são destaques do RD de hoje camera Agência Brasil/Arquivo

Depois de mais de três décadas, o Pará volta a investir na oferta de áreas para instalação de indústrias, priorizando o desenvolvimento e a geração de emprego e renda no Estado. A Companhia de Desenvolvimento Econômico (Codec) recebeu ontem oficialmente a titularidade de uma área de 143 hectares destinada à instalação do Condomínio Industrial de Castanhal, o quinto Distrito Industrial paraense. O ato de transferência da propriedade, que pertencia à prefeitura de Castanhal, reuniu o titular da Codec, Lutfala Bitar, e secretários municipais.

EMPREGOS

Localizada no km 04 da PA-136, a rodovia Castanhal-Inhangapi, a área de implantação do Condomínio Industrial prevê a oferta de 118 lotes para atividades industriais nas áreas de construção civil, alimentos, logística, comércio e serviços, minerais não metálicos, bioindústria e agroindústria. A estimativa é de que a instalação do condomínio resulte na geração de 9,9 mil empregos diretos e indiretos, com projeções de movimentação de R$ 1 bilhão por ano na economia paraense, a pleno emprego.

DEMOROU

Muita gente ficou sem entender a ação do Ministério Público do Estado tomada praticamente na antevéspera do Círio, a maior festa religiosa do Pará, sugerindo uma série de recomendações administrativas à Igreja. O órgão cobra a Arquidiocese Metropolitana para que anuncie que o Círio não seja realizado nas ruas e que outras medidas de proteção seriam tomadas. Matéria vencida, uma vez que as medidas recomendadas já estavam sendo tocadas pela Igreja há alguns meses, diante da pandemia da Covid-19.

ROMEIROS

A Diretoria da Festa e a Arquidiocese já estão executando todos os itens mencionados. No dia 6 de agosto, o arcebispo D. Alberto Taveira anunciou oficialmente que não haveria procissão e que os fiéis deveriam assistir o Círio pelos meios de comunicação. Desde então, a Basílica funciona sob rigorosas medidas sanitárias. No documento, o MPPA praticamente obriga a Igreja para que desencoraje viagens, procissões e presença física nos eventos, algo que fugiria às suas atribuições, já que não haveria como conter a fé dos devotos.

DESMENTIDO

Enquanto professores, alunos e servidores da UFPA se mobilizam em defesa da nomeação do professor Emmanuel Tourinho, primeiro colocado na lista tríplice, após consulta legítima e democrática à comunidade universitária, surgiram rumores ontem de que um grupo estaria articulado o nome do professor Eduardo Costa, doutor em Economia, para assumir a reitoria. À tarde, Costa se manifestou publicamente desmentindo os boatos e afirmando que jamais se prestaria ao papel de interventor da UFPA.

FANTASIA

Na apresentação das diretrizes para elaboração do Projeto de Lei Orçamentária Anual (LOA) para o exercício de 2021, o prefeito de Belém voltou a dar sinais de disritmia delirante. Recusa-se a acreditar na realidade e mergulha em devaneios. Na retrospectiva dos oito anos da pífia gestão, Zenaldo teve a pachorra de dizer que está entregando “obras emblemáticas” para Belém, primando pela “seriedade e compromisso com os que mais precisam”. Devia estar se referindo à infinidade de buracos e monturos de lixo espalhados pela cidade, abandonada e humilhada perante os visitantes deste período de festa do Círio.

LINHA DIRETA

O TJPA rechaçou o recurso especial do ex-deputado Márcio Miranda contra decisão que acatou a denúncia da Promotoria Militar contra ele, a respeito da irregularidade da reserva remunerada que ele recebe há anos. O recurso especial destinava-se ao STJ, mas não foi aceito pelo TJPA.

O governador Helder Barbalho entregou ontem 5 quilômetros de pavimentação asfáltica, que contempla 15 vias de sete bairros diferentes, em Itupiranga. “O Governo do Estado trabalha para que a qualidade de vida chegue em todos os municípios. Por todo o Pará”, disse Helder nas redes sociais.

O ouvidor-geral do MPPA, Antônio Barleta de Almeida, presidiu ontem evento de aposição das fotos da galeria de ouvidores-gerais. Entre os homenageados, desponta Ricardo Albuquerque, deposto da função por manifestações racistas em palestra para estudantes de Direito, em 2019.

Focos de incêndio foram identificados na Floresta Nacional de Carajás desde quarta-feira e a fumaça pode ser avistada de Parauapebas. Equipes dos Bombeiros, brigadistas da Defesa Civil e da Vale trabalham para conter as chamas. Para as autoridades, o incêndio tem características criminosas.

O final de semana será de chuva e calor em Belém. Esta é a previsão da Rede Estadual de Previsão Climática e Hidrometeorológica do Pará (RPCH), coordenada pela Semas. Amanhã, as chuvas podem ocorrer durante a tarde e início da noite, com temperaturas em torno de 26ºC e 27ºC.

No domingo, 11, data do Círio da padroeira dos paraenses, a temperatura iniciará em elevação, com muita nebulosidade e tempo abafado, com possibilidade de chuvas do meio para o final da tarde. A temperatura máxima esperada gira em torno de 33ºC, por volta das 14h e 15h.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Repórter Diário

Leia mais notícias de Repórter Diário. Clique aqui!

Últimas Notícias