plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
REPÓRTER DIÁRIO

Reprovação de Zenaldo reflete no candidato indicado mostram pesquisas; leia no RD de hoje!

A análise política e social de todos os dias no Repórter Diário

Imagem ilustrativa da notícia Reprovação de Zenaldo reflete no candidato indicado mostram pesquisas; leia no RD de hoje! camera Pèsquisas divulgadas no fim de semana mostram que o negócio não está fácil para o escolhido dom atual prefeito | Reprodução

Pesquisas do Instituto Acertar e do Ibope veiculadas no final de semana mostram o deputado estadual Thiago Araújo (Cidadania), ungido de Zenaldo Coutinho para a disputa municipal, na rabeira entre os candidatos, num distante 7° lugar nas intenções de voto em ambos os levantamentos. A performance está diretamente ligada aos 66% de reprovação da gestão do prefeito tucano na capital, revelados pela mesma pesquisa. O ex-governador Simão Jatene estaria participando de caminhadas e outros eventos com Araújo para tentar levantar a candidatura, mas só piora a situação. Tendo como cabos eleitorais um prefeito reprovado e um ex-governador rejeitado, o candidato tenta se desvincular das duas âncoras para conseguir alguns pontos junto à população. Tarefa difícil.

Fake

Fontes do Ministério Público do Estado garantem: o delegado anônimo que teria denunciado ao órgão que o equipamento para desarticular organizações criminosas no Estado adquirido pela Polícia Civil estaria espionando agentes públicos, nunca existiu e que a denúncia descabida teria partido de um gabinete estrelado do próprio MP. Essas mesmas fontes estranham os dois pesos e duas medidas do fiscal da Lei no Estado: age como um pitbull feroz contra o governo do Estado e como um gatinho manso e cego contra os desmandos e graves irregularidades cometidas pela Prefeitura de Belém.

Círio Virtual

Há 9 anos a Prodepa desenvolve o aplicativo KDaBerlinda onde o usuário acompanha as 13 procissões oficiais do Círio de Nazaré, em tempo real. Esse ano, em razão da pandemia e do protocolo de distanciamento social, o Círio será diferente, sem aglomeração ou procissões. Por essa razão a Prodepa adequou o KDaBerlinda a essa nova realidade. A versão deste ano não tem mapa das procissões, mas disponibilizará as transmissões da TV e Rádio Cultura, cartazes do Círio de anos anteriores e o atual e galeria de fotos. O usuário também poderá fazer “selfies” com máscaras do Círio e postá-las diretamente nas suas redes sociais. O aplicativo já está disponível nas lojas de aplicativos Apple Store e Play Store.

Profissões

Os agricultores são maioria entre os que solicitaram candidatura para as eleições municipais de novembro no Pará. Com 2.410 pessoas declarando essa ocupação, eles representam 10,31% dos candidatos. Chama a atenção também o número de servidores municipais postulando vagas nas câmaras e prefeituras. Sâo 1.379. Fecha o top 3 dos ofícios nas estatísticas os 1.151 vereadores que tentam se manter em seus respectivos cargos. Neste ano, 23.366 pediram registros de candidaturas. Até o último domingo, o TSE computou como aptos 41 e outros 16 já estão fora do páreo.

Iluminado

Vinte anos depois de sua primeira passagem no Remo, o gaúcho Paulo Bonamigo viu seu time repetir novamente um 3 a 2 sobre o Paysandu. Em 2000, os times se pegaram na Copa João Havelange, no módulo que correspondia à Série B. O Leão sapecou 3 a 2 na ocasião com três gols do atacante Robinho, o Robgol da época, e seguiu na competição após um Re-Pa épico. Duas décadas após àquela vitória, Bonamigo, sem fazer mágica, volta a confirmar que tem estrela e muita competência em jogos grandes.

Capacitação

Agentes de segurança das Polícias Militar e Civil do Estado, que trabalham em ações fluviais, receberam a certificação de participação do Curso Especial de Tripulação de Embarcação. O curso com carga horária de 48h ocorreu de 28 de setembro até sexta-feira, 2 de outubro. A capacitação foi ministrada pela Marinha do Brasil e realizada pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), O curso visa capacitar e preparar agentes para atuarem em ações nos rios, conduzindo embarcações e auxiliando em diversas operações relacionadas as atuações fluviais.

LINHA DIRETA

O Re-Pa da noite do último sábado confirmou a força inconteste dos veículos do grupo RBA no Estado. Durante o clássico, o Portal Diário On Line (DOL), que trouxe o link da Rádio Clube, ultrapassou 200 mil visualizações atravessando fronteiras, já que portal pode ser acessado de qualquer lugar do mundo.

A diretoria do Clube de Engenharia deu início às rodadas de conversas com os candidatos na disputa pela prefeitura da capital. O primeiro a ser ouvido foi o candidato Cássio Andrade na última sexta-feira. Hoje será a vez do delegado Eguchi (Patriota) e, no dia 14, José Priante (MDB).

Abril foi o mês em que o Comando de Policiamento Regional III (CPR III) da Polícia Militar registrou o último caso de morte violenta em Santa Izabel do Pará. Com a chegada de outubro, já são 5 meses sem homicídios no município.

Segundo o mapa de violência elaborado pelo setor de inteligência do 12° Batalhão da Polícia Militar (12° BPM, a redução foi de 400% no número de homicídios entre os meses de abril e setembro de 2020 em comparação com o mesmo período de 2019. Ao todo, foram registradas 12 mortes violentas em 2019. Em 2020, o número caiu para apenas 3.

Desde sexta-feira, os cemitérios públicos de Belém voltaram a funcionar no horário normal, como antes da pandemia. Os horários são de 8h a 17h de segunda a sexta-feira e de 8h às 13h nos fins de semana. O Soledade volta a funcionar somente às segundas, de 7h às 18h.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Repórter Diário

Leia mais notícias de Repórter Diário. Clique aqui!

Últimas Notícias