plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
REPÓRTER DIÁRIO

Reitor só o escolhido pela comunidade acadêmica e o caos no terminal da Maracacuera; leia o RD!

No Repórter Diário tem mais das ações do executivo e legislativo do Estado

Imagem ilustrativa da notícia Reitor só o escolhido pela
comunidade acadêmica e o caos no terminal da Maracacuera; leia o RD! camera Saiba mais na coluna de hoje do Diário do Pará | Reprodução

O senador Jader Barbalho (MDB-PA) encaminhou mensagem ao presidente da República, Jair Bolsonaro, e ao ministro da Educação, Milton Ribeiro, solicitando que escolha na lista tríplice os reitores mais votados nas eleições universitárias, ou seja, nomear os candidatos que obtiveram o maior número de votos. “E, assim, respeitar a decisão democrática dos professores, funcionários e alunos, além de prestigiar a comunidade universitária”, diz a nota de Jader. Na UFPA, o candidato mais votado foi o atual reitor, Emmanuel Tourinho, mas até o momento o MEC não se manifestou quanto à nomeação. O Conselho Universitário divulgou nota denunciando o “ataque à UFPA, principal produtora de ciência e promotora de cidadania na região” no processo de nomeação do novo reitor.

BALBÚRDIA

Desde ontem, mais uma linha de ônibus passou a fazer integração no caótico terminal BRT Maracacuera, na Augusto Montenegro. Mais onze coletivos, da linha Paracuri I Presidente Vargas, entram em funcionamento para fazer o trajeto do terminal até o centro da cidade. A entrada em cena da nova linha não diminuiu o padecimento dos usuários, que sofrem com a bagunça no sistema de integração. Ontem, os passageiros se revoltaram novamente com a Prefeitura de Belém, cuja gestão está chegando ao fim sem saber lidar com o malsinado BRT.

AMAZÔNIA

O governador Helder Barbalho apresentou, ontem, o primeiro Relatório Local Voluntário com a institucionalização da Agenda 2030, no Pará, no evento internacional on-line “Visão global - Ação urbana: Atingindo a meta global por meio local e regional”, com articulação da ONU. O documento descreve os objetivos que fazem parte do alinhamento do Plano Plurianual 2020-2023 e do Plano Estadual Amazônia Agora, com políticas públicas para combater o desmatamento e promover o desenvolvimento socioambiental.

ENGAJAMENTO

Helder foi o primeiro governador a aderir ao Movimento Relatório Local Voluntário, que acompanha a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). “A Agenda 2030 é uma ferramenta poderosa para os tomadores de decisão. Ela nos ajuda a entender que não podemos enfrentar a Covid-19 focando apenas na saúde. Precisamos destinar nossos recursos para promover a economia local e cuidar dos mais vulneráveis”, disse Helder. A agenda reuniu representantes de governos e instituições internacionais.

RESPONSABILIDADE

A Comissão de Responsabilidade Social da CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção) realizou ontem o “Webinar Boas Práticas em Responsabilidade Social durante a pandemia”. O Sinduscon foi convidado a apresentar os resultados da campanha “Juntos Vamos Superar esse Desafio”, que coordenou as ações interna e externas de medidas protetivas em canteiros de obras e para a sociedade. O sindicato criou um comitê de gestão de crise a fim de desenvolver estratégias de ações de combate à pandemia.

INTEGRAÇÃO

O projeto Parcerias Pelo Pará - Agenda do Desenvolvimento, Emprego e Renda, coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme) e parceiros, chega hoje ao município de Capanema. O objetivo é reforçar a integração das ações dos órgãos de desenvolvimento, através de parcerias com poder público municipal, iniciativa privada e entidades representativas do setor produtivo, com foco na geração de emprego e renda. O projeto foi lançado em outubro de 2019 e já passou por Marabá, Santarém e Parauapebas.

LINHA DIRETA

No País, 95 municípios com mais de 200 mil eleitores poderão ter 2º turno em novembro. No Estado, Belém, Ananindeua e Santarém são as cidades que poderão ter uma segunda votação no dia 29 de novembro, data do segundo turno.

Será hoje, às 19h30, a live da campanha “Círio de Nazaré 2020 contra a miséria e o trabalho infantil” com artistas paraenses, para arrecadação de alimentos. A transmissão será através do DOL, TV Cultura, Rádio Unama, Rádio Praiana (Mosqueiro) e canal oficial do Epaminondas Gustavo.

A Comissão do Concurso Público para provimento de vagas e formação de cadastro de reserva em cargos de nível superior e médio do TJPA divulgou ontem, no Diário da Justiça, o resultado da verificação de condição para concorrer às vagas reservadas a candidatos negros.

O deputado Raimundo Santos (Patriota) apresentou projeto de decreto legislativo para criação de página no site oficial da Alepa destinada ao “Memorial da Gratidão e da Saudade”, homenagem póstuma aos servidores que morreram vitimados pela pandemia do novo coronavírus.

Tramita na Assembleia Legislativa um projeto que institui, no mês de maio, a “Semana Padre Bruno Sechi”, como estímulo à pratica da solidariedade. O tributo ao padre Bruno Sechi, fundador do Movimento República de Emaús prevê palestras e eventos sobre solidariedade em escolas, igrejas e associações.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Repórter Diário

Leia mais notícias de Repórter Diário. Clique aqui!

Últimas Notícias