plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
REPÓRTER DIÁRIO

Ostentação com pisca-pisca da Doca e retomada de aulas em Santarém são assuntos do RD

A avenida terá 280 mil em investimento para as luzes

Imagem ilustrativa da notícia Ostentação com pisca-pisca da Doca e retomada de aulas em
Santarém são assuntos do RD camera Leia a coluna de hoje do Diário do Pará | Reprodução

Nunca é tarde para arranjar uma farra com dinheiro público. Aliás, torrar verba inutilmente é uma das marcas dos oito anos da destrambelhada gestão tucana na Prefeitura de Belém. Depois da orgia de gastos e desvios de finalidade com recursos destinados ao combate à pandemia, eis que sai a notícia que não podia faltar neste momento de tanta aflição, desemprego e carestia: o pior prefeito de todos os tempos resolveu pagar R$ 280 mil pela decoração da Doca de Souza Franco. É, seguramente, o pisca-pisca mais caro da história da humanidade. Um recorde. Nunca se jogou tanto dinheiro fora nesta malsinada Cidade das Mangueiras.

REITORIA

O Conselho Universitário (Consun) da UFPA realizará reunião extraordinária hoje, às 14h, com pauta única: a nomeação do reitor para o período 2020-2024. A reunião será virtual, com transmissão ao vivo pelo endereço: www.aovivo.nitae.ufpa.br. A instituição aguarda a nomeação do reitor para o novo quadriênio. O mandato do professor Emmanuel Zagury Tourinho encerrou no último dia 22 de setembro. O vice-reitor, Gilmar Pereira da Silva, assumiu ontem a Reitoria, até que ocorra a nomeação. Tourinho foi o vencedor da eleição para a lista tríplice.

SOLIDARIEDADE

As primeiras cestas da campanha #SomosTodosAmazônia, lançada pelo Ipam (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia) e parceiros, estão chegando até as famílias carentes de cidades paraenses. Os municípios beneficiados até agora são Anapu, Pacajá e Santarém. Ao todo, 150 famílias receberam alimentos frescos adquiridos de 155 pequenos agricultores e agricultoras familiares dos municípios, pagos com dinheiro arrecadado pela iniciativa.

TRÁFICO

Na data que marca o Dia Internacional contra a Exploração Sexual e o Tráfico de Mulheres, a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos alerta para as causas do tráfico, comumente para fins de escravidão sexual. O artigo 149-A do Código Penal define o tráfico como agenciamento, aliciamento, recrutamento mediante grave ameaça, violência, coação, fraude ou abuso para remoção de órgãos, adoção ilegal ou exploração sexual. O Brasil e a ONU combatem o crime a partir do enfrentamento de 58 metas em seis eixos temáticos contra o negócio ilegal de pessoas.

FISCALIZAÇÃO

A operação de combate ao abate clandestino de animais, coordenada pela Adepará, deflagrada na região bragantina nos dias 17 e 18 de setembro, flagrou situação de abate irregular de gado e apreendeu cinco animais que seriam abatidos, no município de Augusto Corrêa e Santa Luzia do Pará. Fiscais e agentes agropecuários fizeram também a apreensão de 800 quilos de carne bovina e de utensílios usados na atividade. Foram lavrados autos de infração por trânsito de animais sem documentação obrigatória (Guia de Trânsito Animal/GTA) e abate em local sem registro.

VIOLÊNCIA

O Ministério Público promoveu reunião com representantes de instituições atuantes no combate à violência de gênero, para articular o papel de cada órgão em três iniciativas agregadas ao Projeto Empoderamento Empreendedor do Núcleo Mulher do MPPA: Sistema SIV-Mulher, Casa da Mulher Paraense e Aplicativo Anjo. A deputada Renilce Nicodemos (MDB), incentivadora das ações, participou do encontro. As iniciativas garantem atendimento e monitoramento estratégico às vítimas de violência doméstica no Estado.

LINHA DIRETA

O Comitê de Gerenciamento de Crise e Combate à Covid-19 recomendou ao prefeito Nélio Aguiar a reabertura das escolas particulares de Santarém para retomada do ano letivo interrompido em março. As escolas funcionarão a partir de 28 de setembro com apenas 30% da capacidade.

O padre paraense João Paulo Santos de Souza assume, no próximo dia 27 de setembro, a paróquia do Santuário Basílica do Divino Pai Eterno, em Trindade (GO), em substituição ao padre Robson de Oliveira, que pediu afastamento das funções sacerdotais.

O Hospital Jean Bitar iniciou a semana de treinamentos para capacitar todos os colaboradores quanto ao acolhimento humanizado aos pacientes transgêneros. Até hoje (24), quando o treinamento for finalizado, serão treinadas 16 turmas, para que todos os profissionais sejam capacitados.

O HJB foi designado em 2017 para atender pessoas que apresentam disforia ou incongruência de gênero. Desde então, promove treinamentos para preparar os profissionais para acolhimento adequado a esses pacientes, conforme prevê a Política Nacional de Humanização do Ministério da Saúde.

A Diretoria do Foro da Seção Judiciária prorrogou por mais 15 dias o período de etapa preliminar do retorno gradual às atividades presenciais, tanto na sede da Justiça Federal, em Belém, como nas subseções de Santarém, Marabá, Altamira, Castanhal, Paragominas, Tucuruí e Itaituba.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Repórter Diário

Leia mais notícias de Repórter Diário. Clique aqui!

Últimas Notícias