plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
REPÓRTER DIÁRIO

Justiça manda Freitas retirar postagem em que chama Edmilson de “ladrão de livros”; leia no RD!

"Não voto" é outro termo que a juíza considerou desproporcional e deu até 48 horas para ser retirado

Imagem ilustrativa da notícia Justiça manda Freitas retirar postagem em que chama Edmilson
de “ladrão de livros”; leia no RD! camera As principais notícias do Pará na coluna Repórter Diário | Reprodução

A juíza da 73ª Zona Eleitoral, Guisela Haase de Miranda, ordenou que o presidente da Câmara Municipal, vereador Mauro Freitas (PSDB), retire imediatamente postagem de ataque ao candidato a prefeito Edmilson Rodrigues (PSOL). Baixando o nível, Freitas chama Edmilson de “ladrão de livro” recomendando o “não voto” no psolista. Caso não cumpra a ordem judicial em 48 horas, o Facebook, responsável pela divulgação da postagem, será incluído como réu no processo. A decisão da juíza se baseia no fato de que a propaganda eleitoral só começa no próximo dia 27.

GUARITA

O Ministério Público do Pará inaugurou ontem a sua nova sede em São Francisco do Pará. A obra chama atenção pelo minimalismo. Tem 55 metros quadrados de área útil em meio a um jardim que certamente custou mais caro. Parece uma guarita em tamanho ampliado. O mais curioso é que o texto da assessoria louva a “estrutura confortável” em contraposição ao antigo (e apertado) endereço do MPPA na cidade. O desconforto é tão gritante que a sala de espera fica na área externa e o ato de inauguração precisou ser feito ao ar livre, pois não cabia todo mundo dentro da sala.

BUFÕES

O período pré-eleitoral criou duas novas rotinas na Assembleia Legislativa. Uma é a instituição da falta de quórum para votação de projetos na única sessão semanal. O fato ocorreu ontem pela quarta vez consecutiva. A outra, mais ruidosa e desagradável, é a prática de discursos desesperados e repletos de ódio por parte de deputados de pouca expressividade, que aproveitam a situação para buscar alguns minutos de visibilidade. A caricata ala de comediantes amadores é encabeçada pelos delegados Toni Cunha (PTB) e Caveira (PP), ardorosos bolsonaristas da Casa.

DESCOMPENSADO

Ontem, a dupla extrapolou todos os limites do bom senso e do decoro depreciando colegas e proferindo ofensas contra o governador Helder Barbalho, chamado de “ditador” por Caveira. Descontrolado e dizendo-se “ainda delegado”, se voltou também contra o deputado Carlos Bordalo (PT), que foi o único a contestar os insultos.

MERCADO

Um protesto contra o impasse e a paralisia das obras de reforma do Mercado de São Brás foi realizado ontem à tarde pelos trabalhadores do espaço. Eles exigem esclarecimentos da Prefeitura de Belém, que vem reunindo individualmente com os permissionários. Há a desconfiança de que o prefeito manobra para forçar os feirantes a aceitar, sem discussão, o projeto de restauração. A manifestação teve o apoio de uma comissão da UFPA, liderada pelo pesquisador André Farias, que questiona a falta de planejamento da obra, que pode desfigurar o prédio histórico.

ABUSOS

Uma cartilha lúdica vai ajudar a 1ª Vara de Crimes contra a Criança e o Adolescente de Belém a enfrentar um crime que, na maioria dos casos, ocorre no ambiente da própria família: o abuso sexual. “Um Poema de Amor e Proteção às nossas Crianças e adolescentes” é o título da publicação, que fará parte de uma campanha de prevenção a ser lançada em outubro, mês das crianças. A intenção é estimular as denúncias de violência sexual. Atualmente, apenas cerca de 10 % desses crimes chegam ao conhecimento do Judiciário.

LINHA DIRETA

A conferência da professora Edilza Fontes sobre a ditadura militar no Brasil para a Universidade Del Valle, da Colômbia, ontem, foi interrompida por um grupo bolsonarista que gritou ofensas à conferencista. Uma nova palestra será agendada para a próxima semana.

A secretária de Cultura, Úrsula Vidal, participou ontem de uma live promovida pelo Conselho Regional de Contabilidade sobre a Lei Semear e o papel dos contadores. Úrsula expôs a importância da articulação entre entidades, conselhos e empresas para fomentar a cultura e desenvolver a economia no Estado.

Jogadores em atividade, como o goiano Vinícius, goleiro do Clube do Remo, e ex-atletas – Zé Augusto, Agnaldo – tentam quebrar a sina que tem frustrado candidaturas de ídolos do futebol nos últimos anos em Belém. O último a se eleger vereador foi o ex-atacante Vandick.

Servidores do Iasep receberam ontem a visita da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré. A visita deste ano foi um pouco diferente, pois, devido à pandemia, medidas de distanciamento foram adotadas e a tradicional missa teve que ser suspensa.

O Dnit iniciou as obras de duplicação da BR-316/PA, entre o município de Castanhal e o trevo que dá acesso a Salinópolis. O trecho, com 45 quilômetros de extensão, está com os licenciamentos ambientais aprovados para os primeiros 21 quilômetros do empreendimento.

Com investimento de R$ 88,5 milhões e previsão de término em dezembro de 2021, a obra inclui a construção de uma ponte com 40 metros de extensão e 12,7 metros de largura. A Obra de Arte Especial (OAE) fica na Vila Jeju, região de Santa Maria do Pará.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Repórter Diário

Leia mais notícias de Repórter Diário. Clique aqui!

Últimas Notícias