plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
REPÓRTER DIÁRIO

Deputado com covid esvazia Alepa e Hélio dos Anjos quer meio milhão do Paysandu; leia no RD!

A Assembleia Legislativa teve que adiar ontem a terceira sessão plenária seguida por falta de quórum. Com direito a um detalhe estapafúrdio: a presença do deputado Toni Cunha (PTB), que há três dias informou que estava se recuperando da covid-19, provo

Imagem ilustrativa da notícia Deputado com covid esvazia Alepa e Hélio dos Anjos quer meio
milhão do Paysandu; leia no RD! camera Os detalhes do dia na coluna do Diário do Pará | Reprodução

A Assembleia Legislativa teve que adiar ontem a terceira sessão plenária seguida por falta de quórum. Com direito a um detalhe estapafúrdio: a presença do deputado Toni Cunha (PTB), que há três dias informou que estava se recuperando da covid-19, provocou a saída às pressas dos 19 deputados presentes, junto com assessores e funcionários. Na primeira sessão inteiramente presencial desde o início da pandemia, o petebista ainda circulou imprudentemente sem máscara entre os colegas – alguns deles pertencentes a grupos de risco.

COVID

Carlos Bordalo (PT) e Marinor Brito (PSOL) se queixaram à presidência, que era exercida pela deputada Heloísa Guimarães (DEM). A mesa estava prestes a botar em votação a licença do próprio Cunha, por “motivos de saúde”. Para coroar o absurdo, bateu boca com Bordalo dizendo que o petista manobrava para impedi-lo de falar da tribuna. Bordalo pediu que o colega se mantivesse longe dele. Como resposta, o petebista afirmou que era hora de “acabar com essa palhaçada de tentar tumultuar a sessão por alguma razão subliminar argumentando covid”.

FLAGRANTE

Os promotores de uma festa do arromba dentro de área de proteção ambiental, em Curuçá, vão responder, no mínimo, por crime contra a saúde pública. Na última segunda, 14, equipe da Sema, junto com a Guarda Municipal e a PM, apreendeu a aparelhagem de som e lavrou auto de flagrante. A encrenca pode ficar mais feia, pois o local é um Refúgio de Vida Silvestre. Invadido por comerciantes que cobram pela entrada, virou point de venda de bebidas e festas barulhentas. No dia do flagrante, a zoada ensurdecedora, medida a distância, ultrapassava os 70 decibéis.

ELEIÇÕES

Termina hoje, 16, o prazo das convenções para escolha dos candidatos que disputarão os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador nas eleições de novembro. O prazo deveria ter se encerrado em agosto, mas o período das convenções foi prorrogado por 42 dias em função da pandemia. O 1º turno passou de 4 de outubro para 15 de novembro. O 2º turno, que seria em 25 de outubro, ficou para 29 de novembro. A partir de amanhã, emissoras de rádio e de TV estão proibidas de dar tratamento privilegiado a candidatos e de veicular crítica a candidato ou partido político.

COLIGAÇÃO

O MDB de Santarém realizou convenção ontem, no London Hotel, aprovando a coligação com o DEM para a disputa das eleições municipais, tendo como candidato à reeleição o prefeito Nélio Aguiar. A convenção foi presidida pelo vereador Antônio Rocha, presidente do Diretório Municipal do MDB. O ex-prefeito Ronan Liberal saudou o candidato e ressaltou o apoio do governador Helder Barbalho à coligação. Nélio terá como parceiro de chapa o atual vice, José Maria Tapajós (PL).

CÍRIO

A Diretoria da Festa de Nazaré inicia amanhã (17) a retirada dos Arcos do Círio, localizados na avenida Nazaré, próximo à Praça Santuário, para ajustes, lavagem, pintura da estrutura de ferro, revisão na iluminação e troca dos painéis. Os arcos devem estar prontos e em funcionamento até o dia 3 de outubro. Atualmente existem dois arcos, localizados na avenida Nazaré, entre Generalíssimo Deodoro e 14 de Março. Os painéis no centro dos arcos reproduzem o layout do cartaz oficial do Círio de cada ano.

LINHA DIRETA

A turbulência no Paysandu após a saída de Hélio dos Anjos não se encerrou com o protesto da torcida, ontem à noite, em frente à sede social. A parte mais dolorosa tem a ver com as finanças: o técnico demitido já avisou que o clube lhe deve R$ 500 mil em salários e premiações.

O Instituto Tecnológico Vale (ITV) segue com inscrições on-line abertas para o processo seletivo (turma 2021) ao curso de Mestrado Profissional em Uso Sustentável de Recursos Naturais em Regiões Tropicais, até o dia 27 de setembro de 2020.

A Hydro foi selecionada entre “As 100+ Inovadoras no Uso de TI”, premiação organizada pelo Grupo IT Mídia, em parceria com a PwC. O prêmio avalia o cenário de inovação das maiores empresas do país e premia iniciativas de destaque no último ano.

O Conselho Curador do FGTS aprovou, em reunião extraordinária, a redução de juros no crédito imobiliário popular no Norte e Nordeste. O objetivo é promover o acesso de um número mais expressivo de famílias ao financiamento habitacional nessas duas regiões.

Historicamente, Norte e Nordeste registram baixos índices de contratação de financiamento habitacional. Nos últimos cinco anos, dos recursos disponibilizados para o Nordeste, 23% não foram utilizados por falta de demanda. No caso do Norte, o percentual chega a 78%.

A Abrajet nacional abriu um ciclo de lives na plataforma Zoom para analisar e discutir sugestões no segmento da hotelaria, um dos mais impactados pela pandemia. A iniciativa oferece visibilidade tanto aos empresários do setor como aos representantes de órgãos oficiais.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Repórter Diário

Leia mais notícias de Repórter Diário. Clique aqui!

Últimas Notícias