plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 32°
cotação atual R$


home
REPÓRTER DIÁRIO

Zenaldo prepara a privatização da iluminação pública de Belém; leia no RD!

Depois de oito anos de ruas sujas, saúde precária e educação pífia, Zenaldo Coutinho, o pior prefeito que Belém já teve, prepara um presente de grego para fechar com “chave de ouro” sua gestão. A menos de 4 meses de deixar o cargo, o alcaide vai lançar

Imagem ilustrativa da notícia Zenaldo prepara a privatização da
iluminação pública de Belém; leia no RD! camera Leia essa e outras na coluna do Diário do Pará | Reprodução

Depois de oito anos de ruas sujas, saúde precária e educação pífia, Zenaldo Coutinho, o pior prefeito que Belém já teve, prepara um presente de grego para fechar com “chave de ouro” sua gestão. A menos de 4 meses de deixar o cargo, o alcaide vai lançar uma licitação para privatizar o serviço de iluminação pública de Belém, através de uma parceria público-privada. O aviso para o certame foi publicado no Diário Oficial do Município semana passada pela Secretaria Municipal de Urbanismo. O contrato é válido por 13 anos, podendo ser prorrogado. A notícia promete cair como uma bomba na campanha para prefeito do deputado Thiago Araújo, escolhido pelo prefeito para a disputa municipal, já que pode significar aumento na conta de energia do eleitor.

POTOCA

Segundo o aviso publicado pela prefeitura, a medida visa a “redução do consumo de energia elétrica com iluminação pública”, permitindo “uma modelagem econômica mais atrativa ao setor privado”, que resultariam, segundo o município “projetos com uso de tecnologia mais avançada” e a “prestação de serviços mais eficientes à população e com menor custo para o município decorrente do consumo de energia pública”, garantindo “eficiência na gestão da iluminação pública do município”. Quem viveu as duas administrações de Coutinho em Belém e acompanhou todas as suas promessas não cumpridas ao longo de 8 anos, está com todas as pulgas atrás da orelha.

100% CONECTADO

A Prodepa e a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) iniciaram semana passada as discussões para um ambicioso projeto de inclusão social: conectar 100% das escolas da rede pública através da rede estadual de dados. Hoje, das 927 escolas do Estado, 780 (84%) já estão conectadas. A meta é interligar as outras 147 (16%) e chegar a 100% dos estabelecimentos de ensino no prazo máximo de um ano. O presidente da Prodepa Marcos Brandão; e a secretária Elieth Braga acertaram os primeiros detalhes em reunião na última quarta-feira na sede da empresa de tecnologia.

MONITORAMENTO

A disseminação de fake news durante a campanha eleitoral que se avizinha foi o tema principal da reunião virtual realizada pelo presidente do TRE-PA, desembargador Roberto Moura, gestores do tribunal e a cúpula da Polícia Federal no Estado na última sexta-feira, tendo à frente o Superintendente Regional da Polícia Federal, Wellington Santiago da Silva; o chefe da Delegacia de Combate a Crimes Organizados, Ivan Santos Lauzid; e o chefe da Delegacia de Defesa Institucional, Alexandre Ferreira Brabo. O Tribunal e a PF vão realizar um monitoramento mais próximo das regiões e localidades apontadas como mais sensíveis.

PIRARUCU

O maior peixe de escama de água doce do mundo corre risco de desaparecer. Segundo estudo feito em 81 comunidades do Baixo Amazonas paraense, o pirarucu já está extinto em 19% das comunidades, ameaçado de extinção em 57% e superexplorado em 17%. Os estoques, porém, estão sendo recuperados em áreas de várzeas de Santarém e Alenquer, através do manejo e sustentável. Além de respeitar o tamanho mínimo para captura (1,5m) e período de defeso estabelecido pelo Ibama, os pescadores definem acordos que normatizam as regras e restringem ainda mais a pesca.

LINHA DIRETA

Como se não bastasse não sinalizar as ruas que asfalta, a prefeitura de Belém ainda eleva o nível das pistas, deixando o asfalto muito alto, dificultando ao máximo o tráfego de pedestres, principalmente os mais idosos, como ocorre na rua bem ao lado da sede do Palacete Azul, na Cidade Velha.

O Clube de Engenharia, em parceria com a gestora G91 Manager, lança em sua sede o primeiro coworking do Norte totalmente voltado ao universo da construção civil, um ambiente arrojado e propício para a inovação e negócios do setor.

O ambientalista Camillo Vianna foi homenageado no Parque do Utinga, na última quinta-feira, na presença de amigos, familiares e ex-alunos. Camillo foi um dos pioneiros na luta pela preservação da Amazônia, através da Sopren. Sua história de vida foi eternizada com o plantio de uma muda de samaumeira (Ceiba Pentandra). Organizada pela Gerência da Região Administrativa de Belém do Ideflor-Bio.

O PT comunicou oficialmente no sábado que Ivanise Gasparim não será a pré-candidata a vice-prefeita de Belém na chapa com Edmilson Rodrigues (PSOL) da frente democrática com o PT, PSOL, PCdoB, PDT, PCB, Rede e UP por motivos de saúde. Para seu lugar, a executiva do partido em Belém escolheu o professor Edilson Moura, ex-secretário de cultura do Pará, vereador, deputado estadual.

A partir de hoje os Correios, em parceria com o Detran, começam a realizar entrega de documentos em nove agências localizadas em Belém, Ananindeua e no centro de distribuição de Marituba. O atendimento ao público ocorrerá de segunda a sexta, das 9h às 17h.

Para a proteção de empregados e clientes, as unidades realizarão controle do fluxo de atendimento, com a distribuição de senhas, disponibilização de álcool em gel para os clientes e demarcação de espaço, respeitando o distanciamento recomendado pelas autoridades de saúde.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Repórter Diário

Leia mais notícias de Repórter Diário. Clique aqui!

Últimas Notícias