plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 29°
cotação atual R$


home
CONFUSÕES

Brigas entre 'caciques' do PSDB são destaques no Repórter Diário desta segunda

A grande pergunta que se faz nos bastidores políticos paraoaras é qual será o destino do PSDB no Estado após Simão Jatene, maior cacique da legenda no Pará, ter sido varrido da política na última quarta-feira, ficando inelegível por 8 anos após ter suas c

Imagem ilustrativa da notícia Brigas entre 'caciques' do PSDB são destaques no Repórter Diário desta segunda camera Reprodução

A grande pergunta que se faz nos bastidores políticos paraoaras é qual será o destino do PSDB no Estado após Simão Jatene, maior cacique da legenda no Pará, ter sido varrido da política na última quarta-feira, ficando inelegível por 8 anos após ter suas contas do exercício 2018 rejeitadas por 34 dos 40 deputados presentes à sessão. Dos 20 anos de reinado tucano no Estado - 16 deles ininterruptos - 12 foram de gestões de Jatene, que agora, aposentado, verá dos bastidores ou do seu barco de pesca o desenrolar do destino do partido que outrora comandou com mão de ferro.

COMEÇO DO FIM

O começo do fim da legenda teve início com a escolha de Márcio Miranda (DEM) para a disputa para o governo do Estado em 2018, o que provocou um racha interno sem precedentes dentro do tucanato. Miranda foi derrotado nas urnas, mas, ainda assim, o PSDB conseguiu eleger 4 deputados estaduais, que não conseguiram se juntar a DEM e ao Cidadania para fazer uma oposição na Assembleia Legislativa do Estado e desertaram. Prova disso é que nenhum dos 4 deputados peesedebistas votou com Jatene ou subiu à tribuna para defender o chefe, que agonizava se defendendo no plenário da casa contra a reprovação das suas contas.

DIVISÃO

A divisão interna se alargou ainda mais agora quando o Zenaldo Coutinho, considerado o pior prefeito de Belém das últimas décadas, preteriu mais uma vez um “puro-sangue” da legenda e ungiu o deputado estadual Thiago Araújo (Cidadania) para sua sucessão, mesmo com o deputado federal Celso Sabino se colocando à disposição para a disputa. Os conflitos aumentaram e a legenda segue desunida e desgastada eleitoralmente com forte possibilidade de perder boa parte das 32 prefeituras que ainda administra no Pará. A unidade está muito longe de ser alcançada a poucos meses da eleição e a pá de cal na carreira de Simão Jatene semana passada comprova que o ciclo do PSDB no Estado parece ter encerrado.

REFORÇO

O Igeprev já conta com o reforço dos aprovados no processo seletivo simplificado, após o certame ficar quatro meses suspenso como medida preventiva ao enfrentamento da pandemia. Os novos contratados agora passam por treinamento para operar o sistema de Processo Administrativo Eletrônico (PAE), que interliga os órgãos estaduais e dá celeridade aos procedimentos administrativos. Com isso, o presidente do instituto, Giussepp Mendes, quer proporcionar mais agilidade e segurança no atendimento e na tramitação às demandas do funcionalismo e dos beneficiários da previdência estadual

MUI AMIGO

Rifado da cabeça de chapa tucana para a disputa municipal desse ano e à frente de uma gestão capenga marcada pela aprovação e projetos inúteis e sem expressão, o vereador Mauro Freitas, presidente da Câmara Municipal de Belém, se dedica agora a cobrar a presença de vereadores em plenário e constranger seus pares, ameaçando com punições e solicitando a inclusão nos anais da casa de reportagens que citam a falta de quórum na casa. Criticando a falta de projetos importantes para votar, o vereador Fernando Carneiro (Psol) em sessão recente, classificou a solicitação e Freitas, conhecido como o vereador das “pipas” e do “som automotivo”, de vergonhosa.

LINHA DIRETA

- Até janeiro de 2021, todo o Judiciário estadual estará operando 100% no Sistema Processo Judicial Eletrônico módulo Criminal (PJe Criminal). A partir da expansão, os processos penais iniciarão de forma exclusivamente eletrônica tanto no 1º quanto no 2º grau.

- Conservar as florestas é uma forma de manter vírus potencialmente perigosos sob controle e longe das pessoas. Foi o que destacou a ecóloga Ima Vieira, ex-diretora do Museu Goeldi, no lançamento virtual da cartilha “Queimadas na Amazônia em tempos de Covid-19”

- A pesquisadora, que lançou a obra no último sábado, destacou que, só na Amazônia, existem cerca de 250 arbovírus pouco conhecidos, que podem representar risco para a sociedade com a perda das florestas.

- As famílias que procuraram a praia do Farol Velho, em Salinas, para relaxar foram azucrinadas pelos sons que vinham de duas pickups que estavam numa casa próxima à entrada da praia; e de um restaurante que fica na outra rampa que também dá acesso à praia. Sossego mesmo só se afastando muito dos barulhentos.

- O estilista paraense Marco Normando é destaque na Vogue. Na sua marca, recém-lançada, e que leva seu sobrenome, homenageia suas raízes. A também paraense Carolina Ribeiro, top internacional, veste a coleção de estreia de Normando.

- O Clube de Engenharia, agora sob o comando de André Tavares, marcou para o dia 11/12, na sede da entidade na avenida Nazaré, a festa que escolherá o “Engenheiro do ano”. Serão premiados ainda o Destaque Científico e um engenheiro do setor público, além de feitas 3 homenagens póstumas.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Repórter Diário

Leia mais notícias de Repórter Diário. Clique aqui!

Últimas Notícias