plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
REPÓRTER DIÁRIO

O chilique de Jatene derrotado na Alepa e novas viaturas à polícia estão no RD

Foi de lavada. Os poucos votos favoráveis à prestação de contas de Simão Jatene (PSDB) somaram 1/6 do parlamento. Aliás, o mesmo legislativo para o qual ele virou as costas nos últimos dois anos de mandato, sem dar maior importância. A derrocada jateni

Imagem ilustrativa da notícia O chilique de Jatene derrotado na Alepa e novas viaturas à polícia estão no RD camera Veja mais na coluna Repórter Diário de hoje | Reprodução

Foi de lavada. Os poucos votos favoráveis à prestação de contas de Simão Jatene (PSDB) somaram 1/6 do parlamento. Aliás, o mesmo legislativo para o qual ele virou as costas nos últimos dois anos de mandato, sem dar maior importância. A derrocada jatenista remete à situação de outro cacique tucano, o também ex-governador Almir Gabriel: traído pelos aliados e abandonado pelo próprio Jatene, mesmo depois de conduzi-lo ao governo do Estado, em 2002, chegou a se filiar ao então PMDB já doente e nunca escondeu a mágoa pela ingratidão dos ex-companheiros de sigla.

CHILIQUE

Havia gente no ninho tucano que via a sessão da Alepa como um teste para saber se Jatene ainda aguenta o tranco diante de contrariedades. Pela reação furibunda, ele falhou miseravelmente. Falou quase 2h naquele estilo tedioso típico de treinamentos de media training, mas não convenceu ninguém. Nervoso, subiu nas tamancas, desrespeitando o parlamento. Aliás, foi o próprio presidente, Daniel Santos (MDB), quem pediu desculpas ao relator do parecer, Wanderlan Quaresma (MDB), e aos demais deputados, insultados aos berros pelo violeiro cantador.

POLICIAMENTO

O governador Helder Barbalho entregará hoje, às 16h, no estacionamento do Mangueirão, 418 novas viaturas à Polícia Militar para serem usadas em operações na Região Metropolitana de Belém. A troca da frota da PM ocorrerá de forma gradativa durante dois meses. Ao todo, serão 1.154 viaturas Hilux e Duster para substituir os 899 automóveis Palio Weekend, Logan e Amarok utilizados há cerca de dois anos. Pela primeira vez, a frota da PM terá apenas caminhonetes, ganhando mais resistência e agilidade nas ações de segurança pública.

REVOGAÇÃO

O deputado Bordalo (PT), que preside a Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor da Alepa, protocolou projeto de decreto legislativo para revogar o título de Honra ao Mérito concedido a Júlio Marcos Saraiva, que proferiu nas redes sociais ofensas racistas contra a deputada federal Benedita da Silva (PT-RJ). “Mulher feia, insípida, inodora, preta ridícula, beiçuda, nariz de tomada, essa vagabunda, criou uma lei, que dá para quem é quilombola (preguiçosos e lerdos) e preto em geral, cota de 20% nos partidos na próxima eleição. Só podia ser coisa dessa negra idiota”, escreveu Saraiva.

TUCANICE

Santarém é um dos destaques da 2ª rodada de avaliação dos portais das prefeituras pelo TCMPA quanto ao combate à pandemia, saltando da faixa “ruim” para “ótimo”. Os novos números consideram informações de 10 a 20 de agosto deste ano. Dos 144 municípios, 114 subiram na classificação. Belém tirou conceito “ótimo”, mesmo depois de Zenaldo Coutinho ter mandado retirar do portal documentos que confirmavam superfaturamento e desvio de finalidade na aplicação de recursos. O critério de avaliação parece contaminado por tucanice explícita.

CONDENAÇÃO

A Justiça Federal publicou sentença de condenação do ex-prefeito de Belém, Duciomar Costa, e de outras seis pessoas e uma empresa, acusados pelo Ministério Público Federal (MPF) por improbidade administrativa com recursos públicos de contrato de 2009 para a prestação de serviços de comunicação, marketing e realização de eventos. O grupo foi condenado a devolver

R$ 4,2 milhões aos cofres públicos, a pagar multa no valor de 10% desses recursos. O ex-prefeito também teve seus direitos políticos suspensos por oito anos.

LINHA DIRETA

O presidente da Câmara de Belém, Mauro Freitas, famoso pelo nonsense, se solidarizou nas redes sociais com Simão Jatene, cujas contas foram rejeitadas pela Alepa por irregularidades cometidas no governo estadual. O vereador tucano disse que a decisão teria sido política.

Politicagem quem fez foi justamente ele, que tentou por várias vezes colocar em votação contas do ex-prefeito de Belém Edmilson Rodrigues, em manobra para tentar tirar o deputado psolista da disputa eleitoral. Só não foi em frente porque não teve votos suficientes para a manobra.

Por decreto do governador Helder Barbalho, Jaime da Silva Barbosa é desde ontem o secretário regional de Governo do Marajó. O decreto de nomeação foi publicado anteontem no Diário Oficial do Estado. Barbosa foi nomeado após renunciar à prefeitura de Cachoeira do Arari.

A convenção do PSOL que vai confirmar Edmilson Rodrigues como candidato a prefeito de Belém será realizada no dia 16 de setembro, às 16h30, no hotel Sagres, em caráter semipresencial. O evento será em conjunto com o PT, que tem Ivanise Gasparim como vice na chapa.

A Alepa inaugura hoje, às 13h, a sala da Procuradoria Especial da Mulher “Eneida de Moraes”, que passa a ocupar espaço no 3º andar do Palácio Cabanagem, para receber denúncias e sugestões de ações em defesa das mulheres. A deputada Profª Nilse preside a procuradoria.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Repórter Diário

Leia mais notícias de Repórter Diário. Clique aqui!

Últimas Notícias