plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
REPÓRTER DIÁRIO

Os transtornos das obras que Zenaldo tenta entregar a toque de caixa; leia no RD!

Belém virou um fictício e atabalhoado canteiro de obras. O pior prefeito de Belém dos últimos tempos quer fazer em poucos meses, a toque de caixa, o que deixou parado em duas gestões nos últimos 8 anos. De uma hora para outra a Seurb resolveu “reformar

Imagem ilustrativa da notícia Os transtornos das obras que Zenaldo tenta entregar a toque de caixa; leia no RD! camera Coluna do Diário do Para destaca que prefeito não fez em oito anos o que tenta fazer em alguns meses | Agência Belém

Belém virou um fictício e atabalhoado canteiro de obras. O pior prefeito de Belém dos últimos tempos quer fazer em poucos meses, a toque de caixa, o que deixou parado em duas gestões nos últimos 8 anos. De uma hora para outra a Seurb resolveu “reformar” calçadas em vários pontos da cidade, quase todas ao mesmo tempo. O meio-fio é destruído e refeito em tempo recorde. Durante o trabalho, usuários que utilizam ônibus para se locomover são empurrados para o meio da rua, ficando a mercê dos veículos. “Isso é um absurdo. Poderia ter sido feito de maneira mais planejada e não assim, só porque é ano de eleição”, disse um trabalhador que esperava um coletivo na avenida Almirante Barroso.

IRRESPONSABILIDADE

O mesmo processo ocorre na pavimentação de vias: dezenas estão recebendo asfalto novo nas últimas semanas, mas como a intenção é puramente eleitoreira, o serviço executado é porco e a prefeitura, para variar, faz o serviço incompleto: coloca o asfalto mas não faz a sinalização obrigatória nas vias em vários trechos, causando revolta em moradores, motoristas e pedestres. Não há demarcação da pista exclusiva para ônibus e sem faixa de pedestre, os motoristas não sabem o local limite para brecar os veículos para que os transeuntes possam atravessar quando sinal fecha, e tampouco estão sendo multados por estarem em cima de uma faixa inexistente.

DISTÂNCIA

O Pará possui dimensões continentais e dificuldades de interiorizar as especialidades médicas, e a Telemedicina surge como uma alternativa com grande capacidade de atuação. Pensando nisso, a Universidade do Estado (Uepa) expandiu a Telessaúde que já existe na instituição desde 2015, e introduziu no primeiro semestre o ensino de Telemedicina no currículo do Curso de Medicina. A ideia é trabalhar com alunos as práticas de gestão em saúde no Sistema Único de Saúde (SUS), atualizar as novas tecnologias do sistema e autorizadas pelo Conselho Federal de Medicina e investir em recursos como a Teleeducação, Telediagnóstico e Teleconsultoria.

GAMBIARRA

A Prefeitura iniciou nova etapa do caótico remanejamento de feirantes para instalação da nova lona do Mercado do Ver-o-Peso no espaço da Mercearia. Os permissionários foram levados para a feira provisória, com promessa de que terão estrutura para trabalhar pelos próximos 30 dias. Para que o serviço seja feito, os feirantes serão remanejados, temporariamente, para a feira provisória instalada no estacionamento do mercado, cuja lona já rasgou uma vez e é alvo de críticas constantes dos permissionários.

Bolsa

A Embaixada da França no Brasil concedeu, para alunos brasileiros admitidos no Master 2, um total de 30 bolsas de mestrado em instituições francesas, com a finalidade de promover a mobilidade de estudantes brasileiros para aquele país, apoiar o recrutamento dos melhores estudantes com o objetivo de continuação em doutorado na França e reforçar a dimensão internacional dos estabelecimentos de ensino superior franceses. Um dos alunos admitidos, George Oliveira, é da Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM) da UFPA. Ele estudará na Escola Geral de Engenharias (EIGSI) em La Rochelle e participará, após o fim da pandemia, de um projeto na Comissão de Energia Atômica e Energias Alternativas.

LINHA DIRETA

Em muitos locais onde a prefeitura colocou “asfalto novo” na cidade já começam a aparecer buracos e crateras, denunciando a qualidade do produto, como ocorre na rua Cipriano Santos, em São Brás. No cruzamento da Rua dos Pariquis com a Travessa 9 de Janeiro, na Cremação, moradores fincaram uma vara de madeira com um pneu no topo dentro de um grande buraco na pista para avisar os motoristas do perigo.

O cantor Nilson Chaves promove uma Live Solidária na quarta-feira, às 18h, em prol da Paróquia da Divina Misericórdia para a aquisição dos equipamentos de som que foram roubados da igreja na semana passada.

Pipocam em perfis nas redes sociais vídeos noturnos mostrando vários “rachas” na avenida Júlio César. Os vídeos mostram pessoas aplaudindo a disputa de um lado. De outro, cidadãos correm o risco de serem atropelados ou terem seu carro batido pelos criminosos. Enquanto isso, a Semob come poeira, literalmente.

O Dia do Hip Hop poderá vir a integrar a agenda oficial de eventos do Estado. A Alepa aprovou o PL 172/2019, que elege o dia 26 de novembro como data para celebrar o movimento que expressa cultura, arte, paz e igualdade de direitos. O PL segue agora para sanção do Executivo.

A Operação “Pac-Man II”, deflagrada na última quarta-feira, em continuidade a ações e procedimentos do MP de Igarapé-Açu, resultou no cumprimento de mandados de prisão preventiva de pessoas envolvidas em fraudes a licitações, falsidade ideológica e lavagem de dinheiro.

A acusada Rennybergna Sara Farias foi presa, denunciada por participar diretamente das dispensas e processos licitatórios fraudulentos, que causaram um prejuízo de mais de R$ 1,1 milhão aos cofres públicos.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Repórter Diário

Leia mais notícias de Repórter Diário. Clique aqui!

Últimas Notícias