plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
REPÓRTER DIÁRIO

Programa "Sua Casa" no Marajó e Projeto "Inclusiva"; estão no RD de hoje

O Governo do Estado leva até a ilha do Marajó, nesta sexta-feira (28), o programa Sua Casa. No total, 58 famílias de Salvaterra serão contempladas com o benefício habitacional que garante auxílio na construção e reforma de casas. Além de servir para a aqu

Imagem ilustrativa da notícia Programa "Sua Casa" no Marajó e Projeto "Inclusiva"; estão no RD de hoje camera Veja as notícias do dia na coluna Repórter Diário | Reprodução

O Governo do Estado leva até a ilha do Marajó, nesta sexta-feira (28), o programa Sua Casa. No total, 58 famílias de Salvaterra serão contempladas com o benefício habitacional que garante auxílio na construção e reforma de casas. Além de servir para a aquisição de material de construção civil, o benefício também gera empregos na região. Os recursos da Companhia de Habitação do Pará (Cohab) auxiliam ainda no pagamento dos trabalhadores da obra.

QUEIMADAS

A Polícia Federal concluiu a investigação sobre o incêndio ocorrido em setembro de 2019 na APA de Alter do Chão, área federal de preservação ambiental. Segundo o blog Ambiência, da Folha de S. Paulo, o relatório final não aponta culpados e recomenda o arquivamento do processo. O caso ganhou repercussão com a prisão de brigadistas voluntários pela Polícia Civil em novembro. Foi constatado que os grampos telefônicos que embasaram a prisão haviam sido tirados de contexto no inquérito policial, que se baseou em depoimentos de militares e ruralistas.

PERÍCIA

A PF não confirmou inicialmente a informação, mas depois admitiu que o inquérito foi concluído e está à disposição da Justiça e do Ministério Público. A perícia nas áreas apontadas em análise de imagens de satélites como pontos de origem do incêndio concluiu que o fogo se iniciou em dois pontos “fora da região conhecida como Capadócia, aproximadamente 4,6 km e 2,4 km distantes da hipotética área de início antes apontada por outros órgãos”. O segundo foco pode ter se iniciado em uma chácara de recreio, mas a autoria não foi confirmada.

MANUTENÇÃO

A Cosanpa vai fazer no próximo domingo (30) a manutenção preventiva no sistema elétrico do Complexo Bolonha, em Belém. Para executar o trabalho será necessário interromper o abastecimento de água, das 13h às 19h, nos bairros de Batista Campos, Jurunas, Guamá, Cremação, Condor, Marco, Souza, Curió-Utinga, S. Brás, Fátima, Canudos, Pedreira, Terra Firme, Telégrafo, Sacramenta, Barreiro, Marambaia, Souza e Val-de-Cans, em Belém, e em partes dos bairros Coqueiro, Atalaia e Guanabara, e dos conjuntos Cidade Nova e Guajará, em Ananindeua.

HOMENAGEM

Professores e alunos da UFPA gravaram vídeos em homenagem ao professor Nielson Ribeiro que morreu, junto com a esposa, Chen Mei Yin, em acidente de carro na PA-263, perto da cidade de Goianésia. O casal estava desaparecido desde quarta-feira, 24. No início da tarde de ontem, os corpos e o carro foram encontrados. Nielson era professor da Faculdade de Engenharia Química e tinha muitos amigos na área acadêmica. Os vídeos foram gravados e postados por Rui Magno, Davi Brasil, Cristiane Costa e Josiel Lobato.

FRUTEIRAS

A Embrapa Amazônia Oriental (PA) oferece aos produtores amazônicos uma publicação que orienta, de forma simples e com recursos visuais, o cultivo de 21 espécies frutíferas nativas, exóticas ou nacionais introduzidas. O produto estará disponível no portal Embrapa para consultas e downloads, gratuitamente, na próxima terça-feira (1). O Calendário de Fruteiras na Amazônia é uma síntese de mais de duas décadas de pesquisas com fruteiras na região, muitas com demandas nacionais e internacionais.

LINHA DIRETA

A Alepa aprovou o projeto de indicação nº 3/2020, que dispõe sobre a criação do Programa “Escola Inclusiva”, que garante um professor especializado para aluno diagnosticado com transtorno do Espectro Autista. O autor é o deputado Alex Santiago.

Foi aprovado também pelo plenário da Alepa o projeto de lei nº 11/2020, que define a inclusão de informações sobre os sintomas do Transtorno do Espectro Autista (TEA) na carteira de vacinação.

A Seduc entregará hoje a Escola Ademar Vasconcelos, de ensino médio, em Salvaterra. Com espaço reconstruído e ampliado, a unidade passa a oferecer mais qualidade e conforto aos alunos e profissionais da educação. É a 39ª unidade de ensino reformada na atual gestão.

A Fundação Cultural do Pará estendeu o prazo para inscrições do edital Prêmio Rede Virtual de Arte e Cultura 2020. Publicada no Diário Oficial do Estado, a correção do cronograma muda a data final para 8 de setembro. O órgão receberá as propostas até às 23h59 deste dia.

Por decisão do juiz Claytoney Ferreira, quatro empresas que atuam no mercado de mobilidade urbana por aplicativo em Santarém estão proibidas de funcionar enquanto não estiverem devidamente regularizadas junto ao órgão municipal de trânsito, a Secretaria de Trânsito e Mobilidade.

O desembargador José Maria Teixeira do Rosário, do TJPA, reconsiderou a decisão que havia determinado o retorno ao cargo do prefeito de Vitória do Xingu, José Caetano Oliveira. O gestor havia sido afastado por 180 dias, em dezembro, por empregar servidores “fantasmas” na prefeitura.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Repórter Diário

Leia mais notícias de Repórter Diário. Clique aqui!

Últimas Notícias