plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
REPÓRTER DIÁRIO

Reações ao racismo de paraense à Benedita da Silva e fiscalização contra som alto; leia o RD!

RACISMOAs ofensas racistas e misóginas contra a deputada federal Benedita da Silva, proferidas por Julio Marcos Saraiva nas redes sociais, motivaram uma forte reação de repúdio por parte de internautas e entidades do movimento social de todo o país. Negro

Imagem ilustrativa da notícia Reações ao racismo de paraense à Benedita da Silva e fiscalização contra som alto; leia o RD! camera Veja mais na coluna de hoje | Reprodução

RACISMO

As ofensas racistas e misóginas contra a deputada federal Benedita da Silva, proferidas por Julio Marcos Saraiva nas redes sociais, motivaram uma forte reação de repúdio por parte de internautas e entidades do movimento social de todo o país. Negro e identificado como “gestor de pessoas”, Saraiva já trabalhou com políticos e órgãos públicos no Estado. Os ataques foram repudiados em nota oficial pelo deputado Carlos Bordalo (PT), em nome da Assembleia Legislativa. Saraiva atacou o projeto de Benedita que destina 20% do fundo partidário a candidatos negros.

LUTO

O prefeito de Redenção Carlos Iavé (MDB) morreu ontem (26), aos 59 anos, vítimas de complicações cardíacas causadas pela Covid-19. Ele estava internado há 15 dias em Palmas, capital do Tocantins. Iavé era casado com Vilma Warkentin, com quem teve cinco filhos. Ela segue internada, recebendo cuidados médicos. O vice-prefeito Marcelo França Borges, que já respondia interinamente pela prefeitura, assumirá o cargo.

Iavé assumiu o primeiro mandato em 2015, após a morte do então prefeito Vanderlei Coimbra (PRP), de quem era vice. Em 2016, Iavé foi reeleito com mais de 56%. Natural de Itaiópolis (SC), mudou-se para Redenção em 1984 em busca de oportunidades e tornou-se empresário, atuando no ramo de motocicletas, tratores e equipamentos agrícolas.

FISCALIZAÇÃO

Com a aprovação maciça da população, a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social está executando uma fiscalização mais severa contra os responsáveis por poluição sonora, perturbação do sossego público, tráfico de entorpecentes e “pegas” de carros e motos em Belém. A iniciativa começou a ser executada no último fim de semana, em atenção a reclamações quanto à aglomeração nas ruas e à poluição sonora. Com a providência, a Segup busca dar respostas rápidas e enérgicas, semeando o exemplo e reforçando os cuidados em relação à pandemia.

PREVENÇÃO

Além da repressão à comercialização de drogas, a operação, realizada no fim de semana e que deve retornar nos próximos dias, tem o propósito de prevenir e orientar. Em casos confirmados de abusos da ordem pública, a Polícia fechou bares e coibiu a venda de bebida alcoólica a adolescentes. As ocorrências que demandam procedimento de polícia judiciária da competência da Polícia Civil são levadas para a Delegacia de Meio Ambiente e Proteção Animal (Demapa), local de triagem e dos crimes relacionados a meio ambiente.

ALFINETADA

Uma discussão discretamente controlada entre alguns deputados ontem na Alepa sobre a retomada das reuniões presenciais às terças e quartas gerou uma manifestação incoerente. Quase todos os parlamentares foram favoráveis ao retorno, mas um fervoroso defensor do único chefe de nação da América Latina que segue fazendo pouco da pandemia levantou a bandeira do “grupo de risco” para se manter recluso em casa. Teve que ouvir do líder do Governo que todo mundo é adulto e responsável para saber o que faz de seu mandato.

MULTAS

Um levantamento inédito da Agência Pública revela que, na Amazônia Legal, para cada 10 municípios onde o Ibama aplicou multas menores em 2019 oito tiveram aumento no desmatamento. Ao todo, 234 municípios tiveram redução de multas relacionadas à flora, que incluem infrações de desmatamento e queimadas. O Pará foi o Estado onde a redução foi mais drástica: 52 municípios tiveram menos multas com Bolsonaro, sendo que 51 registraram aumento no desmatamento. Apenas 20 municípios registraram aumento de multas.

LINHA DIRETA

O governador Helder Barbalho entregará hoje, às 9h, veículos, materiais e equipamentos operacionais adquiridos em 2020 para o Corpo de Bombeiros Militar e Coordenadoria Estadual de Defesa Civil. Será entregue também o pátio de formaturas da corporação, denominado “D. Pedro II”.

A Câmara Municipal aprovou a criação do Diploma “Mérito LGBTQI Walter Bandeira”, que será outorgado anualmente a personalidades que se destacam divulgando e defendendo a igualdade de gênero. A iniciativa, do vereador Henrique Soares (PDT), recebeu amplo apoio.

Os técnicos em enfermagem lideram a lista de contratações pelos municípios paraenses no combate à covid-19. Foram 923 técnicos contratados, seguidos por 476 enfermeiros, 173 médicos e 44 fisioterapeutas. A informação consta de levantamento virtual feito pelo TCMPA.

Como o DIÁRIO adiantou ontem, até o último dia das convenções partidárias muita coisa no jogo eleitoral pode mudar. Mais três deputados estaduais surgem como possíveis pré-candidatos: Ângelo Ferrari (PTB), em Oriximiná; Luth Rebelo (PSDB), em Breves, e Ana Cunha (PSDB), em Barcarena.

O TJPA convoca 132 estudantes aprovados no Processo de Recrutamento e Seleção para estágio de níveis médio e superior. Os convocados têm até dois dias úteis para manifestar interesse na vaga, a partir da publicação da chamada e do encaminhamento do e-mail de convocação.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Repórter Diário

Leia mais notícias de Repórter Diário. Clique aqui!

Últimas Notícias