plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
REPÓRTER DIÁRIO

Pará sem emissão de carbono e Diário congratulado na Alepa; leia o RD!

Um estudo que mostra o acúmulo de carbono em florestas em regeneração no Pará é um dos pilares do Plano Estadual Amazônia Agora (PEAA), lançado pelo Governo do Estado. Pelo plano, Estado deverá zerar suas emissões líquidas de carbono a partir de 2036.

Imagem ilustrativa da notícia Pará sem emissão de carbono e Diário congratulado na Alepa; leia o RD! camera Veja mais na coluna de todos os dias do Diário do Pará | Reprodução

Um estudo que mostra o acúmulo de carbono em florestas em regeneração no Pará é um dos pilares do Plano Estadual Amazônia Agora (PEAA), lançado pelo Governo do Estado. Pelo plano, Estado deverá zerar suas emissões líquidas de carbono a partir de 2036. Ao mesmo tempo em que precisa reduzir o desmatamento ilegal, é necessário promover o aumento da regeneração de florestas secundárias (capoeiras) que atuam na absorção do carbono. O trabalho calculou a acumulação de carbono em capoeiras de quatro municípios: Marabá, Parauapebas, Bragança e Santarém.

ANIVERSÁRIO

A Assembleia Legislativa aprovou na sessão de ontem um requerimento de congratulações de autoria do deputado estadual Carlos Bordalo (PT) pelos 38 anos do DIÁRIO. Na justificativa, o parlamentar citou o jornal como veículo de credibilidade, sempre focado em oferecer uma cobertura diferenciada. Bordalo destacou ainda as muitas premiações nacionais e internacionais acumuladas ao longo de sua história.

SÍNDROME

A Síndrome Inflamatória Multissistêmica (SIM-P), detectada em vários pacientes em Belém, tem relação direta com a covid-19. A conclusão é de um trabalho inédito da Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará com 11 pacientes de 4 a 6 anos, com acompanhamento de pesquisadores do Instituto Evandro Chagas. Publicada no dia 18 de agosto no The Pediatric Infectious Disease, jornal da Sociedade Europeia de Doenças Infecciosas Pediátricas, a pesquisa mostra que, após a infecção, a criança apresenta sintomas como febre alta, manchas, conjuntivite e inchaço.

OCTÓGONO

A troca de golpes virou prática comum no conflagrado ambiente tucano nesta fase pré-eleitoral. Tudo devido à questionada escolha de Thiago Araújo (Cidadania). A divisão se aprofunda e setores do partido já pregam abertamente o boicote a Araújo, caso um nome com DNA tucano não seja ungido. Celso Sabino e Vítor Dias se apresentam como postulantes e saudosistas defendem ainda o nome de Simão Jatene, mas este só quer saber de pescarias.

PIRATARIA

No esforço para combater atividades clandestinas de telecomunicação no Pará, a Polícia Federal deflagrou ontem a operação Rádio Pirata em Belém e Ananindeua. O crime em questão tutela a segurança dos meios de comunicações, pois a radiodifusão e o uso de aparelhos de telecomunicações de forma clandestina podem gerar interferência em serviços regulares de rádio e TV e sobre as comunicações da polícia e da navegação marítima. Foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão, além da quebra de sigilo de dados telemáticos.

AGRONEGÓCIO

Os prefeitos de Castanhal e Paragominas já reuniram com empresários do setor de entretenimento e os presidentes dos Sindicatos dos Produtores Rurais dos dois municípios para avaliar a possibilidade de realizar neste ano, respectivamente, a 52ª Expofac e a 54ª Agropec, os dois maiores eventos do agronegócio no nordeste paraense. A decisão, porém, terá que ser submetida à aprovação das autoridades sanitárias, Ministério Público, prefeituras e governo do Estado, em função do alto risco de contágio pela covid-19 em eventos com grandes aglomerações.

LINHA DIRETA

Números cada vez mais expressivos têm sido obtidos nas transmissões da Rádio Clube dos jogos de Remo e Paysandu, tanto na Série C quanto no Campeonato Paraense. A ampla liderança da emissora tem se expandido ainda mais nos canais da internet, como YouTube e Facebook.

A Taça do Parazão 2020 já tem nome. Vai se chamar “Estrela do Norte”. Este foi o nome escolhido no concurso popular que a Funtelpa e a FPF promoveram ao longo do campeonato. Os torcedores sugeriram nomes e, na etapa final, os mais citados foram submetidos à votação popular.

A Comissão de Cultura da Alepa realiza hoje, às 19h, sessão especial em comemoração ao Dia do Carimbó, com transmissão ao vivo pelos canais digitais da Casa. A data, 26 de agosto, foi escolhida em homenagem ao aniversário de Mestre Verequete, um dos maiores expoentes do carimbó.

O evento reunirá, virtualmente, artistas, dançarinos, poetas e músicos para comemorar a data e homenagear Verequete, a convite da deputada Marinor Brito, presidente da Comissão de Cultura da Alepa, autora da lei municipal que estabeleceu 26 de agosto como Dia Municipal do Carimbó.

A live da próxima Quarta Musical do Sindmepa terá obras renascentistas tocadas pelo músico Salomão Habib em instrumentos como vihuela, alaúde e viola caipira. Serão executadas composições inéditas e obras de Torroba e Villa Lobos. O show será exibido amanhã (26) no Instagram, às 19h30.

O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) autorizou a liberação de R$ 2,3 milhões para a construção de uma ponte e a reconstrução de outra estrutura em áreas rurais do município de Itupiranga, atingido por inundações e enxurradas.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Repórter Diário

Leia mais notícias de Repórter Diário. Clique aqui!

Últimas Notícias